Pesquisar No Site
Inscrições abertas para o processo seletivo de alfabetizadores do Programa Tempo de Aprender

Inscrições abertas para o processo seletivo de alfabetizadores do Programa Tempo de Aprender
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, informa que estarão abertas, de 11 a 14 de abril, as inscrições para o Processo Seletivo para ‘Assistentes de Alfabetização Voluntários’ do Programa Tempo de Aprender. A seleção destina-se ao preenchimento de 150 vagas.
O programa Tempo de Aprender é instituído pela Portaria nº 280 de 19/02/2020, do Ministério da Educação (MEC), e Resolução nº 06, de 20/04/2021, com a finalidade de apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

#PraCegoVer: Alunos da rede municipal de ensino durante atividades escolares (Foto: Arquivo/PMC)
Os selecionados atuarão como assistentes de alfabetização em caráter voluntário. Mensalmente, com a apresentação de relatório das atividades desenvolvidas, receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 150 por turma atribuída, com carga horária de cinco horas semanais. A cada assistente poderá ser atribuída no máximo, oito turmas, resultando em 40 horas semanais.
Para participar da seleção o candidato deverá ter experiência comprovada em alfabetização, podendo ser Professor formado, estudante de Pedagogia ou de Magistério em nível médio em formação.
Os interessados devem procurar a unidade escolar de Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) mais próxima de sua residência para realizar a inscrição.
Cronograma do Processo Seletivo
Inscrições na Unidade Escolar e entrega de títulos | 11 a 14 de abril |
Divulgação dos resultados (mural da escola) | 25 de abril |
Escolha das turmas | 26 de abril |
Apresentação do Assistente + link do Curso Práticas de Alfabetização | 26 de abril |
Início na sala de aula | 02 de maio |
Entrega da certificação do Curso Práticas de Alfabetização | 10 de maio |
O MEC disponibilizou um link com perguntas e respostas para esclarecer as dúvidas frequentes https://bit.ly/3NQalLX
Veja Também Recentes

Corrida de Aniversário da Cidade reúne mais de mil participantes em Caraguatatuba
Choveu muito forte na tarde de sábado (19), em Caraguatatuba, mas o mau tempo não foi suficiente para impedir os mais de mil corredores a participarem de mais uma edição da Corrida de Aniversário da Cidade. Sob chuva, a largada ocorreu na Praça da Cultura, no centro. Os corredores seguiram

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Caraguatatuba abre chamada pública para seleção de vídeos promocionais de turismo
Caraguatatuba lançou nesta quarta-feira (23), o edital de Chamada Pública nº 015/2025. A proposta é selecionar dez vídeos promocionais sobre o turismo na cidade, que serão exibidos durante a 1ª Mostra de Filmes Turísticos, realizada durante o 21º Salão São Paulo de Turismo, na capital paulista, entre os dias 25

Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em