Pesquisar No Site

Agentes da Defesa Civil participam de treinamento para Operação Chuvas de Verão 2021/22

Agentes da Defesa Civil participam de treinamento para Operação Chuvas de Verão 2021/22
Agentes da Defesa Civil participam de treinamento para Operação Chuvas de Verão 2021/22

Cinco agentes da Defesa Civil de Caraguatatuba participam nesta sexta-feira (19), em Ubatuba, da Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão 2021/22. A atividade é realizada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e tem por objetivo capacitar os agentes da Defesa Civil em relação às chuvas de verão e ainda levar conhecimento àqueles que direta ou indiretamente estão comprometidos com tal matéria.

Nesta edição, participam agentes de 26 municípios da região da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte. O treinamento prático tem como base os decretos do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) e Plano Preventivo de Defesa Civil para Ressacas (PPDCR) para o próximo verão.

A primeira fase foi realizada de forma virtual devido à pandemia da Covid e agora os agentes colocam o conteúdo em prática.

O coordenador municipal da Defesa Civil de Caraguatatuba, Capitão Campos Junior, destaca a importância da requalificação feita pelos agentes que se preparam, anualmente, para esse período que requer uma atenção muito maior por conta das chuvas.

“Eles conhecem bem a realidade de Caraguá, das nossas áreas de risco, e fazem essa requalificação no sentido de renovar o conhecimento”.

A oficina contou com a presença do Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil e Secretário-Chefe da Casa Militar, Coronel PM Alexandre Monclús Romanek.

Os alunos terão palestras sobre rádio amador, com a Secretaria de Desenvolvimento Social, base prática de motoserra e botes infláveis e vistoria de campo com técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas/ Instituto de Pesquisas Ambientais (IPT/IPA).

O treinamento contará com a participação do Corpo de Bombeiros e capacitará agentes municipais para atuar em ocorrências relacionadas às chuvas intensas do verão e dar o suporte necessário ao público afetado caso haja algum incidente, além de promover integração dos órgãos envolvidos neste tipo de ocorrência.

Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos poderão receber kits de verão, com equipamentos mínimos para atuação em ocorrências típicas do período, como inundação e deslizamento de terra.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba chama mais 44 bolsistas do PEAD para contratação na próxima semana
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais 44 bolsistas do PEAD para contratação na próxima semana

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 44 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para reforçar a limpeza e manutenção urbana. A apresentação dos convocados (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020) será nas próximas segunda, terça e quarta-feira (24, 25 e 26/1), das

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 21/01/2022
PAT de Caraguatatuba tem 92 vagas de emprego nesta segunda-feira (24)
PAT de Caraguatatuba tem 216 vagas de emprego nesta quarta-feira (12)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou o número de oportunidades de emprego desta quarta-feira (12) para 216 vagas. Entre elas, 40 vagas de Motoboy, 14 vagas para Técnico de Enfermagem e 12 vagas para Corretor de Imóveis. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 12/01/2022
Prefeitura de Caraguatatuba suspende atividades em CEIs para conter avanço da Covid-19
Prefeitura de Caraguatatuba suspende atividades em CEIs para conter avanço da Covid-19

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, vai suspender as atividades presenciais em seis CEIs (Centro de Educação Infantil), após recomendação das autoridades sanitárias do município, devido ao registro de número de casos da Covid-19 nessas unidades. As aulas estarão suspensas de 21 a 30 de janeiro,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 20/01/2022
FUNDACC adia espetáculos no Teatro Mario Covas no mês de janeiro
Teatro Mario Covas tem programação especial para toda família no mês de janeiro

O Teatro Mario Covas (TMC) retoma as atividades no mês de janeiro com uma programação recheada que irá agradar toda a família. Música, comédia, Stand Up e muita diversão para a garotada é o que aguarda o público neste mês. Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos de maneira

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 07/01/2022
Cota única do IPTU 2022 com 10% de desconto vence dia 10 de fevereiro em Caraguatatuba
Confira as datas de vencimento do IPTU 2022 da Prefeitura de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, distribuirá 86 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022 pelos Correios, em janeiro. O Decreto nº 1.554/2021 definiu as datas para o pagamento com desconto à vista, de 10% e 5%, e as parcelas mensais

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 06/01/2022