Pesquisar No Site

Lei Aldir Blanc Caraguatatuba: Festival Crisálida celebra Mês da Mulher

Publicado em: 19/03/2021
Lei Aldir Blanc Caraguatatuba: Festival Crisálida celebra Mês da Mulher
Lei Aldir Blanc Caraguatatuba: Festival Crisálida celebra Mês da Mulher

Em comemoração ao Mês da Mulher, o Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC) e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) apresentam Festival Crisálida, composto por projetos dirigidos e protagonizados por algumas das mulheres contempladas pelo edital de conteúdo digital da Lei Aldir Blanc.

Com conteúdos diversificados, o Festival Crisálida será realizado nos dias 24, 26 e 31 de março, às 20h, com transmissão pelo Facebook do Conselho (facebook.com/conselhoculturacaragua) e da Fundação (facebook.com/Fundacc).

De acordo com a organização do Festival, o termo “Crisálida”, de forma simples, é o terceiro estado do ciclo de vida da borboleta, falando do estágio em que a lagarta atinge o seu desenvolvimento completo, solta a pele e produz a dura casca protetora da crisálida.

Para o núcleo organizador, a mulher, em seu estado latente, recolhida, imóvel, preparando-se para uma ideia que salta e liberta sua inspiração; Contorce-se dentro de si mesma, fechada em crisálida por fora e aberta ao florescer íntimo, o despertar feminino da transformação. Protegida numa espécie de casulo, pendurada por seus fios de seda, toda mulher quer tecer sua própria história; E depois que a dor enrijece seu corpo e a dureza da clausura quase congela seu coração, a mulher suspensa no galho fino que ainda a sustenta, despenca de sua metamorfose, mas abre os braços e ao invés de cair, voa.

“Sabemos a importância em dizer que esse Festival não alcança toda a pluralidade feminina existente, pois ainda há muito a se dizer sobre representatividade e que essas apresentações não abrangem tal discussão, mas contempla produções feitas por mulheres, sobre mulheres”, disseram.

“Eu não me vejo na palavra / Fêmea, alvo de caça

Conformada vítima / Prefiro queimar o mapa

Traçar de novo a estrada / Ver cores nas cinzas

E a vida reinventar

E um homem não me define / Minha casa não me define

Minha carne não me define / Eu sou meu próprio lar”

Programação completa

Abertura

 Dia 24/3 – (quarta-feira) – às 20h

  • Iassiene Fida Rossi Hernandez Veiga – Contr(ação) (Vídeo-arte)

A metodologia do vídeo-arte partiu de pesquisas realizadas em torno de Artaud e o corpo extra-cotidiano, em conjunção com o aumento da violência contra a mulher em período de isolamento social.

  • Rafaela Amorim dos Santos Fernandes – Duo Capitus (Show musical)

Duo Capitus é um projeto que tem como intuito propagar a produção musical feminina, por meio de apresentações digitais com repertórios compostos por músicas de autorias e interpretações de mulheres, sejam elas nacionais ou internacionais, e canções que falam sobre a relação da sociedade com o feminino.

Dia 26/03 – (sexta-feira) – às 20h

  • Luana Fida Rossi – Um inventário de Luana Fida (Vídeo-poema)

O vídeo-poema é baseado em relatos de mulheres que cruzaram o caminho da autora.

  • Ruty Helen Aparecida da Silva Oliveira – (Videoclipe)

Durante a exibição do videoclipe serão apresentados depoimentos reais de artistas e amigos da produtora, que de alguma forma venceram períodos difíceis de depressão ou ansiedade.

  • Tabyta Yasmin Aguiar de Barros – (Documentário)

O conteúdo digital proposto neste projeto remete ao empoderamento da mulher na cultura caiçara, a pesca como meio de sobrevivência e a herança culinária como acervo cultural histórico, que cada pescadora traz em sua trajetória, além de ser uma das atividades produtivas mais antigas do mundo, e que, ao longo do tempo, vem sendo realizada por homens.

  • Luciana Renna da Silva – (Vídeo)

O vídeo apresenta uma das formas de utilização da técnica do acordelamento na confecção de uma escultura feita com massa cerâmica, demonstrando a forma de modelagem, o tempo de secagem e a utilização das ferramentas para fazer o acabamento da escultura.

Dia 31/03 – (quarta-feira) – às 20h

  • Fernanda Leturia – (Show musical)

Fernanda Leturia interpreta músicas de repertório popular nacional e internacional que fizeram sucesso na voz de mulheres negras, reafirmando o valor e seu papel na história da música, como as cantoras Sandra de Sá, Alcione, Elza Soares, Etta James, Nina Simone, entre outras.

As produções exibidas durante o Festival foram realizadas por meio dos editais da Lei Aldir Blanc, pertencem ao Acervo da FUNDACC e poderão ser exibidas em diversas atividades e espaços conforme previsto no Edital.

O festival seguirá com novas fases nos próximos meses, com a curadoria da Sociedade Civil do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Em parceria com Fundacc, Sebrae-SP disponibiliza vagas para programa Criativ@s
Em parceria com Fundacc, Sebrae-SP disponibiliza vagas para programa Criativ@s

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), abriu 20 vagas exclusivas para o município de Caraguatatuba para o programa Criativ@s do Vale e Litoral Norte. As vagas disponíveis são para os programas de Economia Criativa

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/03/2021
Oficinas Culturais 2021: Credenciamento de artistas orientadores prorrogado até 19 de março
Oficinas Culturais 2021: Credenciamento de artistas orientadores é prorrogado até 19 de março

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) prorrogou prazo de inscrição para o credenciamento de artistas orientadores para prestação de serviço nas Oficinas Culturais 2021. Os agentes culturais que queiram compor o cadastro da Fundação terão até as 14h do dia 19 de março para entregarem seus projetos. Lembrando

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/03/2021
Secretário de Meio Ambiente de Ilhabela visita Ecopontos de Caraguatatuba
Secretário de Meio Ambiente de Ilhabela visita Ecopontos de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (16), a visita do secretário de Meio Ambiente de Ilhabela, Xico Graziano, que interessado nos projetos de gerenciamento de resíduos sólidos da cidade, procurou o município para trocar experiências e ideias. O encontro foi conduzido pela secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 16/03/2021
Central 156 inicia atendimento noturno de denúncias em Caraguatatuba
Central 156 inicia atendimento noturno de denúncias em Caraguatatuba

A Central de Relacionamento 156 iniciou na quarta-feira (24), o atendimento noturno para recebimento de denúncias referente ao não cumprimento da Fase Emergencial, no período entre 18h e 23h. No primeiro dia foram registrados 39 chamados, entre orientações e denúncias, por telefone e pelo aplicativo. As denúncias sobre aglomeração em

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 25/03/2021
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza possível descarte irregular no Rio Mococa
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza possível descarte irregular no Rio Mococa

Dando continuidade ao trabalho de fiscalização dos rios, principalmente na região norte, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou na terça-feira uma varredura pelo Rio Mococa, que deságua na praia que tem o mesmo nome. Ação semelhante foi realizada no rio Tabatinga. Os fiscais percorreram um

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 17/03/2021