Pesquisar No Site
Secretaria de Turismo assume gestão das Feiras de Artesanato de Caraguatatuba

Secretaria de Turismo assume gestão das Feiras de Artesanato de Caraguatatuba
A Secretaria de Turismo de Caraguatatuba assumiu, nesta semana, a gestão das Feiras de Artesanatos no município. Entre elas estão a localizada na Praça Diógenes Ribeiro de Limar, e a na Praça Antonio Fachini, na Martim de Sá. Até então, esse papel cabia à Fundação de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Fundacc).

#PraCegoVer: Quiosques coloridos e enfileirados na praça Diógenes Ribeiro de Lima (Foto: Divulgação/PMC)
De acordo com a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, a diretoria da Feira Municipal de Artes e Artesanatos de Caraguatatuba (Femaac) permanece com a administração dos quiosques, mas precisam estar atentos à legislação vigente.
“Vamos fazer um novo regimento, definindo direitos e deveres dos artesãos contemplados com os quiosques construídos pela Prefeitura, ao qual tem direito de concessão, desde que todos os documentos estejam em ordem. Haverá exigência do cumprimento de horários para que atenda bem o munícipe e o turista”.
Testes
Na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, são 90 quiosques construídos, dos quais cerca de 70 estão ocupados. Para o preenchimento da vagância nas categorias temáticas Costura e Crochê serão realizados no próximo dia 28 de setembro, das 8h às 12h, no Espaço Paulo Mott, localizado na mesma praça.
No dia 29 de setembro, mesmo horário, a avaliação será para as categorias Madeira, Joalheria e Modelagem, enquanto para expositores e parceiros na categoria de Técnicas Não Agrupadas a avaliação ficou definida para o dia 30 de setembro, das 8h às 12h.
A Comissão Avaliadora das habilidades manuais e dos trabalhos fará a análise das 12h às 14h. Os critérios avaliados serão em relação à coerência entre finalidade e qualidade estética do produto, originalidade, finalização, desenvoltura no manuseio das ferramentas de trabalho, conhecimento da natureza do material empregado e domínio técnico de todo o processo de confecção do produto.
Em relação à pontuação, conforme publicado no Diário Oficial do Município, nº 616, de 31 de agosto de 2021, as notas serão de zero a 10, sem do que o artesão deverá atingir, no mínimo, 70% da pontuação para obter a vaga.
Em caso de empate, os critérios de avaliação serão: qualidade de finalização, criatividade e diferenciação e originalidade.
Martim de Sá
A expectativa da Secretaria de Turismo é que os quiosques da Praça Antonio Fachini, na Martim de Sá, sejam entregues aos artesãos até meados de outubro. “São 12 quiosques, já prontos e só aguardamos a entrega da documentação por parte deles”, explica Maria Fernanda.
Veja Também Recentes

15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Complexo Turístico do Camaroeiro
O Complexo Turístico do Camaroeiro será o novo local em 2025 para a 15ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba. A encenação será realizada no dia 18 de abril, sexta-feira, às 20h. A classificação é livre e a entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e

Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela