Pesquisar No Site

Semana do Meio Ambiente começa com visita ao Viveiro Municipal, plantio e premiações

Semana do Meio Ambiente começa com visita ao Viveiro Municipal, plantio e premiações
Semana do Meio Ambiente começa com visita ao Viveiro Municipal, plantio e premiações

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca juntamente da Secretaria da Educação realizaram diversas atividades ambientais nesta segunda (06) e terça-feira (07) em alusão à Semana do Meio Ambiente.

#PraCegoVer: Alunos premiados da escola EMEF Prof. Jorge Passos estão junto com os secretários de Meio Ambiente, de Paula, e da Educação, Márcia Paiva e equipe da coordenação escolar (Foto: Luís Gava/PMC)

Já na segunda-feira a atividade começou animada com os alunos dos 1º anos A e B da EMEF Prof. Jorge Passos, no Jaraguazinho, que realizaram uma visita ao Viveiro Municipal e puderam conhecer e aprender sobre as espécies nativas da Mata Atlântica, a cultivação das mudas e a importância do espaço para a preservação ambiental.

De acordo com a palestrante da Secretaria de Meio Ambiente, Tatiane Santos, os alunos aproveitaram para explorar todo o local. “A atividade utilizou a própria natureza como estímulo para aguçar a percepção sobre o ambiente natural, aproveitando alguns dos cinco sentidos dos alunos como o tato, olfato, visão e audição”, contou.

#PraCegoVer: Placa azul com os desenhos dos quatro alunos premiados no Concurso de Desenho do projeto ‘Seu lixo é problema nosso’(Foto: Luís Gava /PMC)

Já na manhã desta terça-feira, os secretários de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira, e de Educação, Márcia Paiva, estiveram na escola Jorge Passos para realizar a premiação do concurso de desenho do projeto “Seu lixo é problema nosso”.

Na ocasião, a Secretária da Educação, Márcia Paiva, introduziu a cerimônia parabenizando a todos os alunos do 4º ano B que participaram do projeto. “Todos estão de parabéns pela criatividade e pela realização dos desenhos que falam sobre a importância do cuidado com o Meio Ambiente”, disse.

Quatro dos alunos foram premiados, sendo eles Bryan Flávio dos Santos, Izaías Matheus Alves da Silva, Bianca Costa Luques e Clarice Tavares de Moura.

Quando perguntados sobre a atividade, todos concordaram que era um tema muito importante. O aluno Izaías ainda acrescentou que fez o desenho pensando em “tornar o mundo um lugar melhor”.

#PraCegoVer: Seis crianças participam do plantio na escola CEI Profª Regina Célia Santos Chapira Blaustein e estão em volta de uma muda nativa (Foto: Luís Gava /PMC)

Após a cerimônia na escola, a placa com todos os desenhos foi instalada próximo à Secretaria de Turismo, na Avenida da Praia – no Centro. A proposta segundo o Secretário de Meio Ambiente, De Paula, é deixar em exibição para que toda a população possa ver. “Instigar a preocupação com o meio ambiente nas crianças é uma das nossas prioridades, por isso esse projeto educativo é tão necessário. E sabemos que através dessas iniciativas também estaremos alcançando e conscientizando os adultos”.

Outra atividade promovida no período da manhã foi o plantio na CEI Profª Regina Célia Santos Chapira Blaustein, no bairro Travessão. Os alunos do maternal 2, turmas A e B, plantaram seis mudas nativas nos arredores da escola.

Ao todo foram duas mudas de pitanga, duas de Ipê roxo e duas de Ipê amarelo. Os pequenos puderam colocar as mãos na terra e ajudar na colocação das mudas no solo.

A programação da terça-feira seguiu no período da tarde com a palestra sobre licenciamento ambiental realizada na sede da Secretaria de Meio Ambiente, das 15h às 16h.

E para os interessados em acompanhar a programação completa da Semana do Meio Ambiente, basta acessar o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/06/prefeitura-de-caraguatatuba-promove-atividades-para-comemorar-a-semana-do-meio-ambiente/.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza congresso técnico da 1ª e 2ª divisões do Futebol Amador no início de agosto
Caraguatatuba realiza congresso técnico da 1ª e 2ª divisões do Futebol Amador no início de agosto

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza no início de agosto os congressos técnicos da 1ª e 2ª Divisões do Campeonato de Futebol Amador de Caraguatatuba. O primeiro será o da 2ª Divisão, no dia 3 de agosto (quarta-feira), as 19h30, na Secretaria de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 14/07/2022
Prefeitura alerta sobre danos ao patrimônio no Ecoponto do Massaguaçu
Prefeitura alerta sobre danos ao patrimônio no Ecoponto do Massaguaçu

Um princípio de incêndio foi registrado no último final de semana, em Caraguatatuba, no Ecoponto do bairro Massaguaçu. O caso é apurado pela Polícia Militar e monitorado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, por suspeita de vandalismo. Na madrugada de sábado (9) para domingo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 14/07/2022
Creas informa mudança no número do atendimento telefônico
Creas informa mudança no número do atendimento telefônico

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania informa que o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), a partir desta semana não estará atendendo no número telefônico (12) 3886-2960 devido a problemas técnicos. Quem precisar de atendimento deve entrar em contato pelo número (12) 3886-2956 ou pessoalmente na sede

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 02/08/2022
Consulta pública da PPP da limpeza urbana da Prefeitura de Caraguá encerra na sexta-feira
Consulta pública da PPP da limpeza urbana da Prefeitura de Caraguá encerra na sexta-feira

A população tem até a próxima sexta-feira (22/7) para opinar na consulta pública da contratação da parceria público-privada (PPP) da Prefeitura de Caraguatatuba, na modalidade de concessão administrativa, para a realização dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no município.  A consulta iniciou no dia 22 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 18/07/2022
Prefeitura intensifica fiscalização de áreas públicas em Caraguatatuba
Prefeitura intensifica fiscalização de áreas públicas em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), está intensificando a fiscalização em áreas públicas para evitar invasões e construções em áreas proibidas. No último domingo (31), a administração embargou uma obra por construção irregular em Área de Preservação Permanente (APP), no bairro Rio do Ouro. Já

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 01/08/2022