Pesquisar No Site
Doadoras de leite materno conhecem Banco de Leite Humano e contam suas experiências

Doadoras de leite materno conhecem Banco de Leite Humano e contam suas experiências
O Banco de Leite Humano do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) de Caraguatatuba promoveu na quarta-feira (13), um encontro com as mães doadoras de leite cadastradas no Banco a fim de estreitar relacionamentos e apresentar o funcionamento do espaço.

#PraCegoVer: Enfermeira abre uma geladeira contendo vários frascos de leites congelados e mostra às mães (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O encontro contou com a enfermeira responsável pelo Banco de Leite Humano CEAMI, Ana Cláudia Tripac; a médica pediatra, Maira Lobo, e a nutricionista, Victoria Gimenez, que aproveitaram o momento para sanar as dúvidas das mães doadoras.
Na ocasião, foi explicado o procedimento correto durante a ordenha do leite, para que não haja contaminações ou acidez elevada, além do processo correto do armazenamento, evitando a contraindicação e perda do leite.

#PraCegoVer: Participantes dentro de uma sala e enfermeira aponta para equipamentos (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A enfermeira responsável explicou que já tiveram casos de recebimento de leite com acidez alta e sujidades, sendo necessário o descarte do produto. “É importante ter total atenção na hora da ordenha, deve ser um momento tranquilo, com cuidados com a mama e com boa higienização”, destacou.
Ao final das orientações, as doadoras conheceram o Banco de Leite e todas as salas do processo de pasteurização como sala da ordenha, esterilização, coleta, pasteurização e laboratório de controle de qualidade microbiológico.
A doadora Bárbara Trindade de Mello, 26 anos, é mãe há quatro meses e desde então fornece o leite materno. “Quando somos mãe, sabemos da importância do leite materno para nossos filhos e, infelizmente, nem todo mundo tem a chance de amamentar. Minha doação é uma maneira de ajudar, de retribuir essa dádiva que eu tive. Meu coração transborda por poder ter essa atitude em ajudar ao próximo”, relatou.
Também mãe há quatro meses, Juliana Silva Santos, 29 anos, conta que soube do Banco de Leite logo na maternidade, em Ilhabela. Por ter excesso de leite foi orientada a buscar o espaço. “É muito importante poder compartilhar para quem não tem e precisa. Já saí da maternidade em Ilhabela com os frascos e logo que pude fui conhecer o trabalho do Banco e me encantei. É muito gratificante toda vez que eu entrego a doação, pois estou contribuindo para a vida de outros bebês”, contou.

#PraCegoVer: Mães e bebês posam para foto junto com equipe do Banco de Leite (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Já Anita Bernardini de Castro, 29 anos, ficou impressionada após conhecer todo o processo de pasteurização do leite. “É um trabalho bem complexo, diferente do que eu imaginava e me deu mais alegria em saber que todo meu esforço em compartilhar esse pote de amor vale muito a pena e é muito bem cuidado pelo espaço”, destacou.
O leite materno coletado é pasteurizado e aprovado pelo controle de qualidade, para depois ser distribuído à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris e do Hospital Regional do Litoral Norte, para atender bebês prematuros, com atendimento regional de todas as cidades do Litoral Norte.
Seja uma doadora
As mulheres interessadas em doar podem procurar o Banco de Leite Humano BLH, que está localizada dentro do prédio do Pró-Mulher, na Avenida Dr. Arthur Costa Filho, 2.135, no Sumaré, em frente ao camaroeiro, telefone (12) 3897-3510.
Veja Também Recentes

Congresso Técnico define regulamento para Torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo
O Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade de Caraguatatuba e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão foi realizado na noite de terça-feira (15), no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), e reuniu mais de 60 representantes de clubes do município. O congresso definiu o

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

#ElasTech reúne centenas de alunas em evento de tecnologia de inclusão de gênero em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (22), no Teatro Mário Covas, a primeira edição do #ElasTech, evento de tecnologia de inclusão de gênero. As atividades foram propostas para conscientizar sobre a necessidade de mais meninas e mulheres no

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção