Pesquisar No Site

Caraguatatuba oficia Estado para envio de mais doses de vacinas contra a Covid-19

Publicado em: 10/03/2021
Destaques
Caraguatatuba oficia Estado para envio de mais doses de vacinas contra a Covid-19
Caraguatatuba oficia Estado para envio de mais doses de vacinas contra a Covid-19

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, notificou o Governo do Estado de São Paulo para o envio de mais doses das vacinas Coronavac/Butantan, imunizantes contra o novo coronavírus (Covid-19) para a cidade.

Atualmente, o município não vem recebendo números de imunizantes suficientes para serem aplicadas nos munícipes alvos de cada etapa de vacinação.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior assina ofício enviado para o Governo do Estado de São Paulo (Foto: Divulgação/PMC)

No ofício, o prefeito explanou os números de idosos residentes na cidade, cerca de 20 mil, e mostrou que as doses enviadas pelo Governo do Estado não são suficientes para vacinar 100% do público alvo.

O documento pedindo o aumento do envio de novas doses para Caraguatatuba foi encaminhado diretamente ao gabinete do secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn.

“Com esse ofício, estamos reiterando a quantidade de idosos cadastrados no município. O objetivo é buscar o envio de mais doses para atingir 100% de cada faixa etária estipulada pelo Plano Nacional de Imunização”, explica o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior.

Segunda dose para idosos com mais de 85 anos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), continua aplicando a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para idosos com mais de 85 anos.

#PraCegoVer: Sentada e de máscara, dona Anna recebe a vacina contra a Covid-19. Uma enfermeira aplica a dose do imunizante. Ela usa jaleco azul e outros equipamentos de proteção, como máscara, touca e óculos.

A segunda dose está sendo aplicada pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Na manhã desta quarta-feira (10), a equipe do PSF da UBS Massaguaçu aplicou a segunda dose da dona Anna Maria Peotta de Souza, 85 anos. Ela estava acompanhada da filha e neta, e do bisneto. Para ela, a vacinação é a esperança de vencer a Covid-19.

O prefeito Aguilar Junior também acompanhou a vacinação de dona Anna e, ao lado da secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, e de outros representantes da Sesau, ressaltou a importância da vacinação. “A vacinação é um sinal de esperança para todos nós”.

Dona Anna é hipertensa, diabética, em níveis moderados e controlados, e ainda usa marca-passo. A filha, Gisela Peotta de Souza Corrêa, 58 anos, garantiu que a partir de agora toda a família está mais tranquila. “Todos nós sabemos o quanto é importante a imunização dela”.

Antes do surto de Covid-19, Anna Maria fazia de tudo e não parava em casa. Gisela disse que a mãe era muito independente e ativa, por isso precisaram “segurar” ela em casa. Agora, a família distribuiu as tarefas diárias, como ir ao mercado e buscar medicamentos. ”Cada um de nós faz alguma coisa; isso evita que ela saia de casa e se contamine”, explicou a filha.

Mesmo com a segunda dose, baseada nas recomendações médicas, a família ainda vai evitar que a idosa saia de casa. “Nós queremos que ela continue em casa; neste momento é o local mais seguro”, afirmou a filha.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Sesau, até esta quarta-feira (10), a Prefeitura já vacinou 467 idosos com a segunda dose do imunizante.

Além da residência, o idoso também pode ser vacinado na sua UBS de referência. Para isso, basta apresentar o cartão de vacinação e um documento com foto.

A Prefeitura também está dando continuidade na vacinação dos idosos de 77 a 84 anos, que ainda não receberem a primeira dose da vacina. Esse grupo pode procurar a UBS de referência para ser imunizado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Das 12 unidades, apenas a UBS Tabatinga não irá receber o público-alvo. Moradores atendidos pela unidade poderão procurar outra mais próxima de sua residência, nesse caso é a UBS Massaguaçu.

Serviço – Clique aqui para ter saber o endereço das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira
Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (01/4), a Prefeitura de Caraguatatuba informa que o atendimento realizado no Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (Ciasc) do Pereque Mirim será transferido para a Central de Benefícios, localizada na Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. Com o intuito de proporcionar um melhor atendimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 27/03/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em parceria com a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou mais uma ação de combate à invasão em Área de Preservação Permanente (APP) na região do Olaria. A operação ocorreu esta semana e as autoridades

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 05/04/2024
Caraguatatuba implementa ações traçadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Caraguatatuba implementa ações traçadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A médio prazo, medida pode colocar Caraguá no mapa das cidades com melhores pontuações e chances de investimentos  A Prefeitura de Caraguatatuba tem avançado significativamente na implementação de projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Uma das metas é colocar a cidade em evidência, melhorando

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/04/2024
Prefeitura divulga resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato
Prefeitura divulga resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nesta sexta-feira (19), resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). O pleito foi realizado na quinta-feira (18), na Secretaria de Turismo e contou com 160 votos. O Conselho tem composição paritária entre membros do poder público e

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024
CCZ de Caraguatatuba está com telefone temporariamente indisponível
CCZ de Caraguatatuba está com telefone temporariamente indisponível

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que o telefone do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está temporariamente indisponível. O reparo da linha já foi solicitado à operadora telefônica, responsável pelo conserto. Enquanto a manutenção não é finalizada, a única alternativa é o atendimento presencial. O CCZ está localizado na Rua

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/04/2024