Pesquisar No Site

Lei Aldir Blanc Caraguatatuba: Festival Crisálida celebra Mês da Mulher

Publicado em: 19/03/2021
Lei Aldir Blanc Caraguatatuba: Festival Crisálida celebra Mês da Mulher
Lei Aldir Blanc Caraguatatuba: Festival Crisálida celebra Mês da Mulher

Em comemoração ao Mês da Mulher, o Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC) e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) apresentam Festival Crisálida, composto por projetos dirigidos e protagonizados por algumas das mulheres contempladas pelo edital de conteúdo digital da Lei Aldir Blanc.

Com conteúdos diversificados, o Festival Crisálida será realizado nos dias 24, 26 e 31 de março, às 20h, com transmissão pelo Facebook do Conselho (facebook.com/conselhoculturacaragua) e da Fundação (facebook.com/Fundacc).

De acordo com a organização do Festival, o termo “Crisálida”, de forma simples, é o terceiro estado do ciclo de vida da borboleta, falando do estágio em que a lagarta atinge o seu desenvolvimento completo, solta a pele e produz a dura casca protetora da crisálida.

Para o núcleo organizador, a mulher, em seu estado latente, recolhida, imóvel, preparando-se para uma ideia que salta e liberta sua inspiração; Contorce-se dentro de si mesma, fechada em crisálida por fora e aberta ao florescer íntimo, o despertar feminino da transformação. Protegida numa espécie de casulo, pendurada por seus fios de seda, toda mulher quer tecer sua própria história; E depois que a dor enrijece seu corpo e a dureza da clausura quase congela seu coração, a mulher suspensa no galho fino que ainda a sustenta, despenca de sua metamorfose, mas abre os braços e ao invés de cair, voa.

“Sabemos a importância em dizer que esse Festival não alcança toda a pluralidade feminina existente, pois ainda há muito a se dizer sobre representatividade e que essas apresentações não abrangem tal discussão, mas contempla produções feitas por mulheres, sobre mulheres”, disseram.

“Eu não me vejo na palavra / Fêmea, alvo de caça

Conformada vítima / Prefiro queimar o mapa

Traçar de novo a estrada / Ver cores nas cinzas

E a vida reinventar

E um homem não me define / Minha casa não me define

Minha carne não me define / Eu sou meu próprio lar”

Programação completa

Abertura

 Dia 24/3 – (quarta-feira) – às 20h

  • Iassiene Fida Rossi Hernandez Veiga – Contr(ação) (Vídeo-arte)

A metodologia do vídeo-arte partiu de pesquisas realizadas em torno de Artaud e o corpo extra-cotidiano, em conjunção com o aumento da violência contra a mulher em período de isolamento social.

  • Rafaela Amorim dos Santos Fernandes – Duo Capitus (Show musical)

Duo Capitus é um projeto que tem como intuito propagar a produção musical feminina, por meio de apresentações digitais com repertórios compostos por músicas de autorias e interpretações de mulheres, sejam elas nacionais ou internacionais, e canções que falam sobre a relação da sociedade com o feminino.

Dia 26/03 – (sexta-feira) – às 20h

  • Luana Fida Rossi – Um inventário de Luana Fida (Vídeo-poema)

O vídeo-poema é baseado em relatos de mulheres que cruzaram o caminho da autora.

  • Ruty Helen Aparecida da Silva Oliveira – (Videoclipe)

Durante a exibição do videoclipe serão apresentados depoimentos reais de artistas e amigos da produtora, que de alguma forma venceram períodos difíceis de depressão ou ansiedade.

  • Tabyta Yasmin Aguiar de Barros – (Documentário)

O conteúdo digital proposto neste projeto remete ao empoderamento da mulher na cultura caiçara, a pesca como meio de sobrevivência e a herança culinária como acervo cultural histórico, que cada pescadora traz em sua trajetória, além de ser uma das atividades produtivas mais antigas do mundo, e que, ao longo do tempo, vem sendo realizada por homens.

  • Luciana Renna da Silva – (Vídeo)

O vídeo apresenta uma das formas de utilização da técnica do acordelamento na confecção de uma escultura feita com massa cerâmica, demonstrando a forma de modelagem, o tempo de secagem e a utilização das ferramentas para fazer o acabamento da escultura.

Dia 31/03 – (quarta-feira) – às 20h

  • Fernanda Leturia – (Show musical)

Fernanda Leturia interpreta músicas de repertório popular nacional e internacional que fizeram sucesso na voz de mulheres negras, reafirmando o valor e seu papel na história da música, como as cantoras Sandra de Sá, Alcione, Elza Soares, Etta James, Nina Simone, entre outras.

As produções exibidas durante o Festival foram realizadas por meio dos editais da Lei Aldir Blanc, pertencem ao Acervo da FUNDACC e poderão ser exibidas em diversas atividades e espaços conforme previsto no Edital.

O festival seguirá com novas fases nos próximos meses, com a curadoria da Sociedade Civil do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto

A apresentação é no dia 19 no Teatro Mario Covas. Participam do espetáculo o Água Viva Coral e o Corpo de Baile de Caraguatatuba. A entrada é gratuita Em comemoração aos 60 anos da Banda Municipal “Carlos Gomes”, comemorado dia 20 de abril, e aos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/04/2024
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa que liberou a solicitação de CREDENCIAMENTO DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO que desejam realizar a cobertura dos shows de aniversário da cidade, que serão realizados dias 19 e 20 de abril de 2024 na Praça da Cultura. Os pedidos de credenciamento deverão

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Operadores de turismo internacional escolhem Caraguatatuba como rota turística
Operadores de turismo internacional escolhem Caraguatatuba como rota turística

Caraguatatuba recebeu no final de semana uma famtour com sete operadores de turismo de diversos países para conhecer os produtos e serviços turísticos ofertados pela cidade. A visita é uma parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP, que tem por objetivo promover a região como

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/04/2024
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está levando serviços de limpeza e operação Bota-fora em bairros das regiões Centro e Norte do município. Entre os bairros da região Norte está o Garden Mar, que recebeu esta semana equipes da Sesep em todas as suas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 12/04/2024
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta

Depois do grande sucesso no Pegorelli na última quinta-feira (4/4), o Cinema nos Bairros, projeto itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza sua segunda sessão gratuita de 2024 nesta quinta-feira (11/4), às 19h, na Pista de Skate do Massaguaçu, na região norte da cidade. O projeto Cinema nos Bairros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024