Pesquisar No Site

CAPS II de Caraguatatuba oferece atendimento para adultos e tem mais de 2 mil pacientes

Publicado em: 03/09/2021
CAPS II de Caraguatatuba oferece atendimento para adultos e tem mais de 2 mil pacientes
CAPS II de Caraguatatuba oferece atendimento para adultos e tem mais de 2 mil pacientes

Localizado no bairro Sumaré, em Caraguatatuba, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) oferece, durante todo o ano, atendimento psicológico e psiquiátrico para pessoas que sofrem com transtornos mentais considerados severos, bem como depressões graves.

Atualmente, o CAPS possui 2.507 pacientes ativos. Desses, 571 iniciaram os acompanhamentos neste ano. Ele oferece atendimento com médico psiquiatra, psicólogo e terapeuta ocupacional, e conta com uma equipe de enfermagem e assistente social.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, de janeiro a julho de 2021 foram realizados 6.177 atendimentos médicos na unidade.

Em função da pandemia da Covid-19, as atividades oferecidas aos pacientes foram reestruturadas e adequadas para atender os protocolos sanitários. Entretanto, o CAPS permanece de portas abertas para quem necessita de apoio.

A pessoa pode ser atendida pelo CAPS através do encaminhamento feito pela unidade de saúde. Ela também pode procurar a unidade por conta própria. Independentemente do caminho utilizado, a pessoa passará por uma triagem e a partir daí será agendada uma consulta.

Em casos mais graves, para pessoas em sofrimento ou com ideação suicida, que ainda não são pacientes da unidade, é feito o acolhimento. Esse processo é realizado por meio da ‘escuta qualificada’. Com ela, o profissional consegue entender qual é a real situação da pessoa. Caso haja alguma emergência, o Samu é acionado.

Setembro Amarelo

‘Setembro Amarelo’ é uma campanha que tem como objetivo a prevenção e redução do número de suicídios. Além disso, de acordo com o site da própria campanha, ele “visa a conscientização e a desmistificação do suicídio. Dessa forma, é preciso agir o quanto antes para diminuir os números de casos em todo país”.

Dentro da campanha, a unidade resolveu capacitar os seus profissionais e funcionários para oferecer um melhor atendimento aos pacientes que estão passando por essa situação.

Nesta sexta-feira (3), os profissionais e funcionários do CAPS II irão participar de uma roda de conversa para debaterem sobre o filme: Si Puó Fare. A mediadora será a psicóloga Mirna Fleck de Sá, na própria unidade.

Serviço – O CAPS II está localizado na Avenida Siqueira Campos, 503, no  Sumaré. O telefone é o (12) 3886-2701. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

1ª Etapa do Arena Cross 2021 será em Caraguatatuba no dia 25 de setembro
1ª Etapa do Arena Cross 2021 será em Caraguatatuba no dia 25 de setembro

A emoção do um dos mais tradicionais campeonatos de motociclismo do Brasil retorna para Caraguatatuba. A 1ª Etapa do Arena Cross 2021 está marcada para acontecer na cidade no dia 25 de setembro, no estacionamento do Shopping Serramar, a partir das 19h. “É uma grande alegria para Caraguatatuba receber mais

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/09/2021
Fiscalização no feriado prolongado tem de festa de aniversário encerra a ônibus de turismo de um dia multados
Fiscalização no feriado prolongado tem de festa de aniversário encerrada a ônibus de turismo de um dia multados

A megafiscalização realizada durante todo o feriado prolongado do Dia da Independência teve de uma festa de aniversário encerrada a cinco ônibus de turismos de um dia multados. Também foram registrados 156 autos de infração de trânsito. A ação foi realizada por agentes da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 08/09/2021
Fundo Social de Caraguatatuba retoma horário de atendimento integral
Fundo Social de Caraguatatuba retoma horário de atendimento integral

O Fundo Social de Caraguatatuba passou a atender, desde segunda-feira (16), no horário de funcionamento das 8h às 17h, ainda seguindo todos os protocolos sanitários como medida de prevenção da Covid-19. Os projetos de atendimento à população em situação de vulnerabilidade social seguem sendo realizados normalmente, principalmente aquele com doações

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 17/08/2021
Workshop reforça importância de criar Roteiro Turístico Regional  para o Litoral Norte
Workshop reforça importância de criar Roteiro Turístico Regional para o Litoral Norte

Empresários ligados ao trade turístico de Caraguatatuba participaram na quinta-feira (19) de um workshop realizado pelo Circuito Litoral Norte de São Paulo com o objetivo de criar roteiros turísticos regionais. A explanação foi feita pela equipe do Sebrae e explicou de que forma as cinco cidades – Caraguatatuba, Ubatuba, São

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 20/08/2021
Circuito Sesc de Artes 2021 chega a Caraguatatuba com programação online no mês de setembro
Circuito Sesc de Artes 2021 chega a Caraguatatuba com programação online no mês de setembro

O Sesc São José dos Campos, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), apresenta o Circuito Sesc de Artes 2021 – Praças Digitais, com  uma programação totalmente online e gratuita até o dia 19 de setembro. A programação do evento conta com

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/09/2021