Pesquisar No Site
CAPS II de Caraguatatuba oferece atendimento para adultos e tem mais de 2 mil pacientes
CAPS II de Caraguatatuba oferece atendimento para adultos e tem mais de 2 mil pacientes
Localizado no bairro Sumaré, em Caraguatatuba, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) oferece, durante todo o ano, atendimento psicológico e psiquiátrico para pessoas que sofrem com transtornos mentais considerados severos, bem como depressões graves.
Atualmente, o CAPS possui 2.507 pacientes ativos. Desses, 571 iniciaram os acompanhamentos neste ano. Ele oferece atendimento com médico psiquiatra, psicólogo e terapeuta ocupacional, e conta com uma equipe de enfermagem e assistente social.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, de janeiro a julho de 2021 foram realizados 6.177 atendimentos médicos na unidade.
Em função da pandemia da Covid-19, as atividades oferecidas aos pacientes foram reestruturadas e adequadas para atender os protocolos sanitários. Entretanto, o CAPS permanece de portas abertas para quem necessita de apoio.
A pessoa pode ser atendida pelo CAPS através do encaminhamento feito pela unidade de saúde. Ela também pode procurar a unidade por conta própria. Independentemente do caminho utilizado, a pessoa passará por uma triagem e a partir daí será agendada uma consulta.
Em casos mais graves, para pessoas em sofrimento ou com ideação suicida, que ainda não são pacientes da unidade, é feito o acolhimento. Esse processo é realizado por meio da ‘escuta qualificada’. Com ela, o profissional consegue entender qual é a real situação da pessoa. Caso haja alguma emergência, o Samu é acionado.
Setembro Amarelo
‘Setembro Amarelo’ é uma campanha que tem como objetivo a prevenção e redução do número de suicídios. Além disso, de acordo com o site da própria campanha, ele “visa a conscientização e a desmistificação do suicídio. Dessa forma, é preciso agir o quanto antes para diminuir os números de casos em todo país”.
Dentro da campanha, a unidade resolveu capacitar os seus profissionais e funcionários para oferecer um melhor atendimento aos pacientes que estão passando por essa situação.
Nesta sexta-feira (3), os profissionais e funcionários do CAPS II irão participar de uma roda de conversa para debaterem sobre o filme: Si Puó Fare. A mediadora será a psicóloga Mirna Fleck de Sá, na própria unidade.
Serviço – O CAPS II está localizado na Avenida Siqueira Campos, 503, no Sumaré. O telefone é o (12) 3886-2701. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Veja Também Recentes
Mais bolsistas do PEAD são convocados para zeladoria dos bairros de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais oito bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até quarta-feira (26/8), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato,
Novos conselheiros do Comdefi tomam posse e elegem Mesa Diretora para gestão 2026/2029
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (Comdefi) realizou, na sexta-feira (31), a solenidade de posse dos novos conselheiros representantes da Sociedade Civil e do Poder Público para a gestão 2026/2029. O evento ocorreu no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi)
Inscrições abertas para consultorias gratuitas à micro e pequenas empresas
O Programa Agente Local de Inovação (ALI), uma parceria da Secretaria Municipal de Governo de Caraguatatuba com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae São José dos Campos, está com inscrições abertas para consultorias gratuitas, voltadas a micro e pequenos empreendedores do município. A orientação
Bota-Fora e Cata-Treco recolhem mais de 24 mil toneladas de materiais em Caraguatatuba
Os serviços de Bota-Fora e Cata-Treco recolheram 24.432,18 toneladas de materiais em Caraguatatuba neste ano. O trabalho é realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) e inclui a retirada de móveis, resíduos volumosos, entulhos e outros materiais encontrados em vias públicas, terrenos, áreas verdes, margens de rios e locais inadequados.
Inscrições do Concurso Público do CaraguaPrev iniciam na próxima segunda-feira
As inscrições do Concurso Público nº 01/2026 para o preenchimento de sete cargos de ensino fundamental, médio, técnico e superior do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) começam na próxima segunda-feira (17/8), às 10h, no site www.vunesp.com.br. Os salários variam de R$ 1.706,94 a R$ 7.104,30. As taxas