Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba destaca serviço de abordagem para pessoas em situação de rua

Prefeitura de Caraguatatuba destaca serviço de abordagem para pessoas em situação de rua
Prefeitura de Caraguatatuba destaca serviço de abordagem para pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Caraguatatuba destaca neste dia 19 de agosto – Dia Nacional de Luta da População de Rua, o serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de abordagem e acolhimento das pessoas que se encontram nesta situação.

#PraCegoVer: Equipe das Secretarias de Saúde e Social durante abordagem a uma pessoa em situação de vulnerabilidade. Eles estão próximos ao veículo que leva a equipe e os imunizantes. É possível observar o profissional do Social durante a abordagem, enquanto os enfermeiros estão dentro do veículo fazendo a preparação da aplicação da vacina (Foto: Luís Gava/PMC)

Este dia é lembrado em memória ao triste episódio conhecido como ‘Massacre da Sé’, onde sete moradores de rua foram assassinados nos dias 17 e 18 de agosto de 2004, em São Paulo.

Em Caraguatatuba, existe uma equipe que realiza todos os dias, de manhã, tarde e noite, o serviço de abordagem social. Em média, 30 pessoas são abordadas diariamente, onde são oferecidos orientação, acolhimento, alimentação, higiene, acompanhamento médico, além de todas os serviços que precisarem.

Quem aceita ajuda é encaminhado para instituições parceiras da Prefeitura, formada por profissionais preparados e qualificados para realizar este primeiro contato e efetuar o atendimento necessário.

É importante que a população ajude de forma adequada, acionando o serviço de abordagem nos canais (12) 3600-2962/ 99753-0071/ 98186-6399. Até o momento, mais de 700 abordagens foram realizadas e 398 acolhimentos para Casa do Caminho.

A Prefeitura reforça que todo cidadão tem o direito de ir e vir e que não tem poder de obrigar a pessoa ao acolhimento. Por isso, é importante que a população não oferte esmola, seja dinheiro, roupas, comida, entre outros, pois este ato apenas fará com que a pessoa continue nesta situação de rua, ao invés de procurar uma melhora da qualidade de vida.

Pessoas em situação de rua nem sempre são dependentes químicos, existem vários motivos que levam alguém a viver nesta situação, como desemprego, problemas familiares, separação, perda da moradia, entre outros. Com o atendimento necessário esses quadros podem ser reparados. Problemas de álcool e drogas também, com encaminhamentos para instituições terapêuticas.

Serviço:

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS
Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan
Telefone: (12) 3886-2960

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa que liberou a solicitação de CREDENCIAMENTO DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO que desejam realizar a cobertura dos shows de aniversário da cidade, que serão realizados dias 19 e 20 de abril de 2024 na Praça da Cultura. Os pedidos de credenciamento deverão

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira

Estabelecimentos interessados em participar do 3º Festival Geek Games têm até sexta-feira (19) para realizar as inscrições. O evento será realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. São disponibilizados até oito espaços destinados a lojas comerciais de produtos geek. Caso o número

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo e apoio da Polícia Militar Ambiental, agiu para neutralizar mais uma tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente (APP). A ação ocorreu no bairro Sumaré, em uma região de morro, onde houve constatação de desmatamento e construção de abrigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
1
2ª Etapa do Brasileiro de Moto Aquática é neste final de semana em Caraguatatuba

A praia do Cento de Caraguatatuba recebe a partir desta sexta-feira (12), a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Moto Aquática, chamada de National Cup 2024. Aberto ao público de forma gratuita, o evento segue até domingo (14), próximo à Praça da Cultura, com instalação de arquibancada para que os

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024