Pesquisar No Site

Na busca pelo título de mestre do xadrez, dupla de Caraguatatuba se destaca no ‘Festival Floripa Chess Open 2021’

Na busca pelo título de mestre do xadrez, dupla de Caraguatatuba se destaca no ‘Festival Floripa Chess Open 2021’
Na busca pelo título de mestre do xadrez, dupla de Caraguatatuba se destaca no ‘Festival Floripa Chess Open 2021’

A dupla formada por Fabio Alves e Francisco de Assis se destacou no ‘Festival Floripa Chess Open 2021’, que reúne grandes mestres do xadrez. O evento, considerado o maior do País, começou no sábado (16) e vai até domingo (24), no ‘Lira Tênis Clube’ em Florianópolis, Santa Cantarina.

#PraCegoVer: No lado esquerdo da imagem é possível observar a dupla de Caraguatatuba no segundo lugar do pódio. Os dois estão com medalhas e usam máscaras de proteção (Foto: Divulgação/PMC)

Os dois atletas da Secretaria de Esportes e Recreação (Secer) de Caraguatatuba pegaram o segundo lugar no torneio ‘Floripa Team Open’. A dupla caraguatatubense competiu contra outras 24 duplas vindas de vários estados do Brasil, como Acre, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Para Fábio, o desempenho da dupla foi muito acima da média ao competir contra mestres de xadrez. “Tivemos uma preparação muito boa; o fato de ter ficado mais em casa, por conta da pandemia, possibilitou a intensificação dos treinamentos, principalmente online. Foram várias e várias horas de treino, então foi uma preparação e tanto”.

“A preparação para a competição começou há seis meses”, contou Francisco. Nesse meio tempo, ele decidiu buscar um treinamento mais intenso. Foi aí que o atleta começou a praticar o xadrez com o jogador cubano que é considerado o ‘número 1’ dessa mesma competição. “Além disso, eu e o ‘Fabinho’ treinávamos juntos por mais de seis, setes horas ao dia”, ressaltou.

Sobre domingo (17), Francisco garantiu que ficou satisfeito com o resultado. “Ficamos atrás do primeiro colocado por apenas um ponto. Perdemos apenas uma partida. Mesmo assim acredito que começamos o torneio muito bem”.

#PraCegoVer: Na imagem é possível observar Francisco durante uma partida de xadrez. Ele está com camiseta na cor vinho. Ele está concentrado e atento ao jogo (Foto: Divulgação/PMC)

A dupla ainda tem um grande caminho a percorrer ao longo da semana, já que o troneio principal é dividido em dez rodadas e se iniciou na segunda-feira (18). “Quero fazer no mínimo 70% dos pontos. A intenção é se destacar e chegar próximo ao título de mestre. Vamos nos preparar, torcer, dormir bem, fazer as coisas com dedicação”, disse Fabinho.

O evento principal conta com cerca de 260 jogadores de xadrez de todas as partes do Brasil e da América do Sul.

A competição também irá receber grandes mestres do xadrez mundial. Entre eles estão o único bi-campeão do Floripa Open, o uruguaio Andrés Rodríguez, o norte-americano Robert Hungaski e o paraguaio José Cubas.

Medidas de segurança para prevenção da Covid-19

Os organizadores do evento adotaram diversas medidas para prevenir a transmissão do novo coronavírus, como a obrigatoriedade do uso de máscaras; a disponibilização de totens com álcool em gel 70; medição de temperatura e tapetes de higienização também estão entre os procedimentos de segurança, já utilizados pela própria estrutura do Clube.

As medidas foram tomadas para assegurar melhores condições possíveis, dentro das normas de segurança, que seguem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Federação Internacional de Xadrez, da vigilância sanitária e das autoridades de saúde locais.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba realizou esta semana a implantação de melhorias para a drenagem de águas pluviais na rua Itália Baffi, no bairro Massaguaçu, região Norte da cidade. As melhorias consistem na construção de uma caixa coletora de concreto, implantação de três tubos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março

A Prefeitura de Caraguatatuba, somente no mês de março, instalou e recuperou 207 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade entre verticais e horizontais. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais (placas do tipo sentido obrigatório, proibido estacionar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para 'Dia do Observador de Aves' até 1° de maio
Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para ‘Dia do Observador de Aves’ até 1° de maio

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa a prorrogação do prazo para o Concurso de Fotografia em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, até a próxima quarta-feira (1°/05). Portanto, os interessados em concorrer ainda podem se increver e enviar a foto

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta

Depois do grande sucesso no Pegorelli na última quinta-feira (4/4), o Cinema nos Bairros, projeto itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza sua segunda sessão gratuita de 2024 nesta quinta-feira (11/4), às 19h, na Pista de Skate do Massaguaçu, na região norte da cidade. O projeto Cinema nos Bairros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024