Pesquisar No Site

Prefeito de Caraguatatuba cobra e Sabesp anuncia obras de esgoto no Jaraguazinho e Golfinhos 1 para este ano

Publicado em: 13/08/2020
Prefeito de Caraguatatuba cobra e Sabesp anuncia obras de esgoto no Jaraguazinho e Golfinhos 1 para este ano
Prefeito de Caraguatatuba cobra e Sabesp anuncia obras de esgoto no Jaraguazinho e Golfinhos 1 para este ano

Os inícios das obras para implantação das redes de esgoto dos bairros Jaraguazinho e Golfinhos, fase 1, em Caraguatatuba, devem começar ainda neste ano.

A informação foi dada ao prefeito Aguilar Junior pelo superintendente da Sabesp, Rui César Rodrigues Bueno, durante entrega da revitalização da Praça Isaías de Souza, no Porto Novo, Região Sul. Na ocasião, o prefeito aproveitou para cobrar sobre a atual situação desses dois projetos considerados prioritários para o município.

No caso do Jaraguazinho, o gerente da Sabesp em Caraguatatuba, Pedro Veiga, explicou que toda a parte de projeto está em andamento e que, em breve, devem começar os trabalhos de escavação que deve beneficiar cerca de 800 famílias. “O Jaraguazinho tem um forte apelo para ter esgoto e do ponto de vista técnico será uma obra bem complexa por ter imóveis em terrenos altos e baixos”.

Em relação ao Golfinhos, inicialmente deve ser contemplada a primeira fase com as residências mais próximas à Rodovia Rio-Santos  com cerca de 800 ligações. “Vamos usar nossa equipe para fazer essa obra que envolve a construção de uma estação elevatória que será incorporada ao restante do bairro da parte mais próxima ao Rio Camburu, implantação das redes e ligações de esgoto”, antecipou o superintendente da Sabesp.

Conforme ele, o objetivo é começar os trabalhos ainda neste ano, mas tudo vai depender do andamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Caso contrário, no mais tardar, as obras físicas devem se iniciar até o primeiro trimestre de 2021.

Diante da manifestação da Sabesp, o prefeito Aguilar Junior agradeceu a parceria que nos últimos três anos e meio atendeu mais de 15 mil famílias. “Quero agradecer porque a Sabesp tem trabalhado para cumprir todos os prazos e, juntos, vamos conseguir chegar à universalização de água e esgoto para todo o município”. 

Cada uma das obras está estimada em cerca de R$ 6 milhões. Elas estão contempladas dentro do Plano de Investimentos das Obras de Esgoto e Água previstos para Caraguatatuba a partir deste ano que motivou a renovação do contrato da Sabesp com o município.  

Adoção de Praça

O encontro do prefeito Aguilar Junior com o superintendente da Sabesp serviu para formalizar a adoção da Praça Isaías de Souza, no Porto Novo, pela empresa concessionária do serviço de água e esgoto.

#PraCegoVer: Imagem mostra a área revitalizada tento ao fundo a caixa d´água da Sabesp com pintura de caiçara (Foto: Divulgação/PMC)

O local foi revitalizado e a caixa d´água ganhou toda uma pintura sobre a vida dos caiçaras. Um parquinho com balanço, escorregador e ponte todo em madeira também foi colocado no espaço para beneficiar as crianças do bairro. Paisagismo também faz parte do novo cenário.

“Esta caixa d´água e a ponte sobre o rio Juqueriquerê são dois símbolos do Porto Novo e a revitalização do espaço é uma contribuição à comunidade”, destacou o prefeito Aguilar Junior.

Para Edson de Souza Junior, funcionário da Sabesp há mais de 20 anos e neto do caiçara que dá nome à praça, a homenagem é especial para a família uma vez que seu avô foi um dos fundadores do Porto Novo, tradicional reduto de pescadores.

Ele fez questão de lembrar sua avó D.Cândida de Souza, a doceira mais querida do bairro, seu pai Edson de Souza (Kem Kem), e os tios Vulmaro de Souza e Isaías de Souza Filho (Beco), todos já falecidos, e a tia Dalzira de Souza, ainda residente no bairro.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre

Caraguatatuba se prepara para receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, agendado para os próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (03) mais uma  formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar. Foram formados 168 alunos da EMEF Professora Jane Urbano Focesi, bairro Perequê Mirim. O evento, realizado nas dependências da unidade escolar, contou

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã

O evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), realizará uma limpeza de praia nesta sexta-feira (29), a partir das 8h. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba fechou o balanço do primeiro trimestre de 2024. Foram realizados 210 atendimentos para as famílias assistidas, com entrega de aproximadamente 5.300 peças de roupas pessoais, 282 peças de roupas de cama e banho e 89 cobertores. Ao todo, 27 famílias receberam algum tipo

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 05/04/2024
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebeu e acolheu 651 homens entre janeiro e abril deste ano na Casa de Acolhimento Temporário Popular (CATEP/SOSANED). Além disso, nove homens em situação de rua conseguiram emprego nos três primeiros meses de 2024, graças ao equipamento de acolhimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024