Pesquisar No Site

REFIS da Prefeitura de Caraguatatuba com desconto de juros e multas será em agosto

Publicado em: 20/07/2021
Destaques
REFIS da Prefeitura de Caraguatatuba com desconto de juros e multas será em agosto
REFIS da Prefeitura de Caraguatatuba com desconto de juros e multas será em agosto

Os contribuintes poderão quitar seus débitos com a Prefeitura de Caraguatatuba, entre os dias 2 e 31 de agosto, com a dispensa da incidência de multas e juros de mora no Programa de Recuperação Fiscal (REFIS – LC 82/2021). A lei concede anistia, com descontos de juros e multas, para contribuintes com débitos de tributos municipais anteriores a 31 de dezembro de 2020.

#PraCegoVer: Funcionário da Área de Dívida Ativa da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Caraguatatuba analisando documentos enquanto atende uma contribuinte (Foto: Luís Gava/PMC)

De acordo com o prefeito Aguilar Junior, a legislação oferece aos contribuintes a oportunidade de regularização de sua situação tributária. “Além disso, o REFIS será uma forma de incremento da arrecadação, como meio de dinamizar os programas e serviços públicos de Caraguatatuba e combater os efeitos negativos da pandemia da Covid-19 sobre as finanças municipais”, explica. “A iniciativa não afeta receita tributária da cidade, pois não está concedendo isenção do pagamento do principal devidamente corrigido, não havendo assim renúncia de receita. O programa propicia à população a oportunidade de liquidação de seus débitos, vencidos até 31 de dezembro de 2020, com dispensa da incidência de multa e de juros de mora”, conclui.

Os descontos variam conforme a forma de pagamento escolhida pelo cidadão, cota única ou parcelamento (de 3x a 24x). O benefício da anistia será concedido após requerimento do interessado à Área da Dívida Ativa da Secretaria da Fazenda, isento de taxas e emolumentos, da seguinte forma: dispensa de 100% do valor de juros e multa nos pagamentos à vista; dispensa de 80% de juros e multas, para quem optar pelo pagamento em três parcelas (3x) mensais consecutivas e de valores iguais; desconto de 70% de juros e multas, para o pagamento em seis (6x) parcelas mensais seguidas e iguais; desconto de 50% do valor de juros e multa, se o pagamento for feito em até 12 parcelas mensais (um ano) consecutivas de igual valor; e desconto de 40% do valor de juros de mora e multas, se o pagamento for feito em até 24 vezes iguais.

A falta de pagamento de três parcelas, consecutivas ou não, nos prazos fixados ou atraso superior a três meses, importará na caducidade e cancelamento do benefício e da dispensa das penalidades moratórias, voltando a incidir sobre o débito as consequências da mora. Em qualquer modalidade de parcelamento, em hipótese alguma a parcela poderá ser inferior a 10 VRM’s (Valor de Referência do Município/ 1 VRM= R$ 3,74), equivalente a R$ 37,40.

#PraCegoVer: Servidora analisando processos e inserindo dados no computador na Área de Dívida Ativa da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Caraguatatuba (Foto: Luís Gava/PMC)

Os honorários advocatícios (sucumbências), devidos em razão dos débitos ajuizados, no valor correspondente a 10% do montante executado ou definido judicialmente, serão pagos integralmente, sem qualquer desconto, da seguinte forma: à vista, na hipótese de o contribuinte optar pelo pagamento que cota única da dívida; e em três, seis ou 12 vezes, na hipótese de o contribuinte optar pelo pagamento parcelado. O não recolhimento ou atraso das parcelas dos honorários advocatícios por mais de 30 dias acarretará a caducidade (ineficácia) e o cancelamento do benefício. Caso haja parcelas pagas, o requerente deverá solicitar a compensação dos valores pagos no Protocolo Geral.

As custas do Governo do Estado de São Paulo, despesas processuais, honorários advocatícios, bem como a 1ª parcela do acordo de parcelamento, deverão ser pagas no prazo máximo de cinco dias úteis, após emissão das referidas guias, sob pena do cancelamento da anistia de juros e multas.

O contribuinte também tem a opção de agendar o atendimento pelo aplicativo Caraguatatuba 156 (disponível na “play store” do celular) para evitar aglomerações. O prazo do REFIS poderá será ser prorrogado uma única vez, por meio de Decreto do Executivo.

A Área de Dívida Ativa (Guichê 2) da Secretaria da Fazenda fica no Paço Municipal, localizado na Rua Luiz Passos Júnior, 50 – Centro. Mais informações pelos telefones (12) 3897-8182/8166/8222, WhatsApp (12) 99755-2601 ou pelo e-mail  dividaativa.fazenda@caraguatatuba.sp.gov.br.  O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Biblioteca Municipal Afonso Schmidt recebe doação de cerca de 70 novos exemplares para seu acervo
Biblioteca Municipal Afonso Schmidt recebe doação de cerca de 70 novos exemplares para seu acervo

A Biblioteca Municipal Afonso Schmidt recebeu a doação de cerca de 70 novas obras para seu acervo. Dentre os livros doados contém exemplares novos e em ótimo estado de ficção científica, romance, aventura, biografia e muito mais. Os livros doados serão colocados em quarentena e higienizados, para depois serem tombados

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 27/07/2021
Educação: Mês do Meio Ambiente é marcado por ações de conscientização em Caraguatatuba
Educação: Mês do Meio Ambiente é marcado por ações de conscientização em Caraguatatuba

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através das secretarias de Meio Ambiente e Educação, organizou em junho, Mês do Meio Ambiente, diversas ações de conscientização nas unidades escolares da rede municipal. A programação de educação ambiental estava focada em celebrar o meio ambiente e proporcionar aos alunos, momentos de reflexão sobre

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/07/2021
Cursos de Editor de Vídeo e Excel Completo seguem com vagas abertas em Caraguatatuba
Cursos de Editor de Vídeo e Excel Completo seguem com vagas abertas em Caraguatatuba

Devido à baixa procura, o Fundo Social de Caraguatatuba estendeu o prazo de inscrições para os cursos de Editor de Vídeo e de Excel Completo, que ainda contam com vagas abertas. As oportunidades são ofertadas gratuitamente e serão ministradas pelo Senai. As inscrições devem ser feitas presencialmente, na sede do

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 26/07/2021
Termina sábado prazo para população dar sugestões na revisão do Plano Diretor de Turismo de Caraguatatuba
Termina sábado prazo para população dar sugestões na revisão do Plano Diretor de Turismo de Caraguatatuba

Termina neste sábado (10) o prazo para que moradores e turistas deem sugestões que possam contribuir para a revisão do Plano Diretor de Turismo (PDTur)  de Caraguatatuba. As propostra podem ser formalizadas no link https://tinyurl.com/pdturismocaragua. O acesso também está disponível no site da Prefeitura. Neste formulário o municípe pode opinar

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 08/07/2021
Prefeitura de Caraguatatuba prorroga lançamento do ISS Fixo e da taxa de licença para setembro
Novo decreto determina volta de servidores que trabalhavam em home office

A Prefeitura de Caraguatatuba estabeleceu o retorno ao trabalho presencial dos servidores que estavam em home office, a partir da próxima segunda-feira (5/7), nas repartições onde cumprem jornada, com todos os protocolos sanitários. A volta dos funcionários públicos em Home Office (Decreto 1.306, de 30 de julho de 2020) está

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 30/06/2021