Pesquisar No Site

Educação de Caraguatatuba celebra Mês do Meio Ambiente nas escolas

Publicado em: 02/06/2022
Educação de Caraguatatuba celebra Mês do Meio Ambiente nas escolas
Educação de Caraguatatuba celebra Mês do Meio Ambiente nas escolas

Ao longo de todo o mês de junho, a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, vai celebrar o meio ambiente. Com atividades voltadas aos estudantes e à comunidade escolar, a Secretaria de Educação está promovendo diversas atividades de educação ambiental nas unidades, buscando ampliar a conscientização sobre a preservação e consumo consciente dos recursos naturais.

#PraCegoVer: Alunos da rede municipal de Caraguatatuba observam em binóculos durante visita ao Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba (Foto: Lais Fontes/PMC)

As ações são executadas por meio do Setor de Projetos da pasta, com participação do setor de Apoio Pedagógico, e contam com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. A programação iniciada no dia 1º de junho segue até o final do mês.

O ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. Este ano, completam-se os 50 anos da Conferência de Estocolmo, que designou a data como Dia Mundial do Meio Ambiente.

Como parte da programação, nesta quinta-feira (2), alunos das EMEFs Bernardo Ferreira Louzada e João Thimóteo do Rosário, visitaram o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo Caraguatatuba.  Com o acompanhamento de um monitor do parque, os alunos tiveram a oportunidade de contemplar as mais belas e raras espécies de aves da Mata Atlântica. Essa atividade faz parte do Projeto “As’ Atlântica”, que tem o objetivo de despertar nos alunos o interesse pelo ambiente local e promover o contato com mais próximo com grupos nativos de aves da Mata Atlântica e da faixa litorânea.

#PraCegoVer: Alunos da rede municipal de Caraguatatuba posam para foto em companhia do monitor durante visita ao Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba (Foto: Lais Fontes/PMC)

A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que o objetivo das ações é despertar nos alunos o senso de preservação ambiental e proteção do habitat natural. “A visita ao parque para o avistamento das aves nativas é uma atividade pedagógica diferente e divertida, além de ser uma experiência enriquecedora para os nossos alunos”.

Ela ainda comentou que a visita, como atividade prática, é uma ótima ferramenta de educação ambiental. “Além de incentivarmos a prática da observação de aves, que tem muitos adeptos em todo o mundo, estamos fomentando essa importante atividade turística do nosso município”, concluiu.

A responsável pelos projetos de educação ambiental, Mayara Peixoto, destacou a importância das experiências para criação da consciência ambiental. “Nós respeitamos e cuidamos daquilo que amamos. Quando proporcionamos aos nossos alunos essas vivências com a natureza não estamos apenas criando memórias afetivas importantes, mas também gerando cidadãos mais conscientes e próximos da natureza”.

Na próxima segunda-feira (6), a secretária acompanhará na EMEF Prof. Jorge Passos, no bairro Jaraguazinho, a escolha dos desenhos de destaque no concurso realizado como atividade do projeto ‘Seu lixo é problema nosso’,. Esse projeto piloto se tornou um concurso que ao final de Junho irá premiar os melhores desenhos entre as unidades inscritas.

As fotos da visita dos alunos ao Parque Estadual da Serra do Mar estão disponíveis no https://tinyurl.com/37h82md4

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (10), o quadro de vagas de emprego para 234 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 10/04/2024
Prefeitura entrega materiais didáticos e lúdicos do Programa MenteInovadora nas escolas municipais
Prefeitura entrega materiais didáticos e lúdicos do Programa MenteInovadora nas escolas municipais

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, iniciou a entrega dos materiais didáticos e lúdicos do Programa MenteInovadora nas escolas da rede municipal, projeto que visa promover desenvolvimento socioemocional para potencializar a aprendizagem aos alunos da rede municipal de ensino. O kit do programa contém um livro

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/03/2024
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo

No último domingo (7), os gramados de Caraguatatuba tremeram com jogos das quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. Logo na primeira partida disputada no Campo Estrela do Morro, no Morro do Algodão, o EC Beira Mar enfrentou o EC Primavera e venceu por 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/04/2024
Equipes Sub 15 e Sub 16 do Caraguá Basktball estreiam na Liga Paulista
Equipes Sub 15 e Sub 16 do Caraguá Basktball estreiam na Liga Paulista

Os meninos que representam a equipe de base do basquete da cidade (Caraguá Basketball) fizeram a estreia no sábado (16/03) na Liga Paulista, nas categorias sub 15 e sub 16. Depois de longos três meses de treinamento, muita dedicação e comprometimento, o time abriu o campeonato com uma vitória contra

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 19/03/2024