Pesquisar No Site

Através da produção de máscaras, entidade de Caraguatatuba desenvolve projeto pedagógico e de geração de renda

Publicado em: 13/05/2021
Através da produção de máscaras, entidade de Caraguatatuba desenvolve projeto pedagógico e de geração de renda
Através da produção de máscaras, entidade de Caraguatatuba desenvolve projeto pedagógico e de geração de renda

Com os desafios impostos pela pandemia, uma entidade de atendimento a crianças em Caraguatatuba, desenvolveu um projeto de confecção de máscaras, que além da  geração de recursos financeiros, foi ampliado às atividades pedagógicas praticadas com as crianças.

#PraCegoVer: Educadora acompanha atividade com duas crianças que estão colorindo máscaras de tecido. Todas estão utilizando máscaras de proteção faciais. (Imagem: Reprodução/PMC)

A Associação de Amparo e Proteção à Crianças e ao Adolescente – Soaproc, é uma entidade filantrópica fundada em 1978, que presta atendimento a crianças, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba. Localizada no bairro do Tinga e conhecida como “Creche Santo Antônio”,a entidade também desenvolve projetos socioeducativos e de geração de renda.

Atualmente, atende cerca de 110 crianças, com idades aproximadas de 01 a 03 anos, com salas de Berçário II à Maternal II.

Tradicionalmente, a instituição realizava eventos temáticos durante o ano letivo, como forma de arrecadar fundos complementares. Mas, com a pandemia e a suspensão das atividades presencias, a equipe de educadores se viu diante de um novo desafio: como angariar fundos diante da realidade da pandemia e dos limites impostos?

#PraCegoVer: Em pé, criança posa para foto. Ao lado dela, estão secando ao sol, as máscaras coloridas durante atividade pedagógica. (Imagem: Reprodução/PMC)

Foi então que surgiram ideias que levaram ao desenvolvimento do projeto “Amar é ação – Proteção, arte e segurança”, que produz máscaras de tecido para comercialização e para doação às famílias carentes da comunidade. Desde o início do projeto, com o decreto de quarentena, mais de 3 mil máscaras foram vendidas e 350 foram doadas.

Com o retorno das aulas presencias na rede municipal, ocorrido no último dia 10, a equipe  gestora viu no projeto uma forma de inseri-lo às atividades pedagógicas realizadas com as crianças. Assim, diversas máscaras foram produzidas em tecido sem estampas e utilizadas como uma “tela em branco” pelas crianças, que puderam expressar sua criatividade, realizando pinturas alegres e coloridas.

A diretora da Instituição, Sonia Maria, contou que a ideia surgiu de uma experiência familiar, que teve com sua neta, que pedia insistentemente uma máscara branca. A avó não entendia o pedido, pois os tecidos de que dispunha, continham estampas alegres e coloridas. Mas, atendeu ao pedido da neta e surpreendeu-se ao vê-la colorindo e personalizando sua máscara, da maneira como queria: repleta de rosa, sua cor preferida.

Sob o aspecto pedagógico, a coordenadora da unidade, Vanessa Botelho, explicou que além da importância do trabalho lúdico, a ação reafirma com as crianças a importância dos cuidados na prevenção do Coronavírus e, principalmente, do uso da máscara. “Nossas crianças dão exemplo ao utilizarem a máscara corretamente. Através delas, conseguimos conscientizar muitos adultos que ainda não se disciplinaram ao uso correto e frequente desta importante ferramenta de prevenção”, disse.

A creche Santo Antonio continua com a comercialização de máscaras ao custo unitário de R$ 6. Os interessados em adquiri-las podem entrar em contato com a instituição, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h, nos telefones (12) 3887-3304 ou (12) 98198-1638.

A secretaria de educação de Caraguatatuba, através do setor de projetos, avalia compartilhar a experiência positiva do projeto desenvolvido pela Soaproc, às demais unidades do município.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart

Na última etapa da Copa São Paulo Light de Kart, realizada no renomado kartódromo Ayrton Senna em Interlagos, a jovem pilota de Caraguatatuba, Anna Luiza Pimpão, superou desafios e conquistou um lugar no pódio da F4 Graduados B, uma das categorias mais competitivas do campeonato. Após enfrentar dificuldades com seu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou recentemente o plantio de 97 mudas nativas em diversos pontos do município. Dentre as espécies plantadas estão Grumixamas, Pitangueiras, Ipês, Araçás, Abius, Ingás e Jambos. Os locais contemplados com as novas mudas incluem o Arco

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 11/04/2024
#PraTodos Verem: Cena de apresentação, atores fantasiados
15° Litoral Encena – Mostra de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba está com inscrições abertas

O Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba, tradicional festival de artes cênicas que reúne artistas e grupos teatrais de várias expressões, está com inscrições abertas. A 15ª edição em 2024, ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888 ou pessoalmente ao CCZ, a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 11/04/2024
Hospital Regional do Litoral Norte lança Serviço de Oftalmologia
Hospital Regional do Litoral Norte lança Serviço de Oftalmologia

Capacidade inicial é de cerca de 30 atendimentos mês O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes, lançou em abril o novo serviço de cirurgia oftalmológica, com o objetivo de oferecer mais comodidade à população local e agilizar a fila de espera de quem aguarda por

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024