Pesquisar No Site
Programa de Recuperação do Jundu inicia etapa de manejo e poda do marmeleiro em Caraguatatuba
Programa de Recuperação do Jundu inicia etapa de manejo e poda do marmeleiro em Caraguatatuba
A etapa de manejo e poda do marmeleiro dentro do Programa de Recuperação de Vegetação de Praias – Jundu foi iniciada em Caraguatatuba. A ação começou no fim de setembro, na faixa de areia do bairro Aruan, entre os quiosques 36 e 37, e tem como objetivo revitalizar a orla e preservar a biodiversidade nas áreas costeiras do município.
Para a realização da retirada das espécies exóticas e da poda do marmeleiro, espécie monodominante que pode chegar até três metros de altura, a área foi delimitada e recebeu placas informativas, que explicam ao público a importância de cuidar e preservar o Jundu.
Com essas ações, a expectativa é estimular o desenvolvimento das espécies nativas de vegetação de praias e dunas, fundamentais para manter a cobertura da orla de forma equilibrada. A proposta é favorecer o crescimento da vegetação rasteira, de até 30 centímetros de altura, capaz de proteger o ambiente costeiro, estimular a biodiversidade, controlar a erosão e valorizar a paisagem.
O programa abrange cerca de três quilômetros de extensão, entre o Rio Santo Antônio e o Rio Lagoa, na região centro-sul do município. O jundu — também conhecido como vegetação de praias e dunas — é um ecossistema nativo de extrema importância para a proteção costeira. A vegetação abriga diversas espécies da fauna, mantém o equilíbrio ecológico e contribui para a preservação das praias a longo prazo.
A metodologia de trabalho envolve, além da poda e manejo da espécie dominante, o cercamento, a coleta de plântulas e sementes para produção de mudas do Jundu e a manutenção contínua das áreas em recuperação.
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, reforça que a colaboração da comunidade é fundamental para o sucesso do projeto. Evitar pisar sobre a vegetação, não retirar plantas e respeitar as áreas isoladas são atitudes simples, mas essenciais, para garantir a recuperação e proteção do Jundu em Caraguatatuba.
Secretaria de Comunicação Social – 2/10/2025
Veja Também Recentes
Professora-escritora da rede municipal apresenta sua obra na próxima Quarta Literária da Kaká em Caraguatatuba
A edição da Quarta Literária da Kaká de outubro será na próxima quarta-feira (21/10), às 19h, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, ao lado da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro. Com o tema “Encontro de Autores Infantojuvenis”, a roda de conversa literária reúne os autores Patrícia Keder,
Caraguatatuba conta com 203 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 203 vagas de emprego nesta quarta-feira (21), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os
2º Flica abre inscrições para autores e artesãos literários do Litoral Norte
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com inscrições abertas para seleção de interessados em participar do 2º Flica – Festival Literário de Caraguatatuba, que será realizado no dia 24 de outubro (sábado), das 13h às 21h, no Polo Cultural Jac Costa, no Centro. A inscrição é gratuita
Nadadores de Caraguatatuba participam da Seletiva Troféu Kim Mollo 2026
Caraguatatuba esteve representada na Seletiva Troféu Kim Mollo 2026, realizada entre os dias 9 e 11 de outubro, em Mococa, no interior de São Paulo. A competição reuniu cerca de 550 nadadores de todo o estado, selecionados entre os 16 melhores classificados de cada prova, com representantes das oito regiões
2º Festival Literário de Caraguatatuba reúne oficinas, rodas de debate e atrações artísticas nesta sexta e sábado
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta semana, no Polo Cultural Jac Costa, no Centro, a segunda edição do Flica – Festival Literário de Caraguatatuba. A iniciativa ocorre por meio da Comissão Municipal Setorial de Literatura e prevê uma extensa programação gratuita, voltada a todos os públicos.
