Pesquisar No Site
Profissionais de Saúde de Caraguatatuba aderem Programa de Incentivo à Educação
Profissionais de Saúde de Caraguatatuba aderem Programa de Incentivo à Educação
A Organização Social João Marchesi (OSJM), responsável pela gestão das unidades de saúde de Caraguatatuba, criou um programa de incentivo de educação para seus profissionais que por algum motivo ou outro interromperam seus estudos, seja no ensino fundamental, médio ou superior.
Segundo a instituição, o ‘Programa de Incentivo a Educação para Adultos’ oferece um “empurrãozinho” para quem tem o desejo de se formar ou ingressar novos estudos e não teve oportunidades para seguir adiante.
O ‘Programa de Incentivo a Educação para Adultos’ foi idealizado em 2018 quando Adriana Simões, líder do serviço de higienização e hotelaria da OSJM, iniciou as contratações para o ‘Projeto Verão’, que visa à contratação de mais profissionais para atender a grande demanda do serviço de saúde durante alta temporada.
“Durante essas contrações, nós percebemos que muitas mulheres, entre 20 e 40 anos de idade, candidatas ao cargo de auxiliar de limpeza não tinham concluído o ensino médio ou fundamental”. “Nós não vimos isso com os homens. Eles tinham concluído seus estudos”, ressaltou.
Ela explicou que algumas atividades demandavam muitas leituras, realização de relatórios e preenchimento de planilhas. Por isso, o grau de instrução era extremamente importante. E foi ai que Adriana resolveu fazer uma proposta para contratar essas mulheres. A ideia era incentivá-las a retornarem aos estudos pelo EJA – Educação de Jovens Adultos – e o ENCCEJA, que é um exame destinado às pessoas que não concluíram seus estudos.
“Fizemos um acordo; elas seriam contratadas e voltariam aos seus estudos. Nós abrimos essa oportunidade para elas trabalharem e elas toparam na hora”, explicou. “A intenção não era só auxiliar o lado profissional. Ajudar no desenvolvimento pessoal era o nosso maior objetivo”, contou Adriana.
O programa possibilitou o aumento da confiança dos profissionais e deu mais oportunidade de crescimento com promoções internas e a valorização profissional. Ele foi ampliado e hoje, de acordo com a OSJM, cerca de 80 profissionais, entre homens e mulheres, das áreas de higiene, recepção, enfermagem e nutrição voltaram aos estudos. “A maioria deles contou ainda com algum tipo de promoção profissional na empresa”, explicou.
Para Adriana, acompanhar histórias de superação das pessoas, acreditar na mudança e no crescimento delas é gratificante. “Esse programa é para o morador da cidade, para os nossos profissionais”. “O ‘Programa de Incentivo a Educação para Adultos’ vai continuar e não vai deixar de funcionar. É o nosso cuidado com esses profissionais; é uma parceria com eles”, finalizou.
Veja Também Recentes
Cine Hartãt exibe documentário indígena “Do Colo da Terra” no dia 17 de outubro em Caraguatatuba
O projeto Cine Hartãt exibe no dia 17 de outubro (sábado), às 19h, o documentário “Do Colo da Terra”, dirigido por Renata Meirelles e David Vêluz. A sessão é gratuita e ocorre no Ponto de Cultura Viva Espaço Hartãt – Acervo Indígena, em Caraguatatuba. A exibição marca o encerramento do
Circuito Mirim de Natação reúne 186 atletas em Caraguatatuba durante disputa da 2ª etapa
A 2ª etapa do Circuito Mirim de Natação reuniu atletas, familiares e admiradores da modalidade no último sábado (17), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), em Caraguatatuba. A competição atraiu o público às arquibancadas para acompanhar as provas e prestigiar os jovens nadadores. Realizado pela Federação Aquática Paulista (FAP),
Atletas de Caraguatatuba conquistam medalhas e chegam a três finais na Liga Digital de Tênis de Mesa
Atletas de Caraguatatuba participaram, no domingo (27), da 8ª etapa da Liga Digital de Tênis de Mesa, realizada em Guarulhos (SP). A competição reuniu cerca de 400 participantes e contou com representantes do município, que conquistaram medalhas e garantiram presença em três finais. Sob orientação do técnico Rodrigo Santos, a
Rio Juqueriquerê pode ganhar roteiro turístico voltado à tradição caiçara
A tradição caiçara, a pesca artesanal e a riqueza ambiental de Caraguatatuba podem ganhar novas oportunidades de valorização com a possível implantação de um roteiro turístico de base comunitária no Rio Juqueriquerê, na região do Porto Novo. A proposta busca aproximar os visitantes do modo de vida das comunidades pesqueiras,
Caraguatatuba abre inscrições para 32 bolsas de estudo e prazo vai até 31 de outubro
Estão abertas as inscrições do processo seletivo da Prefeitura de Caraguatatuba para concessão e renovação de 32 bolsas de estudos no Colégio Módulo. As oportunidades são destinadas a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica do município, com descontos de 33,33%, 50% e 100%. Quem optar pela inscrição presencial pode entregar a documentação