Pesquisar No Site

Sabesp executa melhorias no sistema de abastecimento de Caraguatatuba

Chuva interrompe abastecimento de água no bairro Massaguaçu, em Caraguatatuba
Sabesp executa melhorias no sistema de abastecimento de Caraguatatuba

A manutenção será iniciada às 23h da próxima terça-feira (6) com previsão de conclusão até as 3h de quarta-feira (7)

#PraCegoVer: Fachada da sede da Administração e Estação de Tratamento do Porto Novo, em Caraguatatuba.

A Sabesp realizará amanhã a manutenção no sistema de abastecimento de água de Caraguatatuba. O trabalho acontece a partir das 23h de terça-feira (6) até as 3h de quarta-feira (7), com previsão de normalização do abastecimento até às 7h.

A operação visa promover a melhoria do abastecimento do sistema Porto Novo, responsável pelo abastecimento do centro de Caraguatatuba até a região sul e ainda da região norte de São Sebastião até o bairro Topovaradouro, localizado na região central.

Conforme explica o gerente operacional da Sabesp no município, engenheiro Mario Augusto Ferraz do Amaral, a intervenção consiste na instalação de uma válvula pneumática na saída dos tanques, o que possibilitará alternar a utilização de tanques e controle de fluxos proporcionando mais eficiência e segurança no abastecimento.

“É importante ressaltar que, embora possa haver alguma situação de desabastecimento, o horário escolhido para a instalação do equipamento foi de madrugada justamente para impactar o menos possível a população atendida pelo sistema Porto Novo”, ressaltou Amaral.

A manutenção pode afetar o abastecimento de imóveis somente nos bairros Perequê Mirim, Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Jardim dos Sindicatos, Morro do Algodão, Pontal Santa Marina, Golfinho, Jardim Britânia, Praia das Palmeiras.

A Sabesp orienta a população que use racionalmente a água e ressalta a importância de os imóveis terem reservatório próprio (a caixa-d’água) e adequado ao número de moradores.

Mais informações e situações emergenciais nesse período podem ser registradas na Central de Atendimento ao Cliente, que funciona 24 horas pelo telefone 0800 055 0195. A ligação é gratuita.

Ainda não tem caixa-d’água? Saiba o tamanho adequado para sua residência!

Para saber o tamanho específico da caixa-d´água, há um cálculo baseado no consumo padrão de um imóvel. Uma caixa-d’água de 500 litros, por exemplo, atende plenamente uma residência com três pessoas, com consumo médio de 450 litros por dia (150 litros por pessoa). Para uma família de quatro pessoas, cujo consumo médio seja de 600 litros, o tamanho indicado do reservatório é de 1.000 litros.

Em caso de prédios, restaurantes e outros imóveis onde o consumo de água é maior, é importante consultar a norma da ABNT nº 5.626/98, sobre “Instalação Predial de Água”, que, além de fornecer informações de consumo médio, determina os critérios a serem seguidos no caso de construções de grande porte.

No Litoral Norte, há um grande número de imóveis residenciais que não possuem caixa-d’água própria e que, em casos de reparo em tubulação – serviços de rotina realizados pela Sabesp –, acabam ficando sem água por um período. Situações como essa podem ser evitadas com a aquisição de um reservatório, como determina o decreto estadual 12.342/78.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Problemas financeiros e de internet dominam balanço de fevereiro do Procon de Caraguatatuba
Problemas financeiros e de internet dominam balanço de fevereiro do Procon de Caraguatatuba

O relatório do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 592 procedimentos formalizados dos 1.210 atendimentos realizados entre os dias 1º e 29 de fevereiro. Desse montante, 618 registros foram orientados e encaminhados para outros órgãos. O ranking do mês passado foi dominado por queixas de envio de produtos sem solicitação do consumidor

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 05/03/2024
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã

O evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), realizará uma limpeza de praia nesta sexta-feira (29), a partir das 8h. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Prefeitura analisa sugestões e abrirá nova audiência pública para concessão do Complexo do Camaroeiro e Morro Santo Antônio
Prefeitura analisa sugestões e abrirá nova audiência pública para concessão do Complexo do Camaroeiro e Morro Santo Antônio

A Prefeitura de Caraguatatuba continua a análise de sugestões e apontamentos que foram encaminhados durante as audiências públicas realizadas em fevereiro nos bairros Massaguaçu, Travessão e Indaiá referente ao projeto da outorga da concessão para a prestação dos serviços de operação, exploração e manutenção do Complexo Turístico do Camaroeiro e

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 26/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza a 5ª edição do Educatech nos dias 21 e 23 de março
Prefeitura de Caraguatatuba realiza a 5ª edição do Educatech nos dias 21 e 23 de março

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realiza na próxima quinta-feira (21/3) e no sábado (23/3) a 5ª edição do Congresso de Tecnologia na Educação (Educatech). O evento, idealizado pela equipe do Setor de Informática Educativa, teve sua primeira edição em 2017. O objetivo é mostrar

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025

A terceira e última audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de quarta-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro do Indaiá, região central da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 28/03/2024