Pesquisar No Site
23ª Corrida de Canoa Caiçara supera expectativas com 80 inscritos e mais de 500 espectadores

23ª Corrida de Canoa Caiçara supera expectativas com 80 inscritos e mais de 500 espectadores
A 23ª Corrida de Canoa Caiçara, realizada no último domingo (24) na praia do Centro, superou todas as expectativas ao contabilizar 80 inscrições de participantes de todo o Litoral Norte e um público de mais de 500 espectadores acompanhando as baterias.
Ao todo, o evento contou com 14 canoas disponibilizadas pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e outros participantes, que competiram em cinco categorias: solo masculino, dupla masculina, dupla feminina, dupla mista e dupla mista mirim e adulta, que garantiram a diversão de todos os presentes.
De acordo com o diretor de Cultura da Fundação, Felipe Leite, esta edição da corrida superou todas as expectativas. Ele aproveitou para salientar a importância da participação das crianças e das mulheres nas baterias, além da reaproximação dos caiçaras da região, que também marcaram presença, não só durante a corrida, mas no decorrer dos 11 dias de Festival do Camarão, compartilhando conhecimentos e um pouco da culinária típica no Rancho Caiçara, que se tornou ponto de encontro para troca de saberes caiçaras durante o evento.
“A previsão era de que teríamos, em média, 50 inscritos e foi surpreendente ver esse número praticamente dobrar. Gostaria de agradecer a todos que participaram e prestigiaram a corrida. Tenho certeza de que esse foi um dos melhores eventos que já realizamos e nossa intenção é melhorar ainda mais, ano após ano”, declarou o diretor.
Destaque na bateria de dupla feminina, as irmãs Evina e Elen Fernandes, nascidas e criadas em Caraguatatuba, contam que o pai era pescador e que remar é um hábito de toda a família. “Pra nós, a canoa é alegria, é festa. Então, todos os anos a gente participa, e ganhar é apenas uma consequência, porque gostamos mesmo é do festival, de estar com os amigos. Essa é a nossa praia”, contou Evina.
Já o caiçara e pescador Helbert Ramon, de Ubatuba, que levou o 1° lugar na categoria solo masculino, destacou a importância de eventos como este, que fomentam e valorizam a cultura tradicional caiçara que aos poucos vem se perdendo. Para ele, “eventos como este vem para fortalecer cada vez mais a nossa cultura”.
Para Silmara Mattiazzo, presidente da Fundacc, “não poderíamos estar mais gratos. Tantos anos de evento e nunca tivemos a população tão presente, participando e se divertindo. É também um enorme prazer recebermos os caiçaras tradicionais, os pescadores. O sentimento é de gratidão! Gratidão a Deus, ao prefeito Aguilar Junior que nos ajudou a realizar esta festa, à população que compareceu em peso para prestigiar e participar, e também à minha equipe. A sensação é de dever cumprido, e que venham os próximos anos”, declarou a presidente.
Ainda durante o evento, foi realizada uma cerimônia de premiação com a entrega de troféus para os três primeiros colocados de cada categoria, entrega de certificados e brindes variados, cedidos por artesãos locais, além de um almoço de confraternização para todos os participantes.
Veja Também Recentes

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação