Pesquisar No Site

CAPS II de Caraguatatuba oferece atendimento para adultos e tem mais de 2 mil pacientes

Publicado em: 03/09/2021
CAPS II de Caraguatatuba oferece atendimento para adultos e tem mais de 2 mil pacientes
CAPS II de Caraguatatuba oferece atendimento para adultos e tem mais de 2 mil pacientes

Localizado no bairro Sumaré, em Caraguatatuba, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) oferece, durante todo o ano, atendimento psicológico e psiquiátrico para pessoas que sofrem com transtornos mentais considerados severos, bem como depressões graves.

Atualmente, o CAPS possui 2.507 pacientes ativos. Desses, 571 iniciaram os acompanhamentos neste ano. Ele oferece atendimento com médico psiquiatra, psicólogo e terapeuta ocupacional, e conta com uma equipe de enfermagem e assistente social.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, de janeiro a julho de 2021 foram realizados 6.177 atendimentos médicos na unidade.

Em função da pandemia da Covid-19, as atividades oferecidas aos pacientes foram reestruturadas e adequadas para atender os protocolos sanitários. Entretanto, o CAPS permanece de portas abertas para quem necessita de apoio.

A pessoa pode ser atendida pelo CAPS através do encaminhamento feito pela unidade de saúde. Ela também pode procurar a unidade por conta própria. Independentemente do caminho utilizado, a pessoa passará por uma triagem e a partir daí será agendada uma consulta.

Em casos mais graves, para pessoas em sofrimento ou com ideação suicida, que ainda não são pacientes da unidade, é feito o acolhimento. Esse processo é realizado por meio da ‘escuta qualificada’. Com ela, o profissional consegue entender qual é a real situação da pessoa. Caso haja alguma emergência, o Samu é acionado.

Setembro Amarelo

‘Setembro Amarelo’ é uma campanha que tem como objetivo a prevenção e redução do número de suicídios. Além disso, de acordo com o site da própria campanha, ele “visa a conscientização e a desmistificação do suicídio. Dessa forma, é preciso agir o quanto antes para diminuir os números de casos em todo país”.

Dentro da campanha, a unidade resolveu capacitar os seus profissionais e funcionários para oferecer um melhor atendimento aos pacientes que estão passando por essa situação.

Nesta sexta-feira (3), os profissionais e funcionários do CAPS II irão participar de uma roda de conversa para debaterem sobre o filme: Si Puó Fare. A mediadora será a psicóloga Mirna Fleck de Sá, na própria unidade.

Serviço – O CAPS II está localizado na Avenida Siqueira Campos, 503, no  Sumaré. O telefone é o (12) 3886-2701. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inicia curso gratuito de LIBRAS na Sepedi
Inicia curso gratuito de LIBRAS na Sepedi

Teve início na segunda (2), à noite, o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), gratuito, promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), ao público em geral. As aulas para iniciantes tem a duração de três meses, com uma turma às segundas e outra

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 03/06/2025
Guarda Civil de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Morro do Algodão
Guarda Civil de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Morro do Algodão

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba prendeu um homem por tráfico de drogas na tarde da última quarta-feira (4), no bairro Morro do Algodão. Durante patrulhamento de rotina em uma área já conhecida por ser ponto de tráfico, a equipe da GCM avistou um indivíduo em atitude suspeita próximo

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 06/06/2025
Fiscalização ambiental reforça monitoramento no Perequê-Mirim em Caraguatatuba
Fiscalização ambiental reforça monitoramento no Perequê-Mirim em Caraguatatuba

A equipe de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, em parceria com a Polícia Militar Ambiental, realizou uma ação de monitoramento na Rua Yoshizo Shibata, no bairro Perequê-Mirim, na última sexta-feira (27/5). A operação teve como objetivo coibir intervenções ambientais irregulares, como supressão de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/06/2025
Caraguatatuba conta com novo portal da Política Nacional Aldir Blanc no município
Caraguatatuba conta com novo portal da Política Nacional Aldir Blanc no município

O governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), lançou o site oficial da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) no município. A plataforma, disponível no endereço https://sites.google.com/view/pnabcaraguatatuba tem como objetivo centralizar as informações sobre os editais, etapas de execução, prestação de contas e materiais de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/06/2025
Espetáculo “A Farsa da Boa Preguiça” tem apresentações gratuitas em Caraguatatuba
Espetáculo “A Farsa da Boa Preguiça” tem apresentações gratuitas em Caraguatatuba

O Coletivo Teatral Rocambole Cósmico apresenta “A Farsa da Boa Preguiça”, uma montagem adaptada da obra de Ariano Suassuna com classificação livre e entrada gratuita. Neste sábado (21) e no próximo (28), tem sessão às 15h e também às 16h30 na Praça do Caiçara. No domingo (22), às 16h, o Auditório

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/06/2025