Pesquisar No Site
Com foco na padronização do serviço, Saúde inicia capacitação para vacinadores das unidades de saúde
Com foco na padronização do serviço, Saúde inicia capacitação para vacinadores das unidades de saúde
A Secretaria de Saúde deu inicio à capacitação dos vacinadores, profissionais de saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem, que estão atuando nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Seguindo o distanciamento, vacinadores sentados assistem à capacitação, no auditório do Pró-Mulher (Foto: Luís Gava/PMC)
Os 40 profissionais foram divididos em duas turmas de 20 pessoas. A capacitação, que será realizada no auditório do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) e ministrada pela Vigilância Epidemiológica, vai de hoje (28) até quarta-feira (29).
De acordo com a Secretaria de Saúde, a maioria deles foi contratada recentemente para a campanha de vacinação contra a Covid-19 e, por isso, há a necessidade da capacitação.
O primeiro dia contou com a presença da coordenadora da Atenção Básica Alexandra Freitas e da diretora de Saúde Coletiva Margarete Soares que recepcionou os profissionais e falou sobre a importância da capacitação para os vacinadores nesse momento, “principalmente em função do aumento da aplicação de vacinas contra a Covid-19”.
“Estamos felizes com o retorno desses encontros presenciais, mesmo sendo em menor número e respeitando os protocolos sanitários, porque eles fortalecem as ações de Vigilância em Saúde”, enfatizou Margarete.

#PraCegoVer: Seguindo o distanciamento, vacinadores sentados assistem à capacitação, no auditório do Pró-Mulher (Foto: Luís Gava/PMC)
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Helienne Santos também participou do primeiro dia e reforçou que é “muito gratificante estar retomando esses encontros presenciais; isso aumenta o relacionamento e fortalece o serviço”.
Helienne reforçou que a capacitação serve para padronizar e uniformizar as condutas no município, referentes à sala de vacinas. “Os vacinadores devem aproveitar a capacitação ao máximo, já que não se pode aprender tudo em apenas um dia”, reforçou.
Toda a capacitação será conduzida pela coordenadora de imunizações Sílvia Fernandes. Para ela é essencial que “o profissional goste de trabalhar com vacinas, porque se trata de um trabalho muito técnico e delicado”.
Na capacitação, os vacinadores receberão instruções, como: o que é o Plano Nacional de Imunização (PNI); manuais e informes técnicos; orientações de como proceder em casos de vacinação em domicílio.
Outros assuntos, como temperatura correta da geladeira, ou da caixa térmica, onde a vacina está armazenada, também serão abordados. Tudo isso para que o imunizante deixe a sala de vacina e siga até o destino sem sofrer qualquer alteração.
Veja Também Recentes
Atleta de Caraguatatuba conquista ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê
Caraguatatuba conquistou mais um resultado de destaque no cenário esportivo nacional. A atleta Ana Júlia Pereira Nogueira conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado na primeira semana de setembro, no Estado de Goiás. Faixa vermelha, Ana Júlia competiu na categoria Sub-21, na modalidade Kumite, e alcançou
Caraguatatuba recebe primeira doação do Programa de Aquisição de Alimentos e beneficia cerca de 700 pessoas
O Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba recebeu, na última quarta-feira (30), a primeira doação vinculada ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea. A ação resultou na destinação de 1.220 quilos de alimentos para sete instituições sociais cadastradas no programa, beneficiando aproximadamente 700 pessoas
Prova Nacional Docente será aplicada neste domingo em Caraguatatuba
Professores e estudantes de licenciatura participam neste domingo (20), em Caraguatatuba, da Prova Nacional Docente (PND) 2026. O exame ganha importância para quem pretende ingressar na rede pública, já que a nota poderá ser utilizada por estados e municípios que aderiram à iniciativa em concursos e processos seletivos para contratação
Espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” é atração no Teatro Mario Covas em outubro
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 24 de outubro (sábado), às 20h, a peça teatral “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade”, com texto de Paulo Afonso de Lima e direção da renomada atriz Ana Rosa. Em cena, Rogério Fabiano, ator e produtor do espetáculo, revive
Teatro Mario Covas recebe grandes atrações em outubro
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, preparou uma programação diversificada para o mês de outubro, com espetáculos para públicos de diferentes idades e estilos. Entre os destaques estão o stand-up comedy dos humoristas Dihh Lopes e Márcio Donato, o show da turnê comemorativa pelos 60 anos do tradicional grupo Os