Pesquisar No Site
Agentes da Defesa Civil participam de treinamento para Operação Chuvas de Verão 2021/22

Agentes da Defesa Civil participam de treinamento para Operação Chuvas de Verão 2021/22
Cinco agentes da Defesa Civil de Caraguatatuba participam nesta sexta-feira (19), em Ubatuba, da Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão 2021/22. A atividade é realizada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e tem por objetivo capacitar os agentes da Defesa Civil em relação às chuvas de verão e ainda levar conhecimento àqueles que direta ou indiretamente estão comprometidos com tal matéria.
Nesta edição, participam agentes de 26 municípios da região da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte. O treinamento prático tem como base os decretos do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) e Plano Preventivo de Defesa Civil para Ressacas (PPDCR) para o próximo verão.
A primeira fase foi realizada de forma virtual devido à pandemia da Covid e agora os agentes colocam o conteúdo em prática.
O coordenador municipal da Defesa Civil de Caraguatatuba, Capitão Campos Junior, destaca a importância da requalificação feita pelos agentes que se preparam, anualmente, para esse período que requer uma atenção muito maior por conta das chuvas.
“Eles conhecem bem a realidade de Caraguá, das nossas áreas de risco, e fazem essa requalificação no sentido de renovar o conhecimento”.
A oficina contou com a presença do Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil e Secretário-Chefe da Casa Militar, Coronel PM Alexandre Monclús Romanek.
Os alunos terão palestras sobre rádio amador, com a Secretaria de Desenvolvimento Social, base prática de motoserra e botes infláveis e vistoria de campo com técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas/ Instituto de Pesquisas Ambientais (IPT/IPA).
O treinamento contará com a participação do Corpo de Bombeiros e capacitará agentes municipais para atuar em ocorrências relacionadas às chuvas intensas do verão e dar o suporte necessário ao público afetado caso haja algum incidente, além de promover integração dos órgãos envolvidos neste tipo de ocorrência.
Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos poderão receber kits de verão, com equipamentos mínimos para atuação em ocorrências típicas do período, como inundação e deslizamento de terra.
Veja Também Recentes

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições neste sábado
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre neste sábado (19/4), às 10h, as exposições: “Edna Lins – Tributo”, uma homenagem em memória da artista; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção de obras gravadas do artista espanhol

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização