Pesquisar No Site

Covid-19: cuidados com a gestação devem ser redobrados durante a pandemia

Publicado em: 15/07/2020
Covid-19: cuidados com a gestação devem ser redobrados durante a pandemia
Covid-19: cuidados com a gestação devem ser redobrados durante a pandemia

Durante todo o ano, as gestantes precisam realizar todos os acompanhamentos para que tenham uma gestação saudável, tanto para a mãe quanto para o bebê. Agora, em meio à pandemia de Covid-19, os cuidados com a saúde da mãe precisam ser redobrados.

Covid-19: cuidados com a gestação devem ser redobrados durante a pandemia

#PraCegoVer: Gestante realiza exame de ultrassom. Médico com máscara de proteção faz análise e mostra as imagens à mãe (Foto: Divulgação/PMC)

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (Sesau), dos 526 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) em Caraguatatuba, apenas um foi registrado em gestante. Outros dois casos suspeitos já receberam diagnóstico negativo para a doença.

Mesmo que número de gestantes infectadas seja consideravelmente baixo, é preciso seguir as recomendações para evitar o contágio e a disseminação do vírus, já que essas mulheres pertencem ao grupo de risco da Covid-19.

Segundo o médico, obstetra e ginecologista, Juliano Ribeiro Barros, as recomendações para as grávidas, de alto-risco ou não, são exatamente as mesmas da população geral. “A gestante deve evitar aglomerações, aderir ao isolamento social, utilizar máscara ao sair de casa, lavar as mãos frequentemente e fazer o uso do álcool gel”.

O medo de ir a consulta é perceptível. Barros disse que “é possível perceber o receio das mães com a doença durante as consultas nas unidades de saúde do município”. Mas, embora exista o medo, o médico ressalta que “as mães não devem faltar ou suspender as consultas de pré-natal, avaliações físicas e exames, como o ultrassom, pois todos esses procedimentos são importantes para a saúde dela e da criança”.

Covid-19: cuidados com a gestação devem ser redobrados durante a pandemia

Imagem 1 #PraCegoVer: Imagem mostra gestante com as mãos na barriga (Foto: Divulgação)

Fundamentado nas orientações da Associação de Obstétrica e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp), o médico informou que Codid-19 é uma doença nova e todas as informações sobre elas são mudadas com muita velocidade e que, até o momento, não existe comprovação científica de que vírus possa fazer mal a criança durante o período de gestação. No entanto, “há um risco maior das mães que contraem a Covid-19 de terem trabalho de parto prematuro”.

Quando surgir sintomas compatíveis aos da Covid-19, a gestante será tratada. Se confirmar a suspeita ela será colocada em isolamento domiciliar, que é diferente do isolamento social. “Ela não vai sair de casa para evitar a disseminação do vírus”, explicou Barros.

Outra preocupação dos especialistas com as gestantes é em relação ao inverno. Nesse período, os dias são frios e secos. O obstetra orientou que elas precisam:

  • Se vacinar contra a influenza (H1N1);
  • Manter o ambiente arejado durante o dia;
  • Manter as vias aéreas úmidas, que pode ser feito com o uso de soro fisiológico ou chaleira com água morna no quarto, isso mantém a umidade um pouco mais alta;
  • Manter alimentação saudável e hidratação;

No caso da vacinação contra influenza, os dados da Sesau mostram que 762 gestantes procuraram os postos de saúde para receberem a dose. Esse número representa 59% da meta estabelecida pelo Governo do Estado de São Paulo.

A vacinação, que não protege contra a Covid-19 (novo coronavírus), mas imuniza a pessoa contra as demais gripes (H1N1, H2N3 e influenza B), é importante porque quando a pessoa não adoece por essas doenças, ela deixa de procurar a unidade de saúde por conta de síndrome gripal.

A gestante pode ser afastada do trabalho?

O médico é muito questionado por suas pacientes quanto ao local de trabalho e pedidos de afastamento. Segundo ele, não há uma recomendação específica em relação ao afastamento da gestante do trabalho.

A orientação é que a medida da necessidade, o especialista pode pedir à empresa uma adequação do posto de trabalho da gestante. Barros esclareceu que “dessa maneira, é possível evitar que ela fique mais exposta à presença do vírus”.

Entre as adequações estão: a colocação de um acrílico protetor para entre a gestante e a pessoa atendida, manter no mínimo 1,5m de distância de outras pessoas, além de oferecer equipamentos de proteção individual (EPIs) para evitar o contágio.

Para gestantes de alto-risco, por terem algumas comorbidades, como pressão alta e diabetes, e uma chance maior de contrair a doença, existem situações especiais onde pode ocorrer o afastamento. “No caso das gestantes que trabalham em ambientes insalubres, a própria empresa tem a obrigação de tirar elas desse local”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 274 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (27/3) o quadro de vagas de emprego para 274 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 27/03/2024
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba acionou na manhã de quarta-feira (17) a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e o Instituto Argonauta para providências com relação a um golfinho que apareceu morto na faixa de areia da praia do centro, nas proximidades de Secretaria de Turismo. A Sesep fez a retirada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou recentemente o plantio de 97 mudas nativas em diversos pontos do município. Dentre as espécies plantadas estão Grumixamas, Pitangueiras, Ipês, Araçás, Abius, Ingás e Jambos. Os locais contemplados com as novas mudas incluem o Arco

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 11/04/2024
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo

Após o fim das audiências públicas da Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em reunião ordinária na última quinta-feira (4), para fazer uma avaliação dos encontros e finalizar o Plano. O PDTur é um documento que

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 08/04/2024
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher

O Centro de Referência da Mulher, o Pró-Mulher, completa cinco anos neste sábado (20). O equipamento é um diferencial nos cuidados com a saúde da mulher, garantindo mais qualidade de vida, através de um olhar diferenciado, acolhimento e mais atenção às pacientes. Neste período, o Pró-Mulher realizou cerca de 150

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024