Pesquisar No Site

Lei Aldir Blanc Caraguatatuba: Festival Crisálida celebra Mês da Mulher

Publicado em: 19/03/2021
Lei Aldir Blanc Caraguatatuba: Festival Crisálida celebra Mês da Mulher
Lei Aldir Blanc Caraguatatuba: Festival Crisálida celebra Mês da Mulher

Em comemoração ao Mês da Mulher, o Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC) e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) apresentam Festival Crisálida, composto por projetos dirigidos e protagonizados por algumas das mulheres contempladas pelo edital de conteúdo digital da Lei Aldir Blanc.

Com conteúdos diversificados, o Festival Crisálida será realizado nos dias 24, 26 e 31 de março, às 20h, com transmissão pelo Facebook do Conselho (facebook.com/conselhoculturacaragua) e da Fundação (facebook.com/Fundacc).

De acordo com a organização do Festival, o termo “Crisálida”, de forma simples, é o terceiro estado do ciclo de vida da borboleta, falando do estágio em que a lagarta atinge o seu desenvolvimento completo, solta a pele e produz a dura casca protetora da crisálida.

Para o núcleo organizador, a mulher, em seu estado latente, recolhida, imóvel, preparando-se para uma ideia que salta e liberta sua inspiração; Contorce-se dentro de si mesma, fechada em crisálida por fora e aberta ao florescer íntimo, o despertar feminino da transformação. Protegida numa espécie de casulo, pendurada por seus fios de seda, toda mulher quer tecer sua própria história; E depois que a dor enrijece seu corpo e a dureza da clausura quase congela seu coração, a mulher suspensa no galho fino que ainda a sustenta, despenca de sua metamorfose, mas abre os braços e ao invés de cair, voa.

“Sabemos a importância em dizer que esse Festival não alcança toda a pluralidade feminina existente, pois ainda há muito a se dizer sobre representatividade e que essas apresentações não abrangem tal discussão, mas contempla produções feitas por mulheres, sobre mulheres”, disseram.

“Eu não me vejo na palavra / Fêmea, alvo de caça

Conformada vítima / Prefiro queimar o mapa

Traçar de novo a estrada / Ver cores nas cinzas

E a vida reinventar

E um homem não me define / Minha casa não me define

Minha carne não me define / Eu sou meu próprio lar”

Programação completa

Abertura

 Dia 24/3 – (quarta-feira) – às 20h

  • Iassiene Fida Rossi Hernandez Veiga – Contr(ação) (Vídeo-arte)

A metodologia do vídeo-arte partiu de pesquisas realizadas em torno de Artaud e o corpo extra-cotidiano, em conjunção com o aumento da violência contra a mulher em período de isolamento social.

  • Rafaela Amorim dos Santos Fernandes – Duo Capitus (Show musical)

Duo Capitus é um projeto que tem como intuito propagar a produção musical feminina, por meio de apresentações digitais com repertórios compostos por músicas de autorias e interpretações de mulheres, sejam elas nacionais ou internacionais, e canções que falam sobre a relação da sociedade com o feminino.

Dia 26/03 – (sexta-feira) – às 20h

  • Luana Fida Rossi – Um inventário de Luana Fida (Vídeo-poema)

O vídeo-poema é baseado em relatos de mulheres que cruzaram o caminho da autora.

  • Ruty Helen Aparecida da Silva Oliveira – (Videoclipe)

Durante a exibição do videoclipe serão apresentados depoimentos reais de artistas e amigos da produtora, que de alguma forma venceram períodos difíceis de depressão ou ansiedade.

  • Tabyta Yasmin Aguiar de Barros – (Documentário)

O conteúdo digital proposto neste projeto remete ao empoderamento da mulher na cultura caiçara, a pesca como meio de sobrevivência e a herança culinária como acervo cultural histórico, que cada pescadora traz em sua trajetória, além de ser uma das atividades produtivas mais antigas do mundo, e que, ao longo do tempo, vem sendo realizada por homens.

  • Luciana Renna da Silva – (Vídeo)

O vídeo apresenta uma das formas de utilização da técnica do acordelamento na confecção de uma escultura feita com massa cerâmica, demonstrando a forma de modelagem, o tempo de secagem e a utilização das ferramentas para fazer o acabamento da escultura.

Dia 31/03 – (quarta-feira) – às 20h

  • Fernanda Leturia – (Show musical)

Fernanda Leturia interpreta músicas de repertório popular nacional e internacional que fizeram sucesso na voz de mulheres negras, reafirmando o valor e seu papel na história da música, como as cantoras Sandra de Sá, Alcione, Elza Soares, Etta James, Nina Simone, entre outras.

As produções exibidas durante o Festival foram realizadas por meio dos editais da Lei Aldir Blanc, pertencem ao Acervo da FUNDACC e poderão ser exibidas em diversas atividades e espaços conforme previsto no Edital.

O festival seguirá com novas fases nos próximos meses, com a curadoria da Sociedade Civil do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Caraguatatuba cresce 33% em arrecadação do Imposto de Renda em 2026
Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Caraguatatuba cresce 33% em arrecadação do Imposto de Renda em 2026

O Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) de Caraguatatuba registrou um avanço significativo no volume de doações recebidas por meio da destinação do Imposto de Renda, em 2026. O montante arrecadado atingiu R$ 79.563,72, crescimento de mais de 33% em comparação com os R$ 58.593,58 contabilizados em 2025. De acordo com o presidente do Conselho Municipal

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 18/08/2026
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe visita dos Coordenadores da Defesa Civil do município de Piquete
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe visita dos Coordenadores da Defesa Civil do município de Piquete

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu a visita do coordenador da Defesa Civil de Piquete, Maxwell Abreu Rodrigues de Azevedo, e do vice-coordenador Capitão da Policia Militar, Paulo Cesar Gonçalves de Alvarenga, na quinta-feira (27). Piquete fica a 198 km de distância de Caraguatatuba e de acordo com o último

Leia Mais Notícias Defesa Civil Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana Sem categoria Publicado em 31/08/2026
Campeonato Municipal de Futebol Amador começa com 13 vitórias e quatro empates em Caraguatatuba
Campeonato Municipal de Futebol Amador começa com 13 vitórias e quatro empates em Caraguatatuba

A bola voltou a rolar e, com ela, uma das competições mais tradicionais e aguardadas do calendário esportivo de Caraguatatuba. O Campeonato Municipal de Futebol Amador 2026 teve sua rodada de abertura no último domingo (2), reunindo atletas, dirigentes e torcedores nos campos do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug),

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/08/2026
População de Caraguatatuba já pode escolher nome do mascote da saúde bucal
População de Caraguatatuba já pode escolher nome do mascote da saúde bucal

A população de Caraguatatuba já pode participar da escolha do nome do mascote oficial das ações de saúde bucal do município. A votação foi aberta pela Prefeitura e pode ser feita pelo link https://forms.gle/Nb6Q8Gu2ScirxHw48. Coordenada pela Divisão de Gestão da Saúde Odontológica, vinculada à Secretaria de Saúde, a iniciativa convida

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/08/2026
08_13- Palestra Agosto Lilás Sesep-Foto Luís Gava(PMC) (21)
Palestra do Agosto Lilás conscientiza servidores da Secretaria de Serviços Públicos sobre violência contra a mulher em Caraguatatuba

A Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) de Caraguatatuba recebeu, nesta quinta-feira (13), uma palestra da campanha Agosto Lilás para conscientizar servidores e servidoras sobre a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. A atividade foi conduzida pela psicóloga Jaquelina Teixeira, do Centro de Referência da

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 5 - Igualdade de gênero Publicado em 13/08/2026