Pesquisar No Site
Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba.
Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes para que possam iniciar o período de pesca do crustáceo. O evento é uma realização do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), em parceria com os pescadores da Praia do Camaroeiro.
Após receber a bênção do padre Cláudio Rodrigues da Silva, pároco da Igreja Santa Terezinha, os pescadores são convidados a participar de uma procissão terrestre, carregando os andores com as imagens dos santos, acompanhados pela Banda Municipal Carlos Gomes. Após o cortejo a pé, os fiéis seguem para seus barcos, decorados com flores e bandeiras, para uma procissão marítima.
O homenageado desta edição será Robinson Rodrigo da Silva, pescador há mais de 30 anos, conhecido como Pecá. A cerimônia é considerada como o início dos preparativos para o Festival do Camarão – um dos eventos mais aguardados no município, que neste ano será realizado de 16 a 27 de julho, na Praça da Cultura, no Centro da cidade. O Entreposto está localizado na Avenida Dr. Arthur Costa Filho, nº 2280, no Centro.
Serviço
26ª Cerimônia “Barcos ao Mar”
Dia 27/4 – domingo – às 10h
Entreposto de Pesca do Camaroeiro l Av. Dr. Arthur Costa Filho, nº 2280, no Centro
Gratuito l Livre
Fotos: JC Curtis/Fundacc
Veja Também Recentes
Caraguatatuba promove VIII Fórum de Apoio à Amamentação em comemoração ao Agosto Dourado
Em apoio à campanha Agosto Dourado e à Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Prefeitura de Caraguatatuba e a Universidade de Taubaté (Unitau) realizam, no dia 19 de agosto, o VIII Fórum de Apoio à Amamentação das 13h às 17h, no Auditório da Universidade de Taubaté (Unitau) – campus Caraguatatuba.
Instituto de Pesquisas Técnicas realiza levantamento das áreas de risco em Caraguatatuba
Equipes da Defesa Civil de Caraguatatuba e da Secretaria Municipal de Habitação acompanharam os técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o pesquisador e geólogo, Lucas Henrique Sandre, e o técnico especializado em edificações, Rogério Luiz Bastos, em visita aos bairros Jardim Santa Rosa, Olaria, Casabranca, Rio do Ouro e
Basquete Sub-16 de Caraguatatuba conquista terceiro lugar na Série Ouro da Liga Paulista
A equipe masculina Sub-16 de basquete de Caraguatatuba encerrou sua participação na Série Ouro da Liga Paulista de Basquete com a conquista do terceiro lugar. A definição da colocação ocorreu no último domingo (3), em casa, no Ginásio do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com vitória por 66 a
Boletim Defesa Civil – Ventos em Caraguatatuba – Atualizações AQUI
Boletim Defesa Civil 5_2026 – Ventos em Caraguatatuba Atualização – Sexta-feira (31), 11h30 A Prefeitura de Caraguatatuba informa que a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil concluiu o atendimento às principais ocorrências provocadas pelos fortes ventos que atingiram o município entre a tarde e a noite de quarta-feira (29).
Caraguatatuba conquista 28 medalhas no Meeting Paralímpico promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em São Paulo
Os atletas com deficiência de Caraguatatuba, participantes do Programa Inclusão em Movimento, brilharam no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 6 e 9 de agosto. O Meeting é um evento esportivo nacional criado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado
