Pesquisar No Site
Ciapi retoma as aulas de hidroginástica e natação para idosos e PcDs

Ciapi retoma as aulas de hidroginástica e natação para idosos e PcDs
O retorno das atividades na piscina do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), sob a gestão da Associação de Apoio Ao Desenvolvimento Humano Acalento, foi bastante comemorado pelos idosos e pessoas com deficiência, que têm na hidroginástica e natação uma terapia física e mental.

#PraCegoVer O professor Zaqueu com touca amarela passa instruções para os alunos, entre homens e mulheres, sobre como fazer a respiração, dentro da água durante a aula de natação. (Luís Gava/PMC)
De acordo com o instrutor Zaqueu Anderson, a hidroginástica trabalha força muscular, resistência, flexibilidade e equilíbrio e a natação, o condicionamento físico no todo, desde a parte cardiorrespiratória como também a tonificação dos músculos.
“Mais importante ainda é a socialização, bem estar e motivação que as aulas trazem a eles. Nós nos divertimos muito a cada dia. Dessa forma, a vida fica mais leve”, ressaltou o instrutor.

#PraCegoVer O professor Zaqueu com touca amarela passa instruções para os alunos, entre homens e mulheres, que se apoiam numa prancha de mão, sobre como fazer a respiração dentro da água durante a aula de natação (Luís Gava/PMC)
A aposentada Maria José Santos Ferreira, 72 anos, disse que não via a hora de retornar para a hidroginástica. “Quase morri de saudade nesse período sem entrar na piscina. Essa aula me dá disposição e alegria”, afirmou.
O casal Maria Izabel Gonçalves Afonso, 64 anos, e José da Silva, 69 anos, participa da hidroginástica na mesma turma. “Meu marido teve quatro derrames (Acidente Vascular Encefálico) e por orientação médica ele veio fazer essa aula no Ciapi e eu o acompanho. Ele já melhorou muito a coordenação motora e eu também me sinto com outra disposição”, declarou Maria Izabel.
As aulas são ministradas de segunda à sexta-feira, no horário entre 8h e 16h, na sede do Ciapi, no bairro Jardim Jaqueira. As turmas têm limitação de aluno devido aos cuidados que ainda se fazem necessários devido à pandemia. Todos precisam apresentar atestado médico, comprovante de vacinação completa contra a Covid-19, RG, CPF e comprovante de residência para participarem das atividades do Ciapi.
Veja Também Recentes

Governo convoca novos estagiários para serviço público municipal de Caraguatatuba
Mais dez alunos aprovados de dois cursos do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 de novembro são esperados até a próxima quarta-feira (30/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração de Caraguatatuba, no Centro.

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Abertas Inscrições para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O processo de eleição para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre a partir do dia 22 de abril, para selecionar membros vinculados a associações ou entidades com atuação em proteção, conservação e educação ambiental. O Conselho Gestor atua como órgão

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos