Pesquisar No Site

Caraguatatuba registra aumento de atendimentos e internações de pacientes de outras cidades

Publicado em: 15/03/2021
Destaques
Taxa de ocupação de UTI em Caraguatatuba é de 94% e Prefeitura desmente fake news
Caraguatatuba registra aumento de atendimentos e internações de pacientes de outras cidades

O colapso anunciado em unidades hospitalares de cidades da região já provocou efeito imediato em Caraguatatuba, com o aumento no número de atendimentos e internações.

O reflexo já é percebido na procura pelas estruturas municipais, principalmente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS). Cerca de 30% dos atendimentos são originários de outras cidades e agora Caraguatatuba também registrou o aumento do contágio em crianças.

O censo epidemiológico divulgado hoje pela Secretaria de Saúde aponta taxa de ocupação de 77% em UTI e 54% em Enfermaria.

Para se ter uma ideia, há dois pacientes internados na UPA Covid-19 que são de outros municípios: Natividade da Serra e Ubatuba.

Já na Casa de Saúde Stella Maris, o censo aponta quatro pacientes internados de outras cidades (Itatiba, Ubatuba, Roseira e Itaquaquecetuba), enquanto no Hospital Regional são 10 pacientes, oriundos de Ubatuba, Ilhabela, Taubaté, Campos do Jordão e Guarulhos.

Desde o início da pandemia, Caraguatatuba é exemplo no investimento municipal na montagem de leitos que ficarão como legado para a população, já que preferiu não criar hospitais de campanha que poderiam ser desmontados a qualquer momento.

A cidade disponibiliza hoje 20 leitos de UTI e 16 de Enfermaria na Casa de Saúde Stella Maris, além de mais 20 leitos de UTI e 80 de Enfermaria na UPA Covid-19. Como abriga o Hospital Regional do Litoral Norte, Caraguatatuba conta ainda com 35 leitos de UTI e 22 de Enfermaria já liberados.

A Secretaria de Saúde ressalta que o momento é de alerta por conta da migração natural de pacientes. Por isso, é importante a consciência da população neste momento da Fase Emergencial em Caraguatatuba.

O isolamento social é importante, além de todos os protocolos sanitários. Segundo o índice divulgado pelo Estado, a cidade tem registrado índices abaixo de 50% na taxa de isolamento, o que aumenta a preocupação das autoridades sanitárias da cidade.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira
Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (01/4), a Prefeitura de Caraguatatuba informa que o atendimento realizado no Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (Ciasc) do Pereque Mirim será transferido para a Central de Benefícios, localizada na Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. Com o intuito de proporcionar um melhor atendimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 27/03/2024
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros

Há seis anos, Caraguatatuba implantava o Banco de Leite Humano (BLH), um equipamento que contribui para toda região do Litoral Norte, com objetivo principal de fornecer leite pasteurizado aos bebês prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris que atende as

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 17/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou uma reunião nesta terça-feira (2) com representantes de empresas de caçambas. O encontro, liderado pelo secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, e pelo diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle, teve como objetivo alinhar mudanças e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba promove ação comunitária sobre Abril Azul no CRAS Sul
Prefeitura de Caraguatatuba promove ação comunitária sobre Abril Azul no CRAS Sul

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na última semana uma ação comunitária com o tema Abril Azul, em homenagem ao mês de conscientização sobre o autismo. O evento teve lugar no CRAS Sul, “Maria Luiza Bourabeby”, e contou com a participação de aproximadamente 40

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 22/04/2024
Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024