Pesquisar No Site

FUNDACC comemora tradicional ‘Folclore em Festa’ no bairro do Pegorelli

Publicado em: 27/08/2021
FUNDACC comemora tradicional ‘Folclore em Festa’ no bairro do Pegorelli
FUNDACC comemora tradicional ‘Folclore em Festa’ no bairro do Pegorelli

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) garantiu a alegria da criançada do condomínio residencial ‘Habitar Brasil’, antiga casinha popular, no bairro Pegorelli, região sul do município, com o tradicional ‘Folclore em Festa’, projeto composto por uma série de atividades recreativas alusivas ao Mês do Folclore, celebrado em 22 de agosto.

#PraCegoVer: Imagem capturada durante recreação no centro comunitário do condomínio residencial ‘Habitar Brasil’, no bairro do Pegorelli (Foto: JC Curtis/Fundacc)

Esse foi o primeiro evento presencial pós-pandemia realizado pela Fundação. Medidas de proteção como álcool em gel e utilização de máscara foram adotadas para garantir a segurança das crianças e monitores recreativos que estiveram no local.

Durante o evento a garotada pode interagir com os personagens  folclóricos  Visconde de Sabugosa e a sereia Iara; ouvir histórias e lendas locais com os contadores Nhá Rita e Leco Borba, e se divertirem com as trapalhadas do Palhaço Folia.

Eles também participaram de recreações com brincadeiras tradicionais como: pião, peteca, corrida de saco, twister, bambolê, amarelinha, dança das cadeiras, circuito com obstáculos, confecção de rabiolas para pipas, pintura e muito mais.

Para a presidente da FUNDACC, Silmara Mattiazzo, realizar o tradicional Folclore em Festa, tão querido pela meninada, no bairro do Pegorelli foi maravilhoso e extremamente gratificante. “A descentralização dos eventos é algo muito importante, e ficamos felizes em poder fomentar a arte e a cultura em diferentes pontos do município”, disse.

A coordenadora de Folclore e Tradições Populares da Fundação, Adelia Soares Nunes, aproveitou para destacar a importância de manter viva as tradições junto às crianças. “As brincadeiras de antigamente são muito importantes, pois são transmitidas de geração em geração e fazem parte da cultura popular, sendo assim, uma forma de conhecer o passado e preservá-lo no presente e futuro”.

O Folclore em Festa é uma realização da FUNDACC e Prefeitura Municipal, com o apoio da Associação dos Moradores e Amigos do bairro do Pegorelli (AMBAP).

Mês do Folclore

Durante o Mês do Folclore, a Fundação realizou também um bate-papo pelo Facebook (@fundacc) com os mestres da cultura popular regional, Edil de Almeida do Espírito Santo e Antônio Francisco dos Santos, o seu Toninho, coordenadores da Folia de Reis de Santo Antônio do bairro Tinga, e Paulo Sergio dos Santos Filho, conhecido como mestre Angolinha, da Cia de Moçambique de Caraguatatuba.

O bate-papo atingiu a marca de 1.100 visualizações e pode ser conferido pelo link: https://www.facebook.com/Fundacc/videos/312582867320563.

A programação do Mês do Folclore conta também com uma exposição itinerante sobre danças folclóricas e lendas locais para os alunos da EMEF – Escola Municipal do Ensino Fundamental Professora Jane Urbano Focesi e EMEF Professor Geraldo de Lima, ambas localizadas no bairro Perequê-Mirim.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba

Porto Novo, Perequê Mirim e Travessão são alguns dos bairros da região Sul de Caraguatatuba que estão recebendo esta semana serviços de zeladoria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Equipes de roçada, varrição e retirada de resíduos e entulhos estão essa semana nas ruas do Porto

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu

Caraguatatuba conta neste final de semana com mais um evento esportivo. A 1ª Etapa de Pesca do Campeonato Paulista será realizada na praia do Massaguaçu, a partir das 8h. A competição é organizada pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento e conta com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. A expectativa

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, realizou nessa segunda-feira (1/4) a formatura de estudantes no Programa Bombeiro na Escola. Foram 187 formandos do 8º ano, de sete turmas da EMEF Professora Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim). O programa

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 188 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência e sete de soldador. O PAT

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 15/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos
Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos

A Prefeitura de Caraguatatuba, na manhã desta sexta-feira (19), esteve reunida com representantes da Transpetro, subsidiária da Petrobras, responsável pela logística de transporte de petróleo e gás por malha dutoviária. O encontro foi realizado na sede da Defesa Civil do município, e contou com a presença dos secretários de Obras,

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024