Pesquisar No Site

Praia da Tabatinga recebe mutirão de limpeza neste sábado (12)

Praia da Tabatinga recebe mutirão de limpeza neste sábado (12)
Praia da Tabatinga recebe mutirão de limpeza neste sábado (12)

Como parte do projeto ‘Despoluição do Rio Tabatinga “Água Limpa + Saúde” e atividade integrada ao mês do Meio Ambiente, a Praia da Tabatinga, na região norte de Caraguatatuba, recebe neste sábado (12), das 7h30 às 13h, um mutirão de limpeza.

#PraCegoVer: Praia da Tabatinga recebe mutirão e tem um reboque à frente (Foto: Divulgação/PMC)

A ação é coordenada pela ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam) e conta com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), Sabesp, Condomínio Costa Verde, Hidrel, Supermercado Prime, Pousada Port Louis, Náutica Costa Verde e Gigliard, o Guardião da Costeira.

Voluntários que puderem participar podem se dirigir ao local onde serão divididos em cinco equipes para fazer o trabalho em diversos pontos do bairro. Devido à pandemia, todos os protocolos sanitários contra a Covid serão adotados, devendo os participantes usarem máscara de proteção fácil e luvas, além de manterem o distanciamento social.

O projeto teve início há um mês com a instalação de placas ao longo do Rio Tabatinga e plantio de mudas e traz, entre outras ações, a ligação de esgoto doméstico à rede da Sabesp.

O presidente do Ceepam, Eduardo Leduc, explica que a iniciativa visa a melhoria do Rio Tabatinga que faz divisa com Ubatuba e há mais de um ano a praia se mantém com a bandeira vermelha da Cetesb, que indica poluição da água do mar no trecho próximo ao rio.

 “Há pontos depois da ponte da Rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego (SP-55) e a desembocadura do rio onde a coleta sinalizou de 15 mil a 100 mil, quando o tolerável é de 5 mil”, alerta Leduc. Segundo ele, o trecho é pequeno e passível do problema ser resolvido. “Essa ação tem esse objetivo: identificar os pontos de poluição”.

Ainda conforme ele, o ponto mais alto de poluição chegou a 100 mil e fica do lado direito da ilha do Rio Tabatinga onde existe a maior concentração de esgoto e coliformes totais.

Além da questão ambiental, os organizadores atentam para os problemas de saúde que a poluição pode ocasionar para os banhistas do rio e das praias.

“A doença mais comum associada à água poluída por esgoto é a gastroenterite, que apresenta como sintomas o vômito, dores de estômago, diarreia e febre. A poluição pode também causar a hepatite e outras doenças oportunistas como conjuntivites, otites e doenças na pele”, alerta presidente do Ceepam, acrescentando que “nadamos em nosso próprio lixo e esgoto. Precisamos vamos mudar isso”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 274 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (27/3) o quadro de vagas de emprego para 274 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 27/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Ambiental realizam apreensão de ambulante clandestino
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Ambiental realizam apreensão de ambulante clandestino

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, e em conjunto com a Polícia Militar Ambiental (PMA), realizou uma ação coordenada para apreender um ambulante clandestino que atuava sem autorização na região Norte da cidade. O comerciante era proveniente de Ubatuba e já havia sido notificado em outra

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 26/03/2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou a atualização das cadernetas de vacinação de alunos de escolas municipais e estaduais. A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem percorrido as unidades escolares e aplicado vacinas em atraso em crianças e adolescentes entre zero e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024
Tubulação de águas pluviais passa por reparos na avenida da praia, em Caraguatatuba
Tubulação de águas pluviais passa por reparos na avenida da praia, em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou nesta terça-feira (26) reparos na rede de águas pluviais que corta a Avenida Geraldo Nogueira da Silva, a Avenida da Praia, na região entre os bairros Indaiá e Aruan. O trabalho é realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), que fará a troca da tubulação

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 26/03/2024
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Centro (Jardim Primavera) e do Sul (Perequê-Mirim) disponibilizam há dois anos Plantão Odontológico para casos de urgência e emergência. Os serviços foram iniciados em abril de 2022 e até hoje foram realizados 11.733 atendimentos que vão desde alívios de dores, extrações, drenagens de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024