Pesquisar No Site
Programa ‘Disque Árvore’ registra aumento de 25% de solicitações no mês de julho

Programa ‘Disque Árvore’ registra aumento de 25% de solicitações no mês de julho
O Programa Disque Árvore da Prefeitura de Caraguatatuba registrou no mês de julho 275 solicitações de novas mudas. Um aumento de 25% em comparação ao mês de junho que teve 220 pedidos realizados pelo Canal 156.

#PraCegoVer: Homem abaixado faz plantio de mudas em gramado; enquanto outro homem está em pé ao lado segurando uma enxada (Foto: Claudio Gomes/PMC)
O programa faz parte do Plano de Arborização Urbana da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) que tem como principal missão aumentar a cobertura verde da cidade. O ‘Disque Árvore’ realiza a doação de mudas aos munícipes que desejam plantar uma árvore em sua residência.
Para receber a planta, basta abrir solicitação na Central 156, por telefone ou pelo aplicativo. Além de doar a muda, a Secretaria auxilia no plantio, de acordo com os critérios disponíveis na Cartilha de Arborização Urbana, que pode ser acessada no link: https://tinyurl.com/y88r3b3f.
Em caso de plantio em calçadas, é importante que o munícipe solicite acompanhamento da equipe da SMAAP para orientações do procedimento e cuidados com as mudas. Também deve ser observado o tamanho do espaço e se há algum tipo de interferência como postes, fiação, placas de trânsito e acessibilidade para pessoas com deficiência transitarem. O recomendado são espécies de pequeno e médio porte e a calçada deve ter no mínimo 1,90 m de largura.
São proibidas para áreas públicas o plantio das espécies popularmente conhecidas como Figueiras e Chapéu de Sol por danificarem o solo e edificações. As espécies que mais são entregues são Ipê, Manacá, Pitanga e Grumixama.
De acordo com a secretária da SMAAP, Tatiana Soares Scian, o aumento de solicitações se deve ao fato das ações de mobilização e conscientização do mês do Meio Ambiente, realizado em junho. “Fizemos várias ações de plantio de mudas, palestras e orientações. Acredito que esta divulgação tenha sido o principal motivo do aumento das demandas”, destacou.
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca está localizada na Rua Santos Dumont, 502, no Centro, telefone (12) 3897-2530.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba conclui curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos com 71 participantes
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba realizou o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos na manhã de terça-feira (24), no salão Monteiro Lobato, na sede da Secretaria Municipal de Educação, e reuniu 71 participantes. Trata-se de um aumento considerável de participantes em relação à última edição, que

Haka Expedition 2025 reúne melhores atletas de corrida de aventura em Caraguatatuba
Caraguatatuba foi o cenário de mais uma edição do Haka Expedition 2025, realizada entre os dias 19 e 22 de junho. A competição, uma das mais desafiadoras do calendário brasileiro de expedição, reuniu os melhores atletas de corrida de aventura do Brasil e do exterior, com percursos longos e intensos,

“Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” é sucesso de público
A quadra do Ciapi – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso, no bairro Jardim Jaqueira, ficou pequena para tanta gente que foi prestigiar o “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis”, no sábado (5). A Festa Julina, realizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Caraguatatuba seleciona cinco vídeos para 1ª mostra no Salão São Paulo de Turismo
Os cinco vídeos que irão representar Caraguatatuba na 1ª Mostra de Filmes Turísticos, parte do 21º Salão São Paulo de Turismo foram selecionados. O evento foi adiado e uma nova data será divulgada em breve pelos organizadores. Confira os selecionados 1º Lugar – Vitória Bortoluzzi 2⁰ Lugar – Tiago Job

Caraguatatuba forma alunos do curso de Técnicas em Vendas
Nesta segunda-feira (30), foi realizada a formatura dos alunos que participaram do curso Técnicas em Vendas, uma parceria do governo municipal com o governo estadual por meio do programa Qualifica SP, na sede do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), no bairro Sumaré. De acordo com a secretária de Governo,