Pesquisar No Site

Covid-19: Caraguatatuba começa vacinação em domicílio para idosos entre 85 e 89 anos

Publicado em: 16/02/2021
Covid-19: Caraguatatuba começa vacinação em domicílio para idosos entre 85 e 89 anos
Covid-19: Caraguatatuba começa vacinação em domicílio para idosos entre 85 e 89 anos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou hoje (15) a imunização de idosos entre 85 e 89 anos contra o novo coronavírus (Covid-19), em domicílio.

#PraCegoVer: Ao lodo do prefeito Aguilar Junior e de profissionais de saúde, seu César posa para foto (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Logo pela manhã, a equipe de imunização do Programa de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde (UBS) Porto Novo foi até a residência de César Gomes de Ernesto, de 85 anos. Ele foi o primeiro idoso dessa faixa etária a receber a dose da vacina contra a Covid-19 no município.

O aposentado também recebeu as visitas do prefeito Aguilar Junior, do secretário de Saúde e médico Gustavo Boher e de outros representantes da Sesau. Ao conversar com César, o prefeito fez questão de lembrar que ele é o primeiro dessa faixa etária a ser vacinado. “O ato de hoje representa o início da vacinação desse grupo de idosos”, disse.

Seu César, que aguardava ansioso pelo dia da vacinação, se emocionou ao conversar com a equipe de saúde. A espera e o desejo de receber a dose da vacina contra a doença eram grande. Por isso, ao saber da notícia de que seria o primeiro de sua faixa etária a ser imunizado fez questão de avisar a família que vive na capital, São Paulo, e também no exterior.

Para ele, o dia representa “a esperança e a liberdade de uma prisão imposta pela Covid-19”. Isso porque desde o início da pandemia César deixou de visitar as duas filhas e netas. “O fato de não poder ir visitar e abraçar cada uma delas é um castigo e sinto saudades; a Covid tirou a minha liberdade de ir e vir”.

A satisfação de estar sendo vacinado é enorme. Contudo, seu César ainda se preocupa com o coletivo. Ele queria estar sendo vacinado com toda a população. “Infelizmente, sei que isso não é possível, mas seria ótimo se todas as pessoas estivessem sendo vacinadas. Queria poder dividir essa alegria com cada uma delas”, contou.

Após a vacinação, seu César ainda agradeceu os profissionais de saúde. “Essas pessoas merecem todo o nosso respeito, eles lutaram contra essa doença e não foi nada fácil. Fica aqui o meu sentimento de gratidão”.

Além dos idosos entre 85 a 89 anos, a Prefeitura de Caraguatatuba já iniciou a imunização para idosos acima de 90 anos e os que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), e profissionais de saúde.

Segundo a Vigilância Epidemiológica (VE) de Caraguatatuba, 3.776 doses já foram aplicadas, sendo 497 idosos (ILPIs e acima de 90 anos) e 3.279 profissionais de Saúde.

É importante ressaltar que para receber a vacinação em domicílio, o idoso deve estar devidamente cadastrado no Programa de Saúde da Família (PSF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Caso ainda não seja cadastrado, o idoso ou responsável poderá ligar ou ir até a unidade de saúde mais próxima, repassar os dados e pegar todas as orientações.

Ao todo, o município conta com 12 UBSs: Ademir Reis (Perequê-Mirim), José Maurício Borges (Perequê-Mirim), Porto Novo, Morro do Algodão, Tinga, Jaraguazinho, Rio do Ouro, Sumaré, Casa Branca, Jetuba, Massaguaçu e Tabatinga. As unidades funcionam das 7h às 17h, de segunda a sexta.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

PAT de Caraguatatuba tem novas vagas de emprego
PAT de Caraguatatuba tem novas vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou o quadro de vagas nesta terça-feira (9/2), com novas oportunidades nas áreas de encarregado de pátio, panfleteiro, auxiliar de limpeza, operador de caixa, escriturário, recepcionista de ótica, contatólogo, consultor de vendas, auxiliar de vendas, montador de óculos, balconista com CNH,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/02/2021
Prefeitura de Caraguatatuba inicia ‘Operação Bicho-Preguiça’ e retira carros abandonados das ruas
Prefeitura de Caraguatatuba inicia ‘Operação Bicho-Preguiça’ e retira carros abandonados das ruas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, deu início neste mês à ‘Operação Bicho-Preguiça’ que visa a retirada de carros abandonados em vias públicas. Na segunda-feira (8) os agentes de trânsito fizeram a remoção de dois veículos, um Fiat Siena deixando na

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 09/02/2021
Secretaria da Saúde de Caraguatatuba faz prestação de contas online do 3º quadrimestre de 2020
Secretaria da Saúde de Caraguatatuba faz prestação de contas online do 3º quadrimestre de 2020

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realizou a audiência pública online de Prestação de Contas do 3º Quadrimestre de 2020 na manhã desta quinta-feira (25/2), na Câmara Municipal.  Para assegurar a participação remota da população, a audiência foi transmitida pelo site da Câmara de Caraguatatuba (https://www.camaracaragua.sp.gov.br/) e redes sociais (Página

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 25/02/2021
Desconto de 5% na cota única do IPTU 2021 vence dia 22 de fevereiro em Caraguatatuba
Desconto de 5% na cota única do IPTU 2021 vence dia 22 de fevereiro em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, oferece 5% de desconto no pagamento à vista do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) até o dia 22 de fevereiro (segunda-feira).  A 2ª via do carnê do IPTU pode ser solicitada de segunda a sexta-feira, das

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 08/02/2021
CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de fevereiro
CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de fevereiro

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) faz o recadastramento de servidores municipais inativos, aposentados e pensionistas aniversariantes do mês até o dia 26 de fevereiro (sexta-feira), na sede da entidade. Em razão das restrições da Fase Vermelha do Plano SP de atendimento ao público para conter o

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 04/02/2021