Pesquisar No Site

Caraguatatuba participa da 6ª Semana Nacional de Arquivos no MAV, em Jacareí

Publicado em: 07/06/2022
Caraguatatuba participa da 6ª Semana Nacional de Arquivos no MAV, em Jacareí
Caraguatatuba participa da 6ª Semana Nacional de Arquivos no MAV, em Jacareí

As historiadoras Denise Lemes e Luzia Rodrigues de Toledo Prado, de Caraguatatuba, participaram da 6ª Semana Nacional de Arquivos, no auditório do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba – MAV, em Jacareí, onde ministraram uma palestra sobre a ‘Troca de Saberes em Acervos Intermediários e Permanentes’.

A 6ª Semana Nacional de Arquivos é organizada pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) e ocorre até o dia 10 de junho em instituições arquivísticas de todo país, em comemoração ao Dia Internacional de Arquivos, celebrado em 9 de junho.

#PraCegoVer: Imagem capturada durante a palestra, onde vê-se parte do público e a historiadora Denise Lemes em sua apresentação (Foto: Fundacc)

O evento visa dialogar sobre o significado de atuar nos arquivos e o que seus acervos realmente refletem: histórias. Essas histórias mostram as tensões, mas também as pontes que os arquivos criam na atuação profissional e com as comunidades representadas, ou não representadas, nessas narrativas.

Como parte da programação, nesta quinta-feira (9), das 14h às 16h, será realizada uma capacitação sobre ‘Gestão de Documentos Públicos para Servidores Municipais’ voltada aos servidores da Prefeitura Municipal, Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Caraguaprev – Previdência Municipal.

A capacitação será ministrada pelo Departamento de Arquivo Público Municipal, responsável pelo Sistema Municipal de Arquivos e abordará temas como: Organização e Avaliação de Documentos, bem como Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade Documental. Os temas serão pautados na gestão documental desenvolvida na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

Sobre as palestrantes

Denise Lemes é historiadora, Gerente de Cidades (FAAP – 2015) e Técnica em Arquivos Municipais. Tem 28 anos de experiência em Patrimônio Cultural, atuando em museus, arquivos municipais, bibliotecas e em trabalhos de campo de salvamento arqueológico no Setor Público e para empresas privadas. Atualmente é historiadora da Fundacc e diretora do Arquivo Municipal ‘Arino Sant’Ana de Barros – AMASB, do Arquivo Geral da Fundacc e do MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba.

Luzia Rodrigues de Toledo Prado é historiadora, pós-graduada em História do Brasil República e especialista em Gestão de Documentos e Informações. Há 20 anos atua na área de Arquivologia, Museologia e licenciatura em História e Sociologia. Atualmente é servidora efetiva da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba como Técnica em Arquivos Municipais.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba na primeira semana de junho
Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba na primeira semana de junho

Os trabalhos descentralizados de zeladoria da Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba percorrem na primeira semana de junho os bairros do Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Morro do Algodão, Balneário dos Golfinhos, Pontal de Santamarina Ponte Seca, Sumaré, Jetuba, Capricórnio (I e II), Massaguaçu, Jardim do Sol e Praia da

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 04/06/2025
Fiscalização ambiental reforça monitoramento no Perequê-Mirim em Caraguatatuba
Fiscalização ambiental reforça monitoramento no Perequê-Mirim em Caraguatatuba

A equipe de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, em parceria com a Polícia Militar Ambiental, realizou uma ação de monitoramento na Rua Yoshizo Shibata, no bairro Perequê-Mirim, na última sexta-feira (27/5). A operação teve como objetivo coibir intervenções ambientais irregulares, como supressão de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/06/2025
Campeonato Máster 50 e 60 anos começa com 20 gols em seis jogos em Caraguatatuba
Campeonato Máster 50 e 60 anos começa com 20 gols em seis jogos em Caraguatatuba

O Campeonato Máster 50 e 60 anos de Futebol começou no sábado (28) em Caraguatatuba. Ao todo, 17 equipes – sendo 12 na categoria Máster 50 anos e cinco na categoria Máster 60 anos – estão na disputa com atletas experientes de Caraguatatuba e região. Os jogos da rodada de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/06/2025
Governo Municipal fecha “Casa de Repouso” irregular em Caraguatatuba
Governo Municipal fecha “Casa de Repouso” irregular em Caraguatatuba

Uma “Casa de Repouso”, que funcionava sem alvará, na Praia da Palmeiras, e abrigava dez pessoas idosas e duas pessoas com deficiência (PcD), foi fechada após denúncia ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDI) e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência d do Idoso (Sepedi).

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 17/06/2025
Atletas dos Jogos Regionais da Melhor Idade de Caraguatatuba são recepcionados no Centro Esportivo
Atletas dos Jogos Regionais da Melhor Idade de Caraguatatuba são recepcionados no Centro Esportivo

Após a excelente campanha de Caraguatatuba na 27ª edição dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), os atletas do município foram recepcionados pelo secretário de Esportes e Recreação Cláudio Longo, e o secretário-adjunto de Esportes e Recreação Rubens Antônio de Castro, na quadra poliesportiva do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 17/06/2025