Pesquisar No Site

Projeto “Amanhecer Saudável”: Ginástica na orla da praia é opção benéfica em tempos de pandemia

Projeto “Amanhecer Saudável”: Ginástica na orla da praia é opção benéfica em tempos de pandemia
Projeto “Amanhecer Saudável”: Ginástica na orla da praia é opção benéfica em tempos de pandemia

A prática de esportes coletivos e a frequência em academias de ginástica ficaram prejudicadas em meio ao caos provocado pela pandemia do novo coronavírus. O retorno tem sido gradual e lento.

#PraCegoVer: Praia do Indaiá, faixa de areia gramada. Professor Alexandre à frente de várias pessoas, entre homens e mulheres, conduz os movimentos da aula de ginástica. (Foto: Divulgação/PMC)

Mas, em Caraguatatuba, o Projeto “Amanhecer Saudável” vem mudando o cotidiano de quem gosta e precisa praticar atividade física.

Todas as segundas, quartas e sextas, a partir das 18h, o educador físico Alexandre Fernandes da Silva reúne de 40 a 80 pessoas, na praia do Indaiá, ao lado do quiosque Guaruçá para uma aula de condicionamento físico, que trabalha o equilíbrio e o fortalecimento muscular, gratuitamente.

“Sou professor da Secretaria de Esportes e dava aulas em turnos diferentes para mais de 100 alunos no Cemug (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves). Com a pandemia, as aulas foram suspensas. Muitos alunos me cobravam o retorno. Quando as atividades ao ar livre foram liberadas chamei os alunos para aulas na praia, à noite, para que quem trabalha, pudesse participar”, conta Alexandre.

De acordo como secretário de Esportes, Edvaldo Ormindo da Silva, o projeto “Amanhecer Saudável” nasceu de uma proposta do governo municipal em descentralizar a atividade física no município.

#PraCegoVer: Praia do Indaiá, faixa de areia gramada. Professor Alexandre à frente de várias pessoas, entre homens e mulheres, conduz os movimentos da aula de ginástica. (Foto: Divulgação/PMC)

“O prefeito Aguilar Junior teve a sensibilidade e elaborou o projeto em seu plano de governo, e hoje é uma realidade em nossa cidade. Além disso, esse projeto leva bem estar às pessoas. Quem tem maior qualidade de vida, encara o cotidiano de maneira mais leve, saudável e com resultados muito melhores”, ressalta Edvaldo.

O prefeito Aguilar Junior e o secretário de Esportes, Edvaldo Ormindo da Silva, entregaram pessoalmente a primeira leva de camisas personalizadas do projeto.

Para participar, basta levar uma toalha, canga, ou tapete de borracha, um cabo de madeira e pesos de garrafa pet pequena, cheios de água ou areia.

Aluna das aulas do Cemug, desde 2017, Elizabeth de Souza, 55 anos, comemorou a volta. “A ginástica me faz muito bem. As dores vão embora, reúno amigas e é melhor do que academia, porque o professor nos deixa à vontade, não há exibicionismo, além de ser gratuita”, destaca.

Outra frequentadora assídua há 10 anos, das aulas do professor, é Camila Renata Marques Santos, 39 anos. “Perdi peso, desenvolvi minha autoestima e autoconfiança e minha postura melhorou muito. O professor é nota 1.000. Frequentar suas aulas me livrou de uma depressão” afirma.

Já o casal, Eliomar Batista Gomes, 63 anos, e Sâmia, 62 anos, passaram a integrar o grupo há apenas três semanas. “Vim por causa de um amigo. Tenho seis hérnias de disco, não sinto mais dores e já emagreci dois quilos. Isso aqui é saúde”, comemora.

Também com poucas semanas de participação, Caroline Cristina da Silva Santos, 23 anos, foi levada pela mãe Ivonete, 47 anos. “Estou precisando emagrecer, vim e estou gostado muito”, declara.

Alexandre tem 58 anos, e é ex-jogador de futebol com passagens pelo Santos, Portuguesa, Atlético do Paraná, Universidad de Chile e o XV de Caraguatatuba,  formado em Educação Física e pós-graduado em Motricidade, se diz realizado.

“O esporte é minha vida. Faço por amor. Ter o reconhecimento de todos é a melhor recompensa que posso querer”, disse.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Balé Jovem de Caraguatatuba é selecionado para 38° Festival de Dança de Joinville
Balé Jovem de Caraguatatuba é selecionado para 38° Festival de Dança de Joinville

Com coreografias do professor Júnior Silva, o Balé Jovem da Escola de Bailados de Caraguatatuba foi selecionado em duas modalidades para a segunda fase de avaliações do 38° Festival de Dança de Joinville. O evento ocorrerá de 5 a 16 de outubro na cidade catarinense. As modalidades conquistadas são: Conjunto

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 23/08/2021
Sebrae e Prefeitura de Caraguatatuba abrem inscrições para empresário no curso ‘Pronto para Crescer’
Sebrae-SP promove Programa de Desenvolvimento e Empreendedorismo para Mulheres

O Sebrae-SP está com inscrições abertas para o Programa de Desenvolvimento e Empreendedorismo Feminino, gratuito. O Sebrae Delas visa promover os negócios liderados por mulheres, despertá-las para o autoconhecimento, aumentar a rede de contatos, a competitividade  e facilitar acesso aos mercados. O curso será online, entre os dias 23 e

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 20/08/2021
Procon  de Caraguatatuba e Vigilância Sanitária aplicam mais de R$ 220 mil de multas em mercado
Procon de Caraguatatuba e Vigilância Sanitária aplicam mais de R$ 220 mil de multas em mercado

O Procon de Caraguatatuba e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, fizeram operação conjunta para apurar denúncias de venda produtos fora do prazo de validade e em péssimo estado de conservação em uma supermercado  localizado no Indaiá. Após a vistoria no estabelecimento, nesta sexta-feira (3), os fiscais do Procon aplicaram

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 03/09/2021
Agosto Lilás: Saiba reconhecer as formas de violência contra a mulher e denuncie!
Agosto Lilás: Saiba reconhecer as formas de violência contra a mulher e denuncie!

Caraguatatuba continua com a Campanha ‘Agosto Lilás’, visando à divulgação da Lei Maria da Penha (nº 11.340), que prevê cinco tipos de violência contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Qualquer uma delas é considerada violação dos direitos e deve ser denunciada. A delegada da Delegacia de Defesa

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 17/08/2021
Prefeitura de Caraguatatuba abre licitação para concessão de serviços funerários
Prefeitura de Caraguatatuba abre licitação para concessão de serviços funerários

A Prefeitura de Caraguatatuba vai abrir uma concorrência para outorga de concessão de serviços públicos do tipo menor preço, visando à contratação de duas empresas funerárias para o município nos próximos dois meses. O aviso de realização do certame foi publicado na Edição 612 (pág. 4) do Diário Oficial Eletrônico

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 30/08/2021