Pesquisar No Site

Alegria marca retomada das atividades para idosos e pessoas com deficiência no Ciapi de Caraguatatuba

Destaques
Acalento assume administração do Ciapi a partir da próxima semana
Alegria marca retomada das atividades para idosos e pessoas com deficiência no Ciapi de Caraguatatuba

Após mais de um ano de meio de atividades suspensas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), em decorrência da pandemia da Covid-19 os trabalhos foram retomados nessa segunda-feira, dia 8.

#PraCegoVer Anfiteatro do Ciapi. Vários idosos entre homens e mulheres fazem aula de Tai Chi Chuan com o professor Cleber. O prefeito Aguilar Junior e o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, dão boas-vindas aos participantes. (Foto: Luís Gava/PMC)

As equipes do Ciapi e da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), liderados pelo secretário da pasta, Amauri Toledo, deram boas-vindas aos frequentadores no portão de entrada, com muita animação e entusiasmo. “Estamos muito felizes com a retomada e de termos novamente a convivência com o nosso público”, disse Toledo.

O prefeito Aguilar Junior fez questão de percorrer os locais onde estavam sendo realizadas as primeiras aulas e cumprimentar professores e alunos. “Estávamos ansiosos por esse dia. Dentro dos protocolos de segurança vamos, gradativamente, retornando todas as atividades do Ciapi”, disse ele.

Nesse primeiro momento, estão sendo oferecidas as seguintes aulas: alongamento, bocha tradicional, bocha sentada, ginástica funcional, pilates, tai chi chuan, zumba, grupo psicossocial e grupo de reabilitação pós-covid.

O casal Antônio Humberto Machado, 77 anos, e Sueli Costa Machado, 72, frequentadores assíduos do Ciapi, contaram que o grupo de whatsapp bombou na última semana pela expectativa da volta. Os dois chegaram cedo para a primeira aula de alongamento.

“Estava muito ansioso para voltar a fazer exercícios e rever as pessoas. Estava com muita saudade”, declarou Machado.

A esposa acrescentou: “Como não temos família na cidade, a convivência com os amigos daqui estava nos fazendo muita falta. Gostamos muito de fazer parte do Ciapi, sempre fomos muito bem tratados”, afirmou.

A aposentada Clarice Cursi Assis, 69 anos, passará manhãs e tardes no equipamento. “Fico sozinha em casa e tenho dificuldades de mobilidade. Aqui, tenho com quem conversar, me divertir e tenho toda assistência que preciso. Estou muito feliz de ter voltado para cá”, ressaltou.

Centro Dia e Centro de Convivência

O Ciapi foi inaugurado há cinco anos e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.

O Centro de Convivência oferece ações integradas que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.

O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.

Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.

Podem usufruir do serviço pessoas cuja renda familiar não ultrapasse a três salários mínimos ou a renda individual do usuário seja inferior a dois salários mínimos.

Para as aulas, os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ciapi, no bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 274 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (27/3) o quadro de vagas de emprego para 274 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 27/03/2024
Eleição para escolha do Conselho da Juventude é nesta quinta-feira na Fundacc
Eleição para escolha do Conselho da Juventude é nesta quinta-feira na Fundacc

Nesta quinta-feira (18), qualquer cidadão eleitor de Caraguatatuba, munido de título de eleitor, pode votar na eleição que escolherá os membros da sociedade civil do Conselho da Juventude (Conjuve). A eleição ocorrerá na Fundacc, na Rua Santa Cruz, 396 – Centro, das 10h às 15h. A abertura da inscrição dos

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 17/04/2024
Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 agita Caraguatatuba neste domingo
Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 agita Caraguatatuba neste domingo

Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 neste domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. São esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e competidores de todo o Litoral Norte, Vale do Paraíba e capital paulista. Os participantes poderão vivenciar as disputas

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 11/04/2024
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal

O final de semana contou com 22 jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal, no Ginásio do Poiares. O evento reuniu as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), 15 jogos acirrados movimentaram o dia. Enquanto no domingo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado

A ação tem como objetivo fomentar o hábito da leitura e valorizar os artistas contadores de histórias A partir das 15h30 deste sábado, 13 de abril, no parquinho ao lado do quiosque do Flávio, no Centro, acontece a ação cultural “Na praia com Livros e Histórias”, promovida pelo departamento de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/04/2024