Pesquisar No Site

Dia Mundial da Saúde Mental: Caraguatatuba oferece tratamento humanizado para quem sofre de transtornos mentais

Publicado em: 08/10/2021
Dia Mundial da Saúde Mental: Caraguatatuba oferece tratamento humanizado para quem sofre de transtornos mentais
Dia Mundial da Saúde Mental: Caraguatatuba oferece tratamento humanizado para quem sofre de transtornos mentais

No próximo domingo (10), será comemorado o Dia Mundial de Saúde Mental. A data é emblemática porque reforça a importância da conscientização quanto aos transtornos mentais, além da prevenção e promoção do tratamento devido.

#PraCegoVer: A imagem mostra um paciente durante o atendimento com a psiquiatra no ambulatório. Ele está de costas e usa boné (Foto: Bia Gomes/PMC)

As equipes de apoio psiquiátrico e psicológico das unidades de Caraguatatuba tratam de pacientes com transtornos mentais a partir e modelo de tratamento voltado para reinserção social, a reabilitação e a promoção de direitos humanos, de acordo com a Lei 10.216/2001. Denominada como ‘Reforma Psiquiátrica’, a Lei permite que pacientes recebam tratamento mais humanizado.

O tratamento humanizado, inclusivo e personalizado, e a ajuda são ofertados pelo município para qualquer pessoa, independentemente de gênero ou idade, de forma gratuita.

A Prefeitura de Caraguatatuba possui diversos dispositivos para atender qualquer tipo de situação. São eles: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II e CAPS AD – Álcool e Drogas, Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil (ASMIJ), Setor de Reabilitação e o recém-inaugurado Centro de Reabilitação Psiquiátrica (CRP).

Confira as unidades de saúde com atendimento para saúde mental

CAPS AD: Porta aberta para acolhimento e agendamento de triagem com os técnicos de plantão, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

A unidade possui grupos terapêuticos (grupo de alcoolismo, grupo de dependentes químicos, grupo da família, grupo de mulheres entre outros), atendimento psiquiátrico e psicoterapias para pacientes pertencentes ao programa, Assistência Social e atendimento de enfermagem voltado para este público.

CAPS II: Porta aberta para acolhimento e agendamento de triagem com os técnicos de plantão, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

A unidade conta com atendimento psiquiátrico, atendimento de enfermagem, grupos terapêuticos, psicoterapias para pacientes pertencentes ao programa, assistência social voltado para este público.

ASMIJ: O Ambulatório de Saúde Mental Infanto Juvenil atende crianças e adolescentes que estão passando por algum transtorno mental, automutilação e tentativa de suicídio. A porta de entrada é através de avaliação com clínico geral da Estratégia de Saúde da Família mais próximo de sua residência. O serviço oferta tratamento psiquiátrico e psicológico.

Setor de Reabilitação: Atendimentos são através de encaminhamentos via Educação e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

O setor de Reabilitação Neuro Infantil atende crianças de zero a 12 anos de patologias diversas (transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, síndrome de  down etc.) nas especialidades de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia. Já o neuro adulto atende pacientes de 13 anos a terceira idade nas especialidades de fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional.

Centro de Reabilitação Psiquiátrico (CRP): Instalado na Casa de Saúde Stella Maris (CSSM), o local funciona 24 horas  e recebe pacientes em casos de urgência e emergência.

O espaço possui 10 leitos para internação e conta com uma equipe multiprofissional que inclui, por exemplo, médico psiquiatra, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de psicólogo.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Sebrae realiza palestra virtual gratuita sobre Cerveja e Empreendedorismo
Sebrae realiza palestra virtual gratuita sobre Cerveja e Empreendedorismo

Quem se interessa pelo assunto cerveja e tem pretensões de um dia montar um negócio nessa área, o Sebrae realiza na próxima segunda-feira (4), a palestra virtual, gratuita, “Cerveja e Empreendedorismo: um negócio que dá certo”. O bate-papo será com os especialistas Alexandre Leme, do Polo Cervejeiro de Campinas; Luís

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 30/09/2021
Censo Previdenciário e Funcional 2021 do CaraguaPrev termina nesta sexta-feira (15)
Censo Previdenciário e Funcional 2021 do CaraguaPrev termina nesta sexta-feira (15)

Servidores efetivos ativos da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Câmara de Caraguatatuba e Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), bem como aposentados e pensionistas devem atualizar seus dados no Censo Previdenciário e Funcional Obrigatório 2021 até às 18h, desta sexta-feira (15/10), no site https://www.caraguaprev.sp.gov.br/.

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 14/10/2021
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para atuar na manutenção urbana
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para atuar na manutenção urbana

A Prefeitura de Caraguatatuba divulgou a listagem com mais cinco bolsistas selecionados no Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para trabalhar em serviços de manutenção e limpeza das vias do município. Os selecionados devem ir, utilizando máscara, nesta quarta, quinta e próxima quarta -feira (27/10, 28/10 e 3/11), das 9h às 14h,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 26/10/2021
Defesa Civil de Caraguatatuba atende 66 ocorrências no mês de setembro
Defesa Civil de Caraguatatuba atende 66 ocorrências no mês de setembro

A Defesa Civil de Caraguatatuba registrou o atendimento de 66 ocorrências durante o mês de setembro. As ações envolvendo abelhas continuam sendo as maiores e a tendência agora é aumentar com a chegada da primavera. Conforme o balanço, foram 31 casos com abelhas, sendo a maior parte dentro de residências

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 07/10/2021
Fundo Social de Caraguatatuba inicia curso de Serralheria em Aço e Alumínio
Fundo Social de Caraguatatuba inicia curso de Serralheria em Aço e Alumínio

O Fundo Social de Caraguatatuba, em parceria com o Senai, iniciou na segunda-feira (25) o curso de serralheria em aço e alumínio, na regional sul, no bairro Porto Novo para 32 alunos. A qualificação segue até o dia 24 de novembro e formará profissionais para atuarem em serralheria, desenvolvendo cortes, furações

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 26/10/2021