Pesquisar No Site

Procon de Caraguatatuba alerta sobre “pegadinhas” e golpes nas ofertas da Black Friday

Publicado em: 25/11/2020
Destaques
Procon de Caraguatatuba alerta sobre  “pegadinhas” e golpes nas ofertas da Black Friday
Procon de Caraguatatuba alerta sobre “pegadinhas” e golpes nas ofertas da Black Friday

Em 2020, a Black Friday, evento em que diversos estabelecimentos comerciais promovem descontos e promoções, será na próxima sexta-feira (27/11) e o Procon da Prefeitura de Caraguatatuba fornece orientações para os consumidores a aproveitarem data de forma consciente e responsável.

#PraCegoVer: Vendedores em frente loja do Centro de Caraguatatuba com coletes anunciando a “Black Friday” do estabelecimento. (Foto: Divulgação/PMC)

O diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, orienta que o consumidor fique atento às ofertas recebidas por e-mail. “Se o consumidor estiver pesquisando um produto no site da loja, e depois receber e-mail com preço promocional não compre! Geralmente é golpe. O cliente deve entrar no site da loja e verificar se o valor do produto baixou o preço, desconfie sempre!”.

Além disso, a recomendação de Moreira é que o comprador não realize transações via WhatsApp, Facebook ou Instagram e as compras devem ser sempre por meio de cartão de crédito. “Se for golpe, você pode conseguir um desacordo comercial e cancelar a compra, já no boleto não há esta possibilidade, e infelizmente, o consumidor não vai conseguir o dinheiro de volta”, alerta.

Ao todo, o Procon da Prefeitura de Caraguatatuba recebeu 16 reclamações relacionadas a venda de produtos na Black Friday de 2019. As queixas chegaram ao órgão no mês de dezembro.  Dessas 16, 14 estavam relacionadas a não entrega da mercadoria, uma à venda enganosa (entrega de um produto de baixa qualidade que não executa da finalidade anunciada) e mais uma relacionada à publicidade enganosa.

A Black Friday (em português, sexta-feira negra) é o dia que inaugura a temporada de compras de Natal grandes promoções em muitas lojas. É um dia depois do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), nos Estados Unidos, após quarta quinta-feira do mês de novembro.

Reclamação – Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

O atendimento para registro de reclamações, retorno e cadastro de Nota Fiscal Paulista é realizado de segunda a quinta-feira, das 9h às 14h. Na sexta-feira, a equipe fiscaliza os locais com mais reclamações dos consumidores.

O atendimento ao público do Procon de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282 ou pelo procon@caraguatatuba.sp.gov.br.

Veja mais orientações

Recomenda-se fazer uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e que estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto e prejudicar o orçamento.

Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.

O valor do frete também é algo que deve ser observado – se o valor for muito alto, o preço promocional pode não valer a pena.

Nas compras feitas em sites, é preciso estar atento se há alteração no preço informado inicialmente (da oferta inicial, passando pela colocação do produto no carrinho até o pagamento).

Antes de qualquer compra online, é importante fazer uma consulta à lista “evite estes sites” do Procon-SP https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

Serviço

Procon da Prefeitura de Caraguatatuba

Endereço: Av. Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro

Horário de Atendimento: Das 9h às 14h – de segunda a sexta-feira

Telefone: (12) 3897-8282

E-mail: procon@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal terá mais duas rodadas de jogos pelas oitavas de final nesta quarta-feira (27), no Ginásio Morro do Algodão. A competição promete muita emoção com dois jogos imperdíveis. Às 20h terá o confronto entre Hidráulica Caiçara e Litoral City. Em seguida, às 21h, será

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/03/2024
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, realizou nessa segunda-feira (1/4) a formatura de estudantes no Programa Bombeiro na Escola. Foram 187 formandos do 8º ano, de sete turmas da EMEF Professora Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim). O programa

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/04/2024
CCZ de Caraguatatuba está com telefone temporariamente indisponível
CCZ de Caraguatatuba está com telefone temporariamente indisponível

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que o telefone do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está temporariamente indisponível. O reparo da linha já foi solicitado à operadora telefônica, responsável pelo conserto. Enquanto a manutenção não é finalizada, a única alternativa é o atendimento presencial. O CCZ está localizado na Rua

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 188 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência e sete de soldador. O PAT

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 15/04/2024
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, revitalizou esta semana a demarcação de vagas de estacionamento em frente à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Foram demarcadas um total de 20 vagas, sendo sete para pessoas com deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 12/04/2024