Pesquisar No Site
23ª Corrida de Canoa Caiçara supera expectativas com 80 inscritos e mais de 500 espectadores
23ª Corrida de Canoa Caiçara supera expectativas com 80 inscritos e mais de 500 espectadores
A 23ª Corrida de Canoa Caiçara, realizada no último domingo (24) na praia do Centro, superou todas as expectativas ao contabilizar 80 inscrições de participantes de todo o Litoral Norte e um público de mais de 500 espectadores acompanhando as baterias.
Ao todo, o evento contou com 14 canoas disponibilizadas pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e outros participantes, que competiram em cinco categorias: solo masculino, dupla masculina, dupla feminina, dupla mista e dupla mista mirim e adulta, que garantiram a diversão de todos os presentes.
De acordo com o diretor de Cultura da Fundação, Felipe Leite, esta edição da corrida superou todas as expectativas. Ele aproveitou para salientar a importância da participação das crianças e das mulheres nas baterias, além da reaproximação dos caiçaras da região, que também marcaram presença, não só durante a corrida, mas no decorrer dos 11 dias de Festival do Camarão, compartilhando conhecimentos e um pouco da culinária típica no Rancho Caiçara, que se tornou ponto de encontro para troca de saberes caiçaras durante o evento.
“A previsão era de que teríamos, em média, 50 inscritos e foi surpreendente ver esse número praticamente dobrar. Gostaria de agradecer a todos que participaram e prestigiaram a corrida. Tenho certeza de que esse foi um dos melhores eventos que já realizamos e nossa intenção é melhorar ainda mais, ano após ano”, declarou o diretor.
Destaque na bateria de dupla feminina, as irmãs Evina e Elen Fernandes, nascidas e criadas em Caraguatatuba, contam que o pai era pescador e que remar é um hábito de toda a família. “Pra nós, a canoa é alegria, é festa. Então, todos os anos a gente participa, e ganhar é apenas uma consequência, porque gostamos mesmo é do festival, de estar com os amigos. Essa é a nossa praia”, contou Evina.
Já o caiçara e pescador Helbert Ramon, de Ubatuba, que levou o 1° lugar na categoria solo masculino, destacou a importância de eventos como este, que fomentam e valorizam a cultura tradicional caiçara que aos poucos vem se perdendo. Para ele, “eventos como este vem para fortalecer cada vez mais a nossa cultura”.
Para Silmara Mattiazzo, presidente da Fundacc, “não poderíamos estar mais gratos. Tantos anos de evento e nunca tivemos a população tão presente, participando e se divertindo. É também um enorme prazer recebermos os caiçaras tradicionais, os pescadores. O sentimento é de gratidão! Gratidão a Deus, ao prefeito Aguilar Junior que nos ajudou a realizar esta festa, à população que compareceu em peso para prestigiar e participar, e também à minha equipe. A sensação é de dever cumprido, e que venham os próximos anos”, declarou a presidente.
Ainda durante o evento, foi realizada uma cerimônia de premiação com a entrega de troféus para os três primeiros colocados de cada categoria, entrega de certificados e brindes variados, cedidos por artesãos locais, além de um almoço de confraternização para todos os participantes.
Veja Também Recentes
PAT de Caraguatatuba oferece 106 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (26). Ao todo, estão disponíveis 106 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
2ª parcela do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence na quinta-feira (20/8)
A 2ª parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba vence na próxima quinta-feira (20/8). As outras datas de vencimento dos tributos são 21 de setembro, 20 de outubro, 23 de novembro e 21 de dezembro. Os carnês
Avenida Miguel Varlez recebe Operação Tapa-Buraco da Prefeitura de Caraguatatuba nesta terça-feira
A Prefeitura de Caraguatatuba promove mais uma Operação Tapa-Buraco com equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) nesta terça-feira (1º/9), na Avenida Miguel Varlez, no trecho entre a ponte do Rio Santo Antônio e a Praça Juscelino Kubitschek, no Jardim Primavera. A iniciativa integra o cronograma permanente de manutenção da
Caraguatatuba conquista seis pódios na 5ª etapa do Campeonato Paulista de BMX
Caraguatatuba esteve presente, no último domingo (16), na tradicional Pista de Bicicross de Paulínia, onde foi realizada a 5ª etapa do Campeonato Paulista de BMX. O município participou da competição com uma delegação formada por dez pilotos, que disputaram diferentes categorias e alcançaram seis pódios, além da participação de outros
Finalistas do Hackathon 2026 avançam no desenvolvimento de projetos para Educação
As equipes IFSP Exceptions e Inova Caraguá, classificadas entre as melhores propostas Hackathon 2026, iniciativa voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para a gestão pública, promovida pelo Instituto Federal São Paulo Campus Caraguatatuba (IFSP) em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, participaram, nesta segunda-feira (10), de uma reunião de alinhamento

