Pesquisar No Site

Regularização Fundiária: moradores do Balneário Maria Helena recebem título de propriedade

Publicado em: 03/07/2020
Destaques
Regularização Fundiária: moradores do Balneário Maria Helena recebem título de propriedade
Regularização Fundiária: moradores do Balneário Maria Helena recebem título de propriedade

O loteamento Balneário Maria Helena, localizado no bairro Perequê-Mirim foi feito por Maria Helena e José Raimundo Gonçalves, em 1975. As vendas constavam em antigos livros de registro e não houve a devida abertura de matrícula lote por lote, no cartório de registro de imóveis.

Para regularizar a situação, os loteadores deveriam refazer todo o procedimento de venda, o que não foi feito devido ao alto custo.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Júnior entrega o titulo de propriedade, registrado no Cartório de Registro de Imóveis, ao morador, Alírio da Silva.

Assim, nesses 45 anos, a área sofreu invasões, grilagens e demarcações errôneas, até 2017, quando o prefeito Aguilar Junior instituiu o Programa de Regularização Fundiária, por meio da Secretaria de Habitação, no município.

Nessa quinta-feira (2), Aguilar Junior iniciou a entrega de 604 títulos de propriedade, devidamente registrados no Cartório de Registro de Imóveis, aos moradores do loteamento Balneário Maria Helena I e II.

Dona Maria Vilani Ferreira, 59 anos, não acreditou quando o prefeito bateu na porta de casa, na tarde de ontem, para entregar pessoalmente o documento. “Comprei esse terreno há 30 anos e há 28 anos construí e moro aqui. Agora o sonho de ter o registro do imóvel, certinho, foi realizado. Sou proprietária de fato e de direito”, declarou.

História curiosa contou o aposentado Alírio da Silva, 52 anos. Ele comprou o terreno no local, quando a moeda brasileira era o Cruzado Novo e comemorou receber das mãos do prefeito o documento de propriedade.

“Peguei meu 13º, vendi minha bicicleta, peguei 500 Cruzados Novos emprestado e comprei o terreno. Há 18 anos comecei a construir minha casa e fiz os trâmites burocráticos para liberar a obra. Agora tive a satisfação de receber do prefeito o registro de propriedade do meu imóvel. Hoje realmente é um dia de muita alegria para mim e minha família”, afirmou.

Para Aguilar Junior, o Programa de Regularização Fundiária é um dos compromissos do Plano de Governo mais importantes. “É uma grande satisfação proporcionar aos moradores de áreas irregulares segurança jurídica, acesso a serviço de água e luz, entre outros benefícios. Nossa equipe está trabalhando com muito emprenho para levar esse programa ao maior número de munícipes”, disse.

 

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888 ou pessoalmente ao CCZ, a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 11/04/2024
Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana
Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) dá sequência ao Concurso Público de 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba com a realização das etapas das provas práticas, perícia médica (PCD) e entrevista de heteroidentificação (negros e pardos) das funções dos Editais 01 e 03 a partir desta semana. As provas práticas de 12

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 16/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, deu início essa semana à obra de reconstrução da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por fortes chuvas ocorridas no ano passado e o problema foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 04/04/2024
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (03) mais uma  formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar. Foram formados 168 alunos da EMEF Professora Jane Urbano Focesi, bairro Perequê Mirim. O evento, realizado nas dependências da unidade escolar, contou

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado
Plano Preventivo de Defesa Civil de Caraguatatuba está em nível de Atenção

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu na noite de quinta-feira (21) um alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para risco hidrológico MODERADO. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil do município está em nível de Atenção. Até a tarde dessa sexta-feira

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 22/03/2024