Pesquisar No Site

Secretaria de Meio Ambiente abre inscrições para projeto ‘Tecendo em Redes’

Secretaria de Meio Ambiente segue com inscrições abertas para projeto ‘Tecendo em Redes’
Secretaria de Meio Ambiente abre inscrições para projeto ‘Tecendo em Redes’

A Prefeitura de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o curso ‘Tecendo em Redes’, um projeto social de sustentabilidade promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

O curso é aberto a toda a população, no entanto, é esperado atingir, principalmente, a comunidade pesqueira. Os interessados podem se cadastrar por meio do link: https://forms.gle/addzESciDVRCtHdi6.

Trata-se de um projeto ambiental de sustentabilidade que tem como foco a economia circular e a integração social de pescadores locais. De acordo com a criadora do projeto, Meire Paiva, as pessoas irão aprender como reutilizar as redes de pesca e transforma-las em produtos artesanais.

#PraCegoVer: Bolsa artesanal produzida pela organizadora do projeto ‘Tecendo em Redes’, Meire Paiva, com uso de redes de pesca (Foto: Divulgação/PMC)

“Vale ressaltar que o artesanato, além de ser constituído por diversas práticas e artes manuais, também é uma importante ferramenta de reintegração. Estes produtos poderão servir como fonte de renda alternativa para as famílias dos pescadores”, disse.

Os inscritos aprenderão a fazer a limpeza das redes de pesca, separar as tiras do material e utilizar o tear para a confecção das peças. O produto final será a criação de bolsas.

O intuito é não ter gastos com estes produtos, pois todas as redes utilizadas serão aquelas descartadas e doadas pelos próprios pescadores. Ao longo do curso, os participantes também aprenderão a colocar preços nos produtos a fim de comercializá-los.

O curso terá início em agosto, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, e as aulas serão sempre às quartas-feiras. A princípio, são disponibilizadas 10 vagas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância 2024-2034
Caraguatatuba realiza Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância 2024-2034

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, e o Comitê da Primeira Infância realizaram nessa quarta-feira (06) a Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância 2024-2034(PMPI). Mais de 100 pessoas estiveram presentes no evento. O objetivo do PMPI é estabelecer a priorização da primeira infância

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 07/03/2024
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Empreenda Já reforça cursos voltados ao empreendedorismo feminino
Empreenda Já reforça cursos voltados ao empreendedorismo feminino

Neste Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Caraguatatuba, através do ‘Empreenda Já’ reforça um serviço especial voltado à mulher empreendedora. Em parceria com o Sebrae, o programa ‘Movimento Sebrae Delas SP’, incentiva o apoio e o fortalecimento do empreendedorismo feminino. Com o slogan ‘Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso’,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 08/03/2024
Prefeitura realiza obras da calçada acessível no Centro e instala piso tátil
Prefeitura realiza obras da calçada acessível no Centro e instala piso tátil

A Prefeitura de Caraguatatuba continua com as obras de adequação para acessibilidade das calçadas na região central do município. As intervenções foram iniciadas na esquina da Avenida Engenheiro João Fonseca (Próximo ao Supermercado Silva) e seguem até a esquina com a Rua Guarulhos (Supermercado Shibata). Atualmente, a empresa contratada executa

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 11/03/2024
Espetáculo infantil “FIM?” é atração no TMC
Espetáculo infantil “FIM?” é atração no TMC

A entrada é gratuita e livre para todos os públicos O coletivo teatral Esparrama apresenta seu espetáculo FIM? Na próxima quarta-feira (13/3,) no Teatro Mario Covas, às 14h. Às 15h tem oficina Esparramação com o público. A direção é de Iarlei Rangel, a entrada é gratuita e a classificação é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 06/03/2024