Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba destaca serviço de abordagem para pessoas em situação de rua

Prefeitura de Caraguatatuba destaca serviço de abordagem para pessoas em situação de rua
A Prefeitura de Caraguatatuba destaca neste dia 19 de agosto – Dia Nacional de Luta da População de Rua, o serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de abordagem e acolhimento das pessoas que se encontram nesta situação.

#PraCegoVer: Equipe das Secretarias de Saúde e Social durante abordagem a uma pessoa em situação de vulnerabilidade. Eles estão próximos ao veículo que leva a equipe e os imunizantes. É possível observar o profissional do Social durante a abordagem, enquanto os enfermeiros estão dentro do veículo fazendo a preparação da aplicação da vacina (Foto: Luís Gava/PMC)
Este dia é lembrado em memória ao triste episódio conhecido como ‘Massacre da Sé’, onde sete moradores de rua foram assassinados nos dias 17 e 18 de agosto de 2004, em São Paulo.
Em Caraguatatuba, existe uma equipe que realiza todos os dias, de manhã, tarde e noite, o serviço de abordagem social. Em média, 30 pessoas são abordadas diariamente, onde são oferecidos orientação, acolhimento, alimentação, higiene, acompanhamento médico, além de todas os serviços que precisarem.
Quem aceita ajuda é encaminhado para instituições parceiras da Prefeitura, formada por profissionais preparados e qualificados para realizar este primeiro contato e efetuar o atendimento necessário.
É importante que a população ajude de forma adequada, acionando o serviço de abordagem nos canais (12) 3600-2962/ 99753-0071/ 98186-6399. Até o momento, mais de 700 abordagens foram realizadas e 398 acolhimentos para Casa do Caminho.
A Prefeitura reforça que todo cidadão tem o direito de ir e vir e que não tem poder de obrigar a pessoa ao acolhimento. Por isso, é importante que a população não oferte esmola, seja dinheiro, roupas, comida, entre outros, pois este ato apenas fará com que a pessoa continue nesta situação de rua, ao invés de procurar uma melhora da qualidade de vida.
Pessoas em situação de rua nem sempre são dependentes químicos, existem vários motivos que levam alguém a viver nesta situação, como desemprego, problemas familiares, separação, perda da moradia, entre outros. Com o atendimento necessário esses quadros podem ser reparados. Problemas de álcool e drogas também, com encaminhamentos para instituições terapêuticas.
Serviço:
Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS
Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan
Telefone: (12) 3886-2960
Veja Também Recentes

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Tênis de mesa de Caraguatatuba se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
A equipe masculina de tênis de mesa de Caraguatatuba garantiu a classificação para a fase regional dos 40º Jogos Abertos da Juventude após vencer as equipes de São Sebastião e Ilhabela na fase sub-regional da competição, disputada no último sábado (12), em São Sebastião. Sob o comando do técnico Rodrigo

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.