Pesquisar No Site

Programa ‘Disque Árvore’ registra aumento de 25% de solicitações no mês de julho

Programa ‘Disque Árvore’ registra aumento de 25% de solicitações no mês de julho
Programa ‘Disque Árvore’ registra aumento de 25% de solicitações no mês de julho

O Programa Disque Árvore da Prefeitura de Caraguatatuba registrou no mês de julho 275 solicitações de novas mudas. Um aumento de 25% em comparação ao mês de junho que teve 220 pedidos realizados pelo Canal 156.

#PraCegoVer: Homem abaixado faz plantio de mudas em gramado; enquanto outro homem está em pé ao lado segurando uma enxada (Foto: Claudio Gomes/PMC)

O programa faz parte do Plano de Arborização Urbana da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) que tem como principal missão aumentar a cobertura verde da cidade. O ‘Disque Árvore’ realiza a doação de mudas aos munícipes que desejam plantar uma árvore em sua residência.

Para receber a planta, basta abrir solicitação na Central 156, por telefone ou pelo aplicativo. Além de doar a muda, a Secretaria auxilia no plantio, de acordo com os critérios disponíveis na Cartilha de Arborização Urbana, que pode ser acessada no link: https://tinyurl.com/y88r3b3f.

Em caso de plantio em calçadas, é importante que o munícipe solicite acompanhamento da equipe da SMAAP para orientações do procedimento e cuidados com as mudas. Também deve ser observado o tamanho do espaço e se há algum tipo de interferência como postes, fiação, placas de trânsito e acessibilidade para pessoas com deficiência transitarem. O recomendado são espécies de pequeno e médio porte e a calçada deve ter no mínimo 1,90 m de largura.

São proibidas para áreas públicas o plantio das espécies popularmente conhecidas como Figueiras e Chapéu de Sol por danificarem o solo e edificações. As espécies que mais são entregues são Ipê, Manacá, Pitanga e Grumixama.

De acordo com a secretária da SMAAP, Tatiana Soares Scian, o aumento de solicitações se deve ao fato das ações de mobilização e conscientização do mês do Meio Ambiente, realizado em junho. “Fizemos várias ações de plantio de mudas, palestras e orientações. Acredito que esta divulgação tenha sido o principal motivo do aumento das demandas”, destacou.

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca está localizada na Rua Santos Dumont, 502, no Centro, telefone (12) 3897-2530.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atleta de Caraguatatuba disputa mundial de Muay Thai na Tailândia
Atleta de Caraguatatuba disputa mundial de Muay Thai na Tailândia

A atleta de Caraguatatuba, Maria Eduarda, conhecida como Duda Santana irá disputar neste sábado (16), o Campeonato Mundial de Muay Thai na Tailândia, na província de Ayuttaya. Duda Santana já é campeã do 3M fight, campeã do War e a 5ª no ranking nacional. A atleta, que vem desempenhando um

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/03/2024
Prefeitura realiza obras da calçada acessível no Centro e instala piso tátil
Prefeitura realiza obras da calçada acessível no Centro e instala piso tátil

A Prefeitura de Caraguatatuba continua com as obras de adequação para acessibilidade das calçadas na região central do município. As intervenções foram iniciadas na esquina da Avenida Engenheiro João Fonseca (Próximo ao Supermercado Silva) e seguem até a esquina com a Rua Guarulhos (Supermercado Shibata). Atualmente, a empresa contratada executa

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 11/03/2024
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha

A Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) realiza no dia 22 de março (sexta-feira), das 8h às 12h, a ação ‘Farol do Lixo’. Um evento inovador de Turismo de Base Comunitária, que vai além da conscientização sobre o lixo nos oceanos, iluminando o caminho para um

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica palestra sobre Gravidez na Adolescência
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica palestra sobre Gravidez na Adolescência

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, segue com o cronograma de palestras informativas sobre Gravidez na Adolescência, para as famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Na última semana, o Centro Comunitário e Cultural “Calixto Leandro”, no Massaguaçu, foi palco

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 01/03/2024
02Fiscalização intensa contra a perturbação do sossego no final de semana
Fiscalização intensa contra a perturbação do sossego no final de semana

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou mais uma operação contra perturbação do sossego público. A ação tem a parceria com a Polícia Militar. Após receber várias denúncias de locais onde estariam ocorrendo o desrespeito a legislação, foi organizada uma estratégia para conter esse tipo de

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 11/03/2024