Pesquisar No Site

Semana do Meio Ambiente começa com visita ao Viveiro Municipal, plantio e premiações

Semana do Meio Ambiente começa com visita ao Viveiro Municipal, plantio e premiações
Semana do Meio Ambiente começa com visita ao Viveiro Municipal, plantio e premiações

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca juntamente da Secretaria da Educação realizaram diversas atividades ambientais nesta segunda (06) e terça-feira (07) em alusão à Semana do Meio Ambiente.

#PraCegoVer: Alunos premiados da escola EMEF Prof. Jorge Passos estão junto com os secretários de Meio Ambiente, de Paula, e da Educação, Márcia Paiva e equipe da coordenação escolar (Foto: Luís Gava/PMC)

Já na segunda-feira a atividade começou animada com os alunos dos 1º anos A e B da EMEF Prof. Jorge Passos, no Jaraguazinho, que realizaram uma visita ao Viveiro Municipal e puderam conhecer e aprender sobre as espécies nativas da Mata Atlântica, a cultivação das mudas e a importância do espaço para a preservação ambiental.

De acordo com a palestrante da Secretaria de Meio Ambiente, Tatiane Santos, os alunos aproveitaram para explorar todo o local. “A atividade utilizou a própria natureza como estímulo para aguçar a percepção sobre o ambiente natural, aproveitando alguns dos cinco sentidos dos alunos como o tato, olfato, visão e audição”, contou.

#PraCegoVer: Placa azul com os desenhos dos quatro alunos premiados no Concurso de Desenho do projeto ‘Seu lixo é problema nosso’(Foto: Luís Gava /PMC)

Já na manhã desta terça-feira, os secretários de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira, e de Educação, Márcia Paiva, estiveram na escola Jorge Passos para realizar a premiação do concurso de desenho do projeto “Seu lixo é problema nosso”.

Na ocasião, a Secretária da Educação, Márcia Paiva, introduziu a cerimônia parabenizando a todos os alunos do 4º ano B que participaram do projeto. “Todos estão de parabéns pela criatividade e pela realização dos desenhos que falam sobre a importância do cuidado com o Meio Ambiente”, disse.

Quatro dos alunos foram premiados, sendo eles Bryan Flávio dos Santos, Izaías Matheus Alves da Silva, Bianca Costa Luques e Clarice Tavares de Moura.

Quando perguntados sobre a atividade, todos concordaram que era um tema muito importante. O aluno Izaías ainda acrescentou que fez o desenho pensando em “tornar o mundo um lugar melhor”.

#PraCegoVer: Seis crianças participam do plantio na escola CEI Profª Regina Célia Santos Chapira Blaustein e estão em volta de uma muda nativa (Foto: Luís Gava /PMC)

Após a cerimônia na escola, a placa com todos os desenhos foi instalada próximo à Secretaria de Turismo, na Avenida da Praia – no Centro. A proposta segundo o Secretário de Meio Ambiente, De Paula, é deixar em exibição para que toda a população possa ver. “Instigar a preocupação com o meio ambiente nas crianças é uma das nossas prioridades, por isso esse projeto educativo é tão necessário. E sabemos que através dessas iniciativas também estaremos alcançando e conscientizando os adultos”.

Outra atividade promovida no período da manhã foi o plantio na CEI Profª Regina Célia Santos Chapira Blaustein, no bairro Travessão. Os alunos do maternal 2, turmas A e B, plantaram seis mudas nativas nos arredores da escola.

Ao todo foram duas mudas de pitanga, duas de Ipê roxo e duas de Ipê amarelo. Os pequenos puderam colocar as mãos na terra e ajudar na colocação das mudas no solo.

A programação da terça-feira seguiu no período da tarde com a palestra sobre licenciamento ambiental realizada na sede da Secretaria de Meio Ambiente, das 15h às 16h.

E para os interessados em acompanhar a programação completa da Semana do Meio Ambiente, basta acessar o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/06/prefeitura-de-caraguatatuba-promove-atividades-para-comemorar-a-semana-do-meio-ambiente/.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá
Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma ação através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na Martim de Sá, no último sábado (29). A iniciativa, conduzida pela equipe de Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), teve como principal objetivo conscientizar a população,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024

A 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 chega a Caraguatatuba no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições ainda estão abertas e devem ser concluídas até o dia 9. Este ano são esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem jogos válidos pelas quartas de final neste domingo
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem jogos válidos pelas quartas de final neste domingo

Quatro jogos serão disputados pelas quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo neste domingo (24/3). No campo do Morro do Algodão, a partir das 11h tem a disputa entre EC Primavera e EC beira Mar, valendo uma vaga nas semifinais. Logo depois, às 13h, Pegorelli

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura divulga resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato
Prefeitura divulga resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nesta sexta-feira (19), resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). O pleito foi realizado na quinta-feira (18), na Secretaria de Turismo e contou com 160 votos. O Conselho tem composição paritária entre membros do poder público e

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024