Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba e ABREE fecham parceria para descarte correto de eletrodomésticos e eletrônicos

Prefeitura de Caraguatatuba e ABREE fecham parceria para descarte correto de eletrodomésticos e eletrônicos
Prefeitura de Caraguatatuba e ABREE fecham parceria para descarte correto de eletrodomésticos e eletrônicos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) iniciaram neste mês de junho uma parceria para o correto descarte desse tipo de material, além de pilhas e baterias.

Dessa forma, aparelhos de rádio, televisor, DVDs, geladeiras, batedeiras, liquidificador, mix, entre outros, podem ser deixados em um dos três Ecopontos do município – Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu – e associação fará o recolhimento, se responsabilizando pelo destino final de forma ambientalmente adequada com a legislação vigente.

#PraCegoVer: Fluxograma para recebimento e repasse do material reciclável (Foto: Divulgação)

A ABREE é uma associação sem fins lucrativos denominada entidade gestora e possui associados que representam mais de 165 marcas. Ela cuida da implementação e operacionalização da logística reversa dos produtos eletrônicos e eletrodomésticos de forma coletiva.

“A associação se responsabiliza pela retirada na consolidação, custeio dos processos de manufatura reversa, tratamento, envio dos certificados de descarte e comunicação do processo”, explica a secretária da SMAAP, Tatiana Scian, acrescentando que hoje a separação desses materiais e destinação adequada é obrigatória pela legislação.

Caberá à ABREE o processo de comunicação para informar os munícipes sobre os locais adequados de descarte de eletroeletrônicos disponibilizados pela prefeitura.

A parceria tem duração de um ano e não haverá nenhum custo para a Administração Municipal. Ela tem como base algumas normas que regem o processo de gestão dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos no pós consumo.

Entre eles, estão o Decreto 10.240, de 12 de fevereiro de 2020, que estabelece as normas para a implementação dos sistemas de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de uso doméstico e seus componentes em âmbito federal; a Decisão de Diretoria 114/2019/P/C, de 23 de outubro de 2019, que dispõe de capítulo especifico para produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, incluindo as metas a serem atendias pelos sistemas de logística reversa; e a Decisão de Diretoria 120/2016 – que trata da não periculosidade dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos nos sistemas de logística versa, até as etapas onde ocorram os processos de desmontagem (manufatura reversa).

Há, ainda, a Norma ABNT 15.833:2018 – https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=409349, que dispõe do tratamento de produtos com sistema de refrigeração (geladeira, ar condicionado) e gases controlados pelo protocolo de Montreal; e a Norma ABNT 16.156:2013 – https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=196456, que estabelece os requisitos para as empresas de Manufatura Reversa.

Locais para entrega de lixos eletrônicos e eletrodomésticos

Ecoponto Golfinhos

Alameda dos Corais

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

Ecoponto Martim de Sá

Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

Ecoponto Massaguaçu

Esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

Os Ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas até o dia 19 de abril (sexta-feira), para estabelecimentos que queiram participar do 3º Festival Geek Games, a ser realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Serão

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 188 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência e sete de soldador. O PAT

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 15/04/2024
WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
Prefeitura analisa sugestões e abrirá nova audiência pública para concessão do Complexo do Camaroeiro e Morro Santo Antônio
Prefeitura analisa sugestões e abrirá nova audiência pública para concessão do Complexo do Camaroeiro e Morro Santo Antônio

A Prefeitura de Caraguatatuba continua a análise de sugestões e apontamentos que foram encaminhados durante as audiências públicas realizadas em fevereiro nos bairros Massaguaçu, Travessão e Indaiá referente ao projeto da outorga da concessão para a prestação dos serviços de operação, exploração e manutenção do Complexo Turístico do Camaroeiro e

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 26/03/2024
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu no domingo (24) avisos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para cessa os alertas para risco hidrológico e movimento de massa. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do município volta ao nível de “Observação”.

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 25/03/2024