Pesquisar No Site

Alegria marca retomada das atividades para idosos e pessoas com deficiência no Ciapi de Caraguatatuba

Destaques
Alegria marca retomada das atividades para idosos e pessoas com deficiência no Ciapi de Caraguatatuba
Alegria marca retomada das atividades para idosos e pessoas com deficiência no Ciapi de Caraguatatuba

Após mais de um ano de meio de atividades suspensas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), em decorrência da pandemia da Covid-19 os trabalhos foram retomados nessa segunda-feira, dia 8.

#PraCegoVer Anfiteatro do Ciapi. Vários idosos entre homens e mulheres fazem aula de Tai Chi Chuan com o professor Cleber. O prefeito Aguilar Junior e o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, dão boas-vindas aos participantes. (Foto: Luís Gava/PMC)

As equipes do Ciapi e da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), liderados pelo secretário da pasta, Amauri Toledo, deram boas-vindas aos frequentadores no portão de entrada, com muita animação e entusiasmo. “Estamos muito felizes com a retomada e de termos novamente a convivência com o nosso público”, disse Toledo.

O prefeito Aguilar Junior fez questão de percorrer os locais onde estavam sendo realizadas as primeiras aulas e cumprimentar professores e alunos. “Estávamos ansiosos por esse dia. Dentro dos protocolos de segurança vamos, gradativamente, retornando todas as atividades do Ciapi”, disse ele.

Nesse primeiro momento, estão sendo oferecidas as seguintes aulas: alongamento, bocha tradicional, bocha sentada, ginástica funcional, pilates, tai chi chuan, zumba, grupo psicossocial e grupo de reabilitação pós-covid.

O casal Antônio Humberto Machado, 77 anos, e Sueli Costa Machado, 72, frequentadores assíduos do Ciapi, contaram que o grupo de whatsapp bombou na última semana pela expectativa da volta. Os dois chegaram cedo para a primeira aula de alongamento.

“Estava muito ansioso para voltar a fazer exercícios e rever as pessoas. Estava com muita saudade”, declarou Machado.

A esposa acrescentou: “Como não temos família na cidade, a convivência com os amigos daqui estava nos fazendo muita falta. Gostamos muito de fazer parte do Ciapi, sempre fomos muito bem tratados”, afirmou.

A aposentada Clarice Cursi Assis, 69 anos, passará manhãs e tardes no equipamento. “Fico sozinha em casa e tenho dificuldades de mobilidade. Aqui, tenho com quem conversar, me divertir e tenho toda assistência que preciso. Estou muito feliz de ter voltado para cá”, ressaltou.

Centro Dia e Centro de Convivência

O Ciapi foi inaugurado há cinco anos e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.

O Centro de Convivência oferece ações integradas que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.

O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.

Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.

Podem usufruir do serviço pessoas cuja renda familiar não ultrapasse a três salários mínimos ou a renda individual do usuário seja inferior a dois salários mínimos.

Para as aulas, os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ciapi, no bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Procon de Caraguatatuba ensina a fugir de transtornos nas compras de Natal
Procon de Caraguatatuba ensina a fugir de transtornos nas compras de Natal

Em dezembro, as vendas do comércio aumentam devido ao Natal, “amigos secretos” e pela injeção do 13º salário na economia. O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba orienta os consumidores para uma compra segura, sem surpresas indesejáveis e violação dos direitos garantidos pela Lei nº 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumido/CDC).

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 20/12/2021
PAT de Caraguatatuba tem 161 vagas de emprego nesta segunda-feira (10)
PAT de Caraguatatuba tem 132 vagas de emprego nesta segunda-feira (03)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba abre a semana com 132 oportunidades de emprego. Entre elas, 40 vagas de Motoboy, seis vagas para Corretor de Imóveis e cinco vagas para Garçom. Então dá para começar o ano de 2022 com emprego formal. O PAT destaca que agora

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 03/01/2022
Itinerários dos ônibus de Caraguatatuba passam por alterações na sexta-feira (31/12) e sábado (1º/01)
Itinerários dos ônibus de Caraguatatuba passam por alterações na sexta-feira (31/12) e sábado (1º/01)

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que no dia 31/12/2021, a partir das 21h todas as linhas de ônibus deixarão de passar pela Avenida da Praia. Os ônibus com destino à região Sul, bem como os que estiverem voltando da região Norte (bairro/centro) deverão seguir pela Avenida Presidente Castelo Branco, à

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 29/12/2021
Problemas financeiros e telefonia móvel marcam os 5,3 mil atendimentos do Procon de Caraguatatuba em 2021
Problemas financeiros e telefonia móvel marcam os 5,3 mil atendimentos do Procon de Caraguatatuba em 2021

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba encerrou 2021 com 5.395 procedimentos formalizados e 6.368 não formalizados, relativos a orientações e encaminhamentos para outros órgãos públicos, totalizando 11.763 atendimentos entre janeiro e dezembro.  As queixas financeiras ocuparam o topo do ranking na maior parte do ano e as empresas de telefonia

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 11/01/2022
Programação musical do 'Vem Pro Som' movimenta segundo final de semana de 2022
‘Vem Pro Som’ traz diferentes estilos musicais esta semana em Caraguatatuba

A última semana do ano começa com uma programação bem variada de artistas locais que se apresentam dentro do projeto ‘Vem Pro Som’. Até quinta-feira as atrações são no Mirante do Por do Som, no Camaroeiro, a partir das 17h30, e na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no centro, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 27/12/2021