Pesquisar No Site

Audiência aborda criação da previdência complementar dos servidores municipais de Caraguatatuba

Publicado em: 13/09/2021
Previdência Complementar dos servidores efetivos municipais de Caraguatatuba é aprovada
Audiência aborda criação da previdência complementar dos servidores municipais de Caraguatatuba

O projeto de lei sobre criação do regime de previdência complementar para os servidores municipais efetivos será tema de duas audiências públicas virtuais na quarta e quinta-feira (15 e 16/9), a partir das 18h, na Câmara de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Servidor do CaraguaPrev atendendo duas seguradas do CaraguaPrev na recepção do instituto (Foto: Luis Gava/PMC)

Representantes do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) e das Secretarias de Administração e Assuntos Jurídicos vão expor a proposta, que cria o novo regime, de responsabilidade do Executivo Municipal e autoriza a celebração de convênio de adesão a plano de benefício de previdência administrado por organizações gerenciadoras de fundos de pensão, após seleção pública.

A Reforma da Previdência (Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019) impôs à União, Estados, Distrito Federal e Municípios a instituição do Regime de Previdência Complementar (RPC) no prazo máximo de dois anos depois da publicação da norma. Desse modo, os entes federativos têm até o dia 13 de novembro de 2021 para se adequar à exigência.

De acordo com presidente do CaraguaPrev, Pedro Ivo de Sousa Tau, essa é mais uma imposição da Reforma da Previdência, como o reajuste da alíquota de 11% para 14% na contribuição previdenciária dos servidores efetivos. “Apesar de a gestão do novo regime ficar a cargo do Executivo Municipal, o CaraguaPrev tem dado todo o suporte necessário, pois caso o município não crie o Regime de Previdência Complementar até o dia 13 de novembro de 2021, estará sujeito à perda do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), e como consequência, a perda de transferências voluntárias de recursos da União, celebração convênios, entre outras sanções”, alerta.

De acordo com o secretário adjunto de Administração, Marcus ‘Bob’ Gomes, a Constituição Federal (Art. 202) define que adesão dos servidores aos planos de benefícios é facultativa, mas a EC nº 103/2019 tornou obrigatória à instituição do Regime de Previdência Complementar pelos entes federativos com RPPS. “A criação da previdência complementar vai impactar diretamente os servidores que ingressarem no serviço público após a aprovação da lei. Os funcionários de carreira poderão optar ou não por esse novo regime”, explica.

As audiências online do Legislativo serão transmitidas pelo site www.camaracaragua.sp.gov.br e Canal da Câmara de Caraguatatuba no YouTube.

Os interessados podem obter cópias do projeto no site da Câmara. A participação da população está assegurada após o preenchimento do formulário disponível no site da Câmara; via ‘Zoom’ (também mediante inscrição prévia na página do Legislativo); e por meio de mensagens de texto, áudio ou vídeo pelo número de WhatsApp (12) 99718-5769.

A Câmara de Caraguatatuba fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 830, no Centro. O horário de atendimento ao público é das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897-2525.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Equipe de basquete de Caraguatatuba arrasa em partida do Metropolitano contra Campos do Jordão
Equipe de basquete de Caraguatatuba arrasa em partida do Metropolitano contra Campos do Jordão

O time de basquete masculino adulto de Caraguatatuba fez mais uma partida pelo Campeonato Metropolitano de Basquete, no domingo (21) e venceu com grande diferença de pontos a equipe de Campos do Jordão. O jogo foi no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug). A partida fez parte da última fase classificatória

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 23/11/2021
UBSs realizam caminhada e roda de conversa em alusão ao ‘Novembro Azul’; confira ações desta semana
UBSs realizam caminhada e roda de conversa em alusão ao ‘Novembro Azul’; confira ações desta semana

Em alusão ao ‘Novembro Azul’, funcionários e profissionais (enfermagem e administrativo) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Porto Novo, na região sul, percorreram quatro quilômetros, na última sexta-feira (12), para destacar e promover a importância os cuidados com a saúde do homem. O movimento contou com cerca de 20 participantes

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 16/11/2021
Caraguatatuba registra oito casos de sífilis, em outubro; dado reforça importância de testes e exames
Caraguatatuba registra oito casos de sífilis, em outubro; dado reforça importância de testes e exames

A Secretaria de Saúde promoveu diversas ações durante o mês de outubro para enfatizar o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. Essas ações incluem capacitações com profissionais de saúde, palestras e movimentos. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Unidade de Atendimento a moléstias Infectocontagiosas

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 03/11/2021
Campanha de Multivacinação é prorrogada até dia 30 de novembro, em Caraguatatuba
Campanha de Multivacinação é prorrogada até dia 30 de novembro, em Caraguatatuba

A Campanha de Multivacinação, em Caraguatatuba, foi prorrogada. Crianças e adolescentes menores de 15 anos têm até o dia 30 de novembro para atualizarem a carteirinha de vacinação. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, Caraguatatuba é a cidade do Litoral Norte que mais vacinou crianças e adolescentes

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 03/11/2021
Estudantes de Caraguatatuba participam da soltura de aves reabilitadas
Estudantes de Caraguatatuba participam da soltura de aves reabilitadas

Alunos da Emei/Emef Pedro João de Oliveira, localizada no bairro Tabatinga, participaram na tarde de quinta-feira (18) de uma atividade muito especial de educação e preservação ambiental organizada pelo setor de Projetos da Secretaria de Educação de Caraguatatuba. Um grupo de 23 alunos da rede municipal colaborou com a soltura

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 19/11/2021