Pesquisar No Site

Prefeito de Caraguatatuba cobra e Sabesp anuncia obras de esgoto no Jaraguazinho e Golfinhos 1 para este ano

Publicado em: 13/08/2020
Prefeito de Caraguatatuba cobra e Sabesp anuncia obras de esgoto no Jaraguazinho e Golfinhos 1 para este ano
Prefeito de Caraguatatuba cobra e Sabesp anuncia obras de esgoto no Jaraguazinho e Golfinhos 1 para este ano

Os inícios das obras para implantação das redes de esgoto dos bairros Jaraguazinho e Golfinhos, fase 1, em Caraguatatuba, devem começar ainda neste ano.

A informação foi dada ao prefeito Aguilar Junior pelo superintendente da Sabesp, Rui César Rodrigues Bueno, durante entrega da revitalização da Praça Isaías de Souza, no Porto Novo, Região Sul. Na ocasião, o prefeito aproveitou para cobrar sobre a atual situação desses dois projetos considerados prioritários para o município.

No caso do Jaraguazinho, o gerente da Sabesp em Caraguatatuba, Pedro Veiga, explicou que toda a parte de projeto está em andamento e que, em breve, devem começar os trabalhos de escavação que deve beneficiar cerca de 800 famílias. “O Jaraguazinho tem um forte apelo para ter esgoto e do ponto de vista técnico será uma obra bem complexa por ter imóveis em terrenos altos e baixos”.

Em relação ao Golfinhos, inicialmente deve ser contemplada a primeira fase com as residências mais próximas à Rodovia Rio-Santos  com cerca de 800 ligações. “Vamos usar nossa equipe para fazer essa obra que envolve a construção de uma estação elevatória que será incorporada ao restante do bairro da parte mais próxima ao Rio Camburu, implantação das redes e ligações de esgoto”, antecipou o superintendente da Sabesp.

Conforme ele, o objetivo é começar os trabalhos ainda neste ano, mas tudo vai depender do andamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Caso contrário, no mais tardar, as obras físicas devem se iniciar até o primeiro trimestre de 2021.

Diante da manifestação da Sabesp, o prefeito Aguilar Junior agradeceu a parceria que nos últimos três anos e meio atendeu mais de 15 mil famílias. “Quero agradecer porque a Sabesp tem trabalhado para cumprir todos os prazos e, juntos, vamos conseguir chegar à universalização de água e esgoto para todo o município”. 

Cada uma das obras está estimada em cerca de R$ 6 milhões. Elas estão contempladas dentro do Plano de Investimentos das Obras de Esgoto e Água previstos para Caraguatatuba a partir deste ano que motivou a renovação do contrato da Sabesp com o município.  

Adoção de Praça

O encontro do prefeito Aguilar Junior com o superintendente da Sabesp serviu para formalizar a adoção da Praça Isaías de Souza, no Porto Novo, pela empresa concessionária do serviço de água e esgoto.

#PraCegoVer: Imagem mostra a área revitalizada tento ao fundo a caixa d´água da Sabesp com pintura de caiçara (Foto: Divulgação/PMC)

O local foi revitalizado e a caixa d´água ganhou toda uma pintura sobre a vida dos caiçaras. Um parquinho com balanço, escorregador e ponte todo em madeira também foi colocado no espaço para beneficiar as crianças do bairro. Paisagismo também faz parte do novo cenário.

“Esta caixa d´água e a ponte sobre o rio Juqueriquerê são dois símbolos do Porto Novo e a revitalização do espaço é uma contribuição à comunidade”, destacou o prefeito Aguilar Junior.

Para Edson de Souza Junior, funcionário da Sabesp há mais de 20 anos e neto do caiçara que dá nome à praça, a homenagem é especial para a família uma vez que seu avô foi um dos fundadores do Porto Novo, tradicional reduto de pescadores.

Ele fez questão de lembrar sua avó D.Cândida de Souza, a doceira mais querida do bairro, seu pai Edson de Souza (Kem Kem), e os tios Vulmaro de Souza e Isaías de Souza Filho (Beco), todos já falecidos, e a tia Dalzira de Souza, ainda residente no bairro.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Aloha Spirit Festival 2026 movimenta turismo esporte e comércio em Caraguatatuba
Aloha Spirit Festival 2026 movimenta turismo esporte e comércio em Caraguatatuba

O município de Caraguatatuba recebeu no último fim de semana  o Aloha Spirit Festival 2026, evento que reuniu esporte e turismo, contribuindo para a movimentação do comércio e da rede hoteleira durante o período. A competição contou com aproximadamente 1,5 mil atletas de 13 estados brasileiros e cinco países, que

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 19/08/2026
Pirata Cup 2026 reúne jovens atletas e arrecada 300 quilos de alimentos na abertura
Pirata Cup 2026 reúne jovens atletas e arrecada 300 quilos de alimentos na abertura

A terceira edição do Pirata Cup 2026 teve início no último sábado (15), no Ginásio de Esportes Benedito Lippi (Ginásio do Poiares), em Caraguatatuba. A rodada de abertura reuniu atletas, familiares, público, organizadores e apoiadores em uma programação que combinou competição esportiva, estrutura profissional e ação solidária. O torneio contou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 18/08/2026
PAT de Caraguatatuba oferece 88 vagas de emprego nesta quarta-feira
PAT de Caraguatatuba oferece 96 vagas de emprego nesta quarta-feira

Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (29). Ao todo, estão disponíveis 96 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 29/07/2026
Programa Pontes para o Futuro reforça segurança com instalação de alambrado em viaduto da Avenida Presidente Campos Sales
Programa Pontes para o Futuro reforça segurança com instalação de alambrado em viaduto da Avenida Presidente Campos Sales

O Programa Pontes para o Futuro, parceria entre a Concessionária Tamoios e a Prefeitura de Caraguatatuba, realizou na manhã da última sexta-feira (14) uma nova ação no viaduto da Avenida Presidente Campos Sales, às margens da Rodovia dos Tamoios, em frente à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/08/2026
Teatro Mario Covas recebe especial Queen com Bruno Hrabovsky neste domingo
Teatro Mario Covas recebe especial Queen com Bruno Hrabovsky neste domingo

O renomado pianista curitibano Bruno Hrabovsky retorna a Caraguatatuba neste domingo (30/8) para mais um show especial. O artista apresenta o espetáculo “Rock ao Piano – Especial Queen”, às 19h, no Teatro Mario Covas. Os ingressos podem ser adquiridos no link https://tinyurl.com/y433uvf5. O concerto reúne releituras de clássicos da banda britânica

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 24/08/2026