Pesquisar No Site

Pediatra Zan Mustacch aponta que 3% população nascem com alguma deficiência por fatores ambientais e genéticos

Comdefi prorroga inscrições para vagas de Conselheiro da Sociedade Civil
Pediatra Zan Mustacch aponta que 3% população nascem com alguma deficiência por fatores ambientais e genéticos

O médico geneticista e pediatra, Zan Mustacch, responsável pelo Ambulatório de Genética do Hospital Infantil Darcy Vargas, Diretor Clínico do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC-SP) e presidente do Departamento Científico de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em palestra online, encerrou a 9ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências na última sexta-feira (27), apontando que 3% população nascem com alguma deficiência devido a fatores ambientais e genéticos.

#PraCegoVer: Foto do médico Zan Mustacch. Homem de 72 anos, com barba e cabelos grisalhos ralos. Usa óculos (Divulgação)

Durante a palestra ‘Genética e prevenção às deficiências, o médico explicou, ainda, que gestantes têm 15% de chance de sofrer um aborto espontâneo em algum momento da gestação.

“Durante a gestação, vários fatores poderão determinar algum modelo de comprometimento ao feto. Um deles é tomar remédios sem orientação médica. Outra dica importante é não se submeter a nenhum exame de raio-X durante a gravidez, pois a radiação ionizante pode afetar mãe e o feto. Caso haja necessidade, que seja usada proteção em todas as partes do corpo que não precisam se submeter ao raio-X principalmente durante a gravidez”, ressaltou.

No decorrer de toda as fases da vida, o geneticista recomendou que crianças e adultos, ao passarem por exames de raio-X, devem estar sempre com proteção antirradiação nas demais partes do corpo que não necessitem do exame.

Outra causa de nascimento de pessoas com deficiência são os casamentos consanguíneos, ou seja, entre parentes.

“A consanguinidade no nosso país, com certeza pode ser causa de deficiências. Em cidades pequenas é muito comum matrimônio entre familiares. Esse fator pode causar de 9% a 10% de problemas genéticos no primeiro filho do casal. No segundo, esse número aumenta para 25%” e isso preocupa muito”, disse.

Alimentação inadequada durante a vida, principalmente durante a gestação, infecções severas por sífilis, rubéola, entre outras, uso de produtos tóxicos também são causas importantes para alterações genéticas como cegueira, surdez, microcefalia, problemas no coração, etc.

“Fundamental uma boa alimentação, um ambiente adequado, o prazer de viver para o bom crescimento e desenvolvimento em todas as fases da vida. Uma dica importante é que homens e mulheres façam suplementação de ácido fólico antes de decidirem ter filhos”, disse o pediatra.

Exames Preventivos

É altamente aconselhável, principalmente aos que planejam ter filhos, realizar exames para detectar doenças infecciosas venéreas e avaliar o nível de saúde do aparelho reprodutor dos pais.

Exame Qualitativo de Saúde Conjugal. É altamente aconselhável, principalmente aos que planejam ter filhos, realizar exames para detectar doenças infecciosas venéreas e avaliar o nível de saúde do aparelho reprodutor dos pais. Os exames após o casamento devem ser repetidos de acordo com a necessidade do casal, mas pode ser feito a cada seis meses para exames de sorologias e anual para exames como papanicolau, ultrassonografias, próstata.

Exames para os Homens: Espermograma, em todas as idades, exame da próstata, acima dos 40 anos. Exames para as Mulheres: Papanicolau, colposcopia oncótica, colpocitologia, ultrassonografia transvaginal e mamografia. Exames para o Casal: hemograma completo (glicemia, anemia, colesterol, hepatites, triglicérides, tipo sanguíneo, fator Rh, hormônios), exame anti-HIV, anti-HPV, Sífilis, exame de fezes e urina.

A 9ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências de Caraguatatuba foi realizada pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), entre os dias 23 e 27 de agosto, com palestras online.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba divulga datas de vencimento do IPTU 2022
Prefeitura de Caraguatatuba divulga datas de vencimento do IPTU 2022

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, distribuirá cerca de 86 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022 pelos Correios. O Decreto nº 1.554, de 17 de novembro de 2021, publicado na Edição 671 do Diário Oficial Eletrônico do Município desta quinta-feira

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 18/11/2021
Vestibulinho Etec Caraguatatuba segue com inscrições até dia 30 de novembro
Vestibulinho Etec Caraguatatuba segue com inscrições até dia 30 de novembro

A Etec Caraguatatuba segue com inscrições abertas para o Vestibulinho 2022. A unidade Caraguatatuba oferece oportunidade de ingresso em 11 cursos técnicos, sendo dois integrados ao Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas até as 15h do dia 30 de novembro pelo site www.vestibulinhoetec.com.br . A taxa de inscrição é

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/11/2021
Caraguatatuba fica na 3ª colocação em campeonato de Futevôlei em Taubaté
Caraguatatuba fica na 3ª colocação em campeonato de Futevôlei em Taubaté

No último sábado (06) a dupla de Caraguatatuba, Coxinha e Erik, participaram do Circuito Só Tapa de Futevôlei, na Arena Capri em Taubaté. Os representantes da cidade subiram no pódio, terminando a competição na 3º colocação. Biel e Durval, também de Caraguatatuba, deixaram o campeonato mais cedo, perdendo o confronto

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/11/2021
Equipe da Sepedi participa de bate-papo sobre machismo dentro da Campanha pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Equipe da Sepedi participa de bate-papo sobre machismo dentro da Campanha pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Servidores da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) receberam na terça-feira (30/11) a assistente social Carmem Silva Landim e os funcionários Isabella Noima Monteoliva e Danilo Cossani, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), para uma conversa com o tema “Desconstruindo o Machismo”. A

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 01/12/2021
Idosos participam de grupo psicossocial e de fisioterapia pós Covid-19
Idosos participam de grupo psicossocial e de fisioterapia pós Covid-19

Os idosos, sem dúvida nenhuma, foram os mais afetados desde que a pandemia do novo coronavírus se espalhou pelo mundo, há quase dois anos. Mais vulneráveis imunologicamente e sem medicamentos ou vacina para controlar a doença, tiveram que se isolar do convívio social e foram muito abalados emocionalmente. Em Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 22/11/2021