Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba reforça turismo legal e ações contra estabelecimentos clandestinos

Prefeitura de Caraguatatuba reforça turismo legal e ações contra estabelecimentos clandestinos
Com objetivo de reforçar cada vez mais a necessidade de valorizar o hoteleiro que trabalha legal e regularmente, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, realiza uma campanha que permite à população denunciar estabelecimentos clandestinos.

#PraCegoVer: Imagem do certificado que será entregue nos estabelecimentos adequados escrito Turismo Legal (Foto: Arte/PMC)
Aos que estão regulares, será concedido o certificado ‘Turismo Legal’, que o empresário poderá colocar em seu hotel, pousada e ainda será divulgado no site de turismo e canais da prefeitura. Os estabelecimentos clandestinos – hotéis, pousadas e similares – que não têm alvará de funcionamento são enquadradas como ilegais.
A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, explica que estar legal é ter a documentação em ordem e estar cadastrado no Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos), do Ministério do Turismo.
“Com esse diferencial, podemos mostrar aos nossos turistas quem trabalha de forma correta e ao mesmo tempo informar a fiscalização caso nos cheguem denúncias sobre clandestinos”, explica a secretária.
Com o certificado Turismo Legal, o hoteleiro mostra que seu estabelecimento é seguro e responsável. Que paga impostos, tem cuidado em relação à segurança, contribui com a economia do município.
“Importante destacar que a emissão do certificado não terá custo algum para o comerciante e ele deve comprovar com toda documentação indicada pelos órgãos competentes como Fiscalização do Comércio (Fazenda) e de Postura (Urbanismo) que está em acordo, dessa forma, recebendo o documento”, ressalta Maria Fernanda.
Ela reforça que essa é uma ação para valorizar a rede hoteleira que trabalha corretamente, colaborando com o crescimento econômico da cidade, em detrimento daqueles que burlam a fiscalização e o trabalho correto desenvolvido em Caraguatatuba.
Os canais de comunicação/denúncia da Secretaria de Turismo é pelo mail turismo@caraguatatuba.sp.gov.br ou pelos telefones (12) 3897-7920/3897 7910.
Veja Também Recentes

Espaço Hartãt realiza imersão cultural com exposição, queima de cerâmica e exibição de documentário em novembro
O Ponto de Cultura Viva Espaço Hartãt – Acervo Indígena, em Caraguatatuba, realiza no dia 21 de novembro (sexta-feira), às 10h, a abertura da exposição ‘Cerâmica: Legado Ancestral’, com obras dos ceramistas Carlo Cury, Do Carmo, Dinah Vieira, Máyy Koffler e Rosana Garnier. A entrada é gratuita. A mostra reúne

Nota Oficial –
O Governo Municipal de Caraguatatuba informa que, até o momento, não há registro de casos suspeitos de intoxicação por metanol no município. As unidades de saúde seguem rigorosamente os protocolos definidos pelos órgãos técnicos de saúde para o atendimento de pacientes que apresentem sintomas decorrentes da ingestão de bebida alcoólica

Vem aí projeto “Rua das Crianças” do Fundo Social de Caraguatatuba e Governo Municipal em outubro
O Fundo Social de Caraguatatuba, em parceria com o governo municipal, realiza nos dias 11 e 18 de outubro o projeto “Rua das Crianças”. Os dois sábados foram escolhidos em comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro) e o objetivo é promover uma grande confraternização com crianças, familiares e

Cineclube exibe longa-metragem brasileiro ‘Baby’ nesta terça na Videoteca Lúcio Braun
O Cineclube Pontos MIS exibe nesta terça-feira (14/10), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o filme ‘Baby’, o segundo longa-metragem do aclamado diretor, Marcelo Caetano. A exibição é gratuita e não é recomendada a menores de 16 anos. O drama foi escolhido para participar da 63ª Semana da

LDO 2026 e PPA 2026-2029 de Caraguatatuba são aprovados na Câmara Municipal
Os projetos de lei da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 e do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029 de Caraguatatuba foram aprovados por unanimidade na sessão ordinária da última terça-feira (30/9), na Câmara Municipal, no Centro. A Secretaria de Planejamento realizou três audiências públicas descentralizadas do Plano Plurianual