Pesquisar No Site

Pediatra Zan Mustacch aponta que 3% população nascem com alguma deficiência por fatores ambientais e genéticos

Com pandemia e desemprego, número de denúncias de violências contra idosos e PcD quase dobra
Pediatra Zan Mustacch aponta que 3% população nascem com alguma deficiência por fatores ambientais e genéticos

O médico geneticista e pediatra, Zan Mustacch, responsável pelo Ambulatório de Genética do Hospital Infantil Darcy Vargas, Diretor Clínico do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC-SP) e presidente do Departamento Científico de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em palestra online, encerrou a 9ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências na última sexta-feira (27), apontando que 3% população nascem com alguma deficiência devido a fatores ambientais e genéticos.

#PraCegoVer: Foto do médico Zan Mustacch. Homem de 72 anos, com barba e cabelos grisalhos ralos. Usa óculos (Divulgação)

Durante a palestra ‘Genética e prevenção às deficiências, o médico explicou, ainda, que gestantes têm 15% de chance de sofrer um aborto espontâneo em algum momento da gestação.

“Durante a gestação, vários fatores poderão determinar algum modelo de comprometimento ao feto. Um deles é tomar remédios sem orientação médica. Outra dica importante é não se submeter a nenhum exame de raio-X durante a gravidez, pois a radiação ionizante pode afetar mãe e o feto. Caso haja necessidade, que seja usada proteção em todas as partes do corpo que não precisam se submeter ao raio-X principalmente durante a gravidez”, ressaltou.

No decorrer de toda as fases da vida, o geneticista recomendou que crianças e adultos, ao passarem por exames de raio-X, devem estar sempre com proteção antirradiação nas demais partes do corpo que não necessitem do exame.

Outra causa de nascimento de pessoas com deficiência são os casamentos consanguíneos, ou seja, entre parentes.

“A consanguinidade no nosso país, com certeza pode ser causa de deficiências. Em cidades pequenas é muito comum matrimônio entre familiares. Esse fator pode causar de 9% a 10% de problemas genéticos no primeiro filho do casal. No segundo, esse número aumenta para 25%” e isso preocupa muito”, disse.

Alimentação inadequada durante a vida, principalmente durante a gestação, infecções severas por sífilis, rubéola, entre outras, uso de produtos tóxicos também são causas importantes para alterações genéticas como cegueira, surdez, microcefalia, problemas no coração, etc.

“Fundamental uma boa alimentação, um ambiente adequado, o prazer de viver para o bom crescimento e desenvolvimento em todas as fases da vida. Uma dica importante é que homens e mulheres façam suplementação de ácido fólico antes de decidirem ter filhos”, disse o pediatra.

Exames Preventivos

É altamente aconselhável, principalmente aos que planejam ter filhos, realizar exames para detectar doenças infecciosas venéreas e avaliar o nível de saúde do aparelho reprodutor dos pais.

Exame Qualitativo de Saúde Conjugal. É altamente aconselhável, principalmente aos que planejam ter filhos, realizar exames para detectar doenças infecciosas venéreas e avaliar o nível de saúde do aparelho reprodutor dos pais. Os exames após o casamento devem ser repetidos de acordo com a necessidade do casal, mas pode ser feito a cada seis meses para exames de sorologias e anual para exames como papanicolau, ultrassonografias, próstata.

Exames para os Homens: Espermograma, em todas as idades, exame da próstata, acima dos 40 anos. Exames para as Mulheres: Papanicolau, colposcopia oncótica, colpocitologia, ultrassonografia transvaginal e mamografia. Exames para o Casal: hemograma completo (glicemia, anemia, colesterol, hepatites, triglicérides, tipo sanguíneo, fator Rh, hormônios), exame anti-HIV, anti-HPV, Sífilis, exame de fezes e urina.

A 9ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências de Caraguatatuba foi realizada pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), entre os dias 23 e 27 de agosto, com palestras online.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha

A Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) realiza no dia 22 de março (sexta-feira), das 8h às 12h, a ação ‘Farol do Lixo’. Um evento inovador de Turismo de Base Comunitária, que vai além da conscientização sobre o lixo nos oceanos, iluminando o caminho para um

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas de natação no Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas de natação no Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) serão suspensas temporariamente a partir desta sexta-feira (8) para limpeza do espaço. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (11) após a conclusão dos trabalhos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 07/03/2024
Moradores de Caraguatatuba podem trocar lâmpadas de maior consumo por LED gratuitamente
Moradores de Caraguatatuba podem trocar lâmpadas de maior consumo por LED gratuitamente

O projeto Eficiência Solidária da EDP, distribuidora de energia do Litoral Norte, chega em Caraguatatuba nesta terça-feira (12/3) para a troca gratuita de 3 mil lâmpadas ineficientes por LEDs. A tenda do projeto da EDP permanece na cidade até o dia 30 de março, na Praça Candido Mota, região central,

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/03/2024
Jogos do Torneio de Aniversário da Cidade Futsal serão nesta quarta-feira
Jogos do Torneio de Aniversário da Cidade Futsal serão nesta quarta-feira

Caraguatatuba terá mais uma rodada eletrizante do Torneio Aniversário da Cidade Futsal nesta quarta-feira (6). Às 20h, a equipe do Jetuba/Caiçara entra em quadra para enfrentar Os Travados, seguido do embate entre Eduardo Stadium e União do Morro, às 21h. Os jogos serão realizados no Ginásio Morro do Algodão, localizado

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 06/03/2024
CaraguaPrev faz recadastramento obrigatório de inativos aniversariantes de março até dia 28
CaraguaPrev faz recadastramento obrigatório de inativos aniversariantes de março até dia 28

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) faz a prova de vida obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês de março até o dia  28 (quinta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro.  Não haverá expediente no instituto no dia 29 de março (sexta-feira), em

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 29/02/2024