Pesquisar No Site

Covid-19: Caraguatatuba começa vacinação em domicílio para idosos entre 85 e 89 anos

Publicado em: 16/02/2021
Covid-19: Caraguatatuba começa vacinação em domicílio para idosos entre 85 e 89 anos
Covid-19: Caraguatatuba começa vacinação em domicílio para idosos entre 85 e 89 anos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou hoje (15) a imunização de idosos entre 85 e 89 anos contra o novo coronavírus (Covid-19), em domicílio.

#PraCegoVer: Ao lodo do prefeito Aguilar Junior e de profissionais de saúde, seu César posa para foto (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Logo pela manhã, a equipe de imunização do Programa de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde (UBS) Porto Novo foi até a residência de César Gomes de Ernesto, de 85 anos. Ele foi o primeiro idoso dessa faixa etária a receber a dose da vacina contra a Covid-19 no município.

O aposentado também recebeu as visitas do prefeito Aguilar Junior, do secretário de Saúde e médico Gustavo Boher e de outros representantes da Sesau. Ao conversar com César, o prefeito fez questão de lembrar que ele é o primeiro dessa faixa etária a ser vacinado. “O ato de hoje representa o início da vacinação desse grupo de idosos”, disse.

Seu César, que aguardava ansioso pelo dia da vacinação, se emocionou ao conversar com a equipe de saúde. A espera e o desejo de receber a dose da vacina contra a doença eram grande. Por isso, ao saber da notícia de que seria o primeiro de sua faixa etária a ser imunizado fez questão de avisar a família que vive na capital, São Paulo, e também no exterior.

Para ele, o dia representa “a esperança e a liberdade de uma prisão imposta pela Covid-19”. Isso porque desde o início da pandemia César deixou de visitar as duas filhas e netas. “O fato de não poder ir visitar e abraçar cada uma delas é um castigo e sinto saudades; a Covid tirou a minha liberdade de ir e vir”.

A satisfação de estar sendo vacinado é enorme. Contudo, seu César ainda se preocupa com o coletivo. Ele queria estar sendo vacinado com toda a população. “Infelizmente, sei que isso não é possível, mas seria ótimo se todas as pessoas estivessem sendo vacinadas. Queria poder dividir essa alegria com cada uma delas”, contou.

Após a vacinação, seu César ainda agradeceu os profissionais de saúde. “Essas pessoas merecem todo o nosso respeito, eles lutaram contra essa doença e não foi nada fácil. Fica aqui o meu sentimento de gratidão”.

Além dos idosos entre 85 a 89 anos, a Prefeitura de Caraguatatuba já iniciou a imunização para idosos acima de 90 anos e os que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), e profissionais de saúde.

Segundo a Vigilância Epidemiológica (VE) de Caraguatatuba, 3.776 doses já foram aplicadas, sendo 497 idosos (ILPIs e acima de 90 anos) e 3.279 profissionais de Saúde.

É importante ressaltar que para receber a vacinação em domicílio, o idoso deve estar devidamente cadastrado no Programa de Saúde da Família (PSF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Caso ainda não seja cadastrado, o idoso ou responsável poderá ligar ou ir até a unidade de saúde mais próxima, repassar os dados e pegar todas as orientações.

Ao todo, o município conta com 12 UBSs: Ademir Reis (Perequê-Mirim), José Maurício Borges (Perequê-Mirim), Porto Novo, Morro do Algodão, Tinga, Jaraguazinho, Rio do Ouro, Sumaré, Casa Branca, Jetuba, Massaguaçu e Tabatinga. As unidades funcionam das 7h às 17h, de segunda a sexta.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura divulga resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato
Prefeitura divulga resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nesta sexta-feira (19), resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). O pleito foi realizado na quinta-feira (18), na Secretaria de Turismo e contou com 160 votos. O Conselho tem composição paritária entre membros do poder público e

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo chega ao clímax, com as equipes finalistas já definidas e prontas para a grande final que acontecerá no próximo sábado, dia 20. No Futsal, a equipe Tuka Bike garantiu seu lugar na final ao vencer o time Travados/Caiçaras por

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril

Caraguatatuba receberá a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições devem ser concluídas até o dia 9. A expectativa para este ano é bastante positiva já que são esperados 1.300 pessoas, entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
Público lota Teatro Mario Covas no Concerto de Gala da Banda Carlos Gomes
Público lota Teatro Mario Covas no Concerto de Gala da Banda Carlos Gomes

Com grande público que lotou o Teatro Mario Covas, o Concerto de Gala da Banda Municipal “Carlos Gomes” comemorou seus 60 anos em um espetáculo musical na noite do último dia 19, marcando as festividades dos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba. Na mesma noite foi aberta a exposição

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024