Pesquisar No Site

Problemas com financeiras e telefonia celular dominam queixas do Procon de Caraguatatuba no 1º semestre

Publicado em: 15/07/2021
Projeto da municipalização do Procon é aprovado em Caraguatatuba
Problemas com financeiras e telefonia celular dominam queixas do Procon de Caraguatatuba no 1º semestre

O relatório das atividades do 1º semestre de 2021 do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 2.127 procedimentos formalizados,  2.478 atendimentos não formalizados (orientações, encaminhamentos e consultas simples) e 206 Termos de Notificação Conclusiva (TNC). As financeiras lideraram as reclamações dos consumidores entre janeiro e abril e as empresas de telefonia móvel ocuparam topo das queixas nos meses de maio e junho.

#PraCegoVer: Consumidor e funcionário na recepção do Procon de Caraguatatuba seguindo os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 como distanciamento e uso de máscara (Foto: Luís Gava/PMC)

Ao todo, 103 Termos de Notificação Conclusiva, documento que substituiu as audiências presencias entre clientes e fornecedores no período de enfrentamento à Covid-19, tiveram resolução positiva. Dos 2.127 atendimentos formalizados, 91% tiveram resolução positivas antes da expedição do TNC.

Os problemas mais reclamados das financeiras entre janeiro e abril foram relacionados às cobranças indevidas, crédito consignado; contratos não cumpridos, alterados, transferência, rescindidos e com irregularidades; e aos empréstimos não solicitados pelos clientes.

Nos meses de maio e junho, as queixas de operadoras de telefonia celular envolveram cobranças indevidas, aumento de tarifas sem prévia comunicação, mudança para um plano superior sem a autorização do proprietário da linha, não cumprimento de ofertas e recisão unilateral de contrato.  O Procon conta com 11 funcionários.

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282 ou pelo procon@caraguatatuba.sp.gov.br.

#PraCegoVer: Funcionária do Procon de Caraguatatuba atendendo consumidor seguindo os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 como distanciamento e uso de máscara (Foto: Luís Gava/PMC)

Reclamação

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020) com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

Via internet – O consumidor também pode fazer a queixa de forma online pelo e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br. Após entrar em contato com o Procon de Caraguatatuba, o cliente receberá um formulário para preencher com nome, documentos pessoais, endereço, descrição do problema e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.  As audiências entre fornecedores e consumidores continuam suspensas em decorrência da pandemia da Covid-19.

Os fornecedores têm 30 dias para se manifestarem por escrito e de forma conclusiva, objetivando a solução das questões, com ciência dos reclamantes. O Termo de Notificação Conclusiva pode substituir as audiências conciliatórias a partir da análise das respostas.

Procon de Caraguatatuba

Horário de atendimento presencial, online e via telefone: 9h às 14h

Endereço: Avenida Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro.

Telefone: (12) 3897-8282/ (12) 3897-8279

E-mail: procon@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba recupera veículo furtado no Centro
Guarda Civil de Caraguatatuba recupera veículo furtado no Centro

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba recuperou um veículo furtado e deteve o suspeito na tarde de segunda-feira (9), após ação conjunta com o Centro de Operações Integradas (COI). O caso ocorreu na Rua Vicente Orlando, nas proximidades do Terminal Rodoviário. O veículo Fiat Uno, produto de furto ocorrido em

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 11/06/2025
Caraguatatuba recebe VI etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas com mais de 650 atletas
Caraguatatuba recebe VI etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas com mais de 650 atletas

Caraguatatuba será palco da VI etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas, o mais tradicional campeonato da modalidade em São Paulo e o único oficial da Federação Aquática Paulista. A competição será realizada neste domingo (22) na praia Martim de Sá e deve reunir cerca de 650 nadadores de 65

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 18/06/2025
Representantes de Caraguatatuba são eleitos para 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Representantes de Caraguatatuba são eleitos para 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT) busca discutir e propor ações que melhorem as condições de saúde dos trabalhadores no Brasil. Caraguatatuba será representada na conferência por três profissionais – Enfermeira

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/07/2025
Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência reúne usuários do Ciapi em Caraguatatuba
Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência reúne usuários do Ciapi em Caraguatatuba

“Uma manhã cheia de informação, aprendizado e esclarecimentos”, assim definiu a usuária do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), Maria Cecília Ruiz, que participou do “Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência”, na sexta-feira (27) O

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 27/06/2025
Secretaria de Serviços de Caraguatatuba conclui reforma de ponte Hugo Labanca
Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba conclui reforma de ponte de pedestres do Caputera

Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos terminaram nesta quinta-feira (12/6), a reforma da ponte sobre o Rio Santo Antônio que faz a ligação entre os bairros do Caputera e Ponte Seca, na Região Central de Caraguatatuba. O local está liberado para o trânsito de pedestres, após dois dias de interdição

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 12/06/2025