Pesquisar No Site

Covid-19: cuidados com a gestação devem ser redobrados durante a pandemia

Publicado em: 15/07/2020
Covid-19: cuidados com a gestação devem ser redobrados durante a pandemia
Covid-19: cuidados com a gestação devem ser redobrados durante a pandemia

Durante todo o ano, as gestantes precisam realizar todos os acompanhamentos para que tenham uma gestação saudável, tanto para a mãe quanto para o bebê. Agora, em meio à pandemia de Covid-19, os cuidados com a saúde da mãe precisam ser redobrados.

De acordo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (Sesau), dos 526 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) em Caraguatatuba, apenas um foi registrado em gestante. Outros dois casos suspeitos já receberam diagnóstico negativo para a doença.

Covid-19: cuidados com a gestação devem ser redobrados durante a pandemia
#PraCegoVer: Gestante realiza exame de ultrassom. Médico com máscara de proteção faz análise e mostra as imagens à mãe (Foto: Divulgação/PMC)

Mesmo que número de gestantes infectadas seja consideravelmente baixo, é preciso seguir as recomendações para evitar o contágio e a disseminação do vírus, já que essas mulheres pertencem ao grupo de risco da Covid-19.

Segundo o médico, obstetra e ginecologista, Juliano Ribeiro Barros, as recomendações para as grávidas, de alto-risco ou não, são exatamente as mesmas da população geral. “A gestante deve evitar aglomerações, aderir ao isolamento social, utilizar máscara ao sair de casa, lavar as mãos frequentemente e fazer o uso do álcool gel”.

O medo de ir a consulta é perceptível. Barros disse que “é possível perceber o receio das mães com a doença durante as consultas nas unidades de saúde do município”. Mas, embora exista o medo, o médico ressalta que “as mães não devem faltar ou suspender as consultas de pré-natal, avaliações físicas e exames, como o ultrassom, pois todos esses procedimentos são importantes para a saúde dela e da criança”.

Fundamentado nas orientações da Associação de Obstétrica e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp), o médico informou que Codid-19 é uma doença nova e todas as informações sobre elas são mudadas com muita velocidade e que, até o momento, não existe comprovação científica de que vírus possa fazer mal a criança durante o período de gestação. No entanto, “há um risco maior das mães que contraem a Covid-19 de terem trabalho de parto prematuro”.

Quando surgir sintomas compatíveis aos da Covid-19, a gestante será tratada. Se confirmar a suspeita ela será colocada em isolamento domiciliar, que é diferente do isolamento social. “Ela não vai sair de casa para evitar a disseminação do vírus”, explicou Barros.

Outra preocupação dos especialistas com as gestantes é em relação ao inverno. Nesse período, os dias são frios e secos. O obstetra orientou que elas precisam:

  • Se vacinar contra a influenza (H1N1);
  • Manter o ambiente arejado durante o dia;
  • Manter as vias aéreas úmidas, que pode ser feito com o uso de soro fisiológico ou chaleira com água morna no quarto, isso mantém a umidade um pouco mais alta;
  • Manter alimentação saudável e hidratação;

No caso da vacinação contra influenza, os dados da Sesau mostram que 762 gestantes procuraram os postos de saúde para receberem a dose. Esse número representa 59% da meta estabelecida pelo Governo do Estado de São Paulo.

A vacinação, que não protege contra a Covid-19 (novo coronavírus), mas imuniza a pessoa contra as demais gripes (H1N1, H2N3 e influenza B), é importante porque quando a pessoa não adoece por essas doenças, ela deixa de procurar a unidade de saúde por conta de síndrome gripal.

A gestante pode ser afastada do trabalho?

O médico é muito questionado por suas pacientes quanto ao local de trabalho e pedidos de afastamento. Segundo ele, não há uma recomendação específica em relação ao afastamento da gestante do trabalho.

A orientação é que a medida da necessidade, o especialista pode pedir à empresa uma adequação do posto de trabalho da gestante. Barros esclareceu que “dessa maneira, é possível evitar que ela fique mais exposta à presença do vírus”.

Entre as adequações estão: a colocação de um acrílico protetor para entre a gestante e a pessoa atendida, manter no mínimo 1,5m de distância de outras pessoas, além de oferecer equipamentos de proteção individual (EPIs) para evitar o contágio.

Para gestantes de alto-risco, por terem algumas comorbidades, como pressão alta e diabetes, e uma chance maior de contrair a doença, existem situações especiais onde pode ocorrer o afastamento. “No caso das gestantes que trabalham em ambientes insalubres, a própria empresa tem a obrigação de tirar elas desse local”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização contra placas publicitárias em locais irregulares
Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização contra placas publicitárias em locais irregulares

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, está intensificando as ações junto a comerciantes para orientar sobre a colocação de placas publicitárias de forma irregular em locais que atrapalham a mobilidade e acessibilidade. Essas placas costumam ser colocadas em calçadas, canteiros centrais e até mesmo na via

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 26/01/2022
Defesa Civil alerta para previsão de chuvas excessivas até sábado no Litoral Norte
Defesa Civil alerta para previsão de chuvas intensas até domingo no Litoral Norte

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta de instabilidade que deve provocar chuvas intensas para a região do Litoral Norte desta quarta-feira (29) até domingo (2/1). Há previsão para acumulados de 120 mm nesse período para a região. O alerta aponta a importância de se ter atenção

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 29/12/2021
Prefeitura inicia tratativas do novo Termo de Permissão de Uso do Entreposto de Pesca do Camaroeiro
Prefeitura inicia tratativas do novo Termo de Permissão de Uso do Entreposto de Pesca do Camaroeiro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) iniciou nesta terça-feira (11), as tratativas para elaboração do novo Termo de Permissão de Uso do Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A primeira reunião contou com a participação da Colônia dos Pescadores Z-8, onde foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 12/01/2022
Fiscalização de Caraguatatuba atende 27 denúncias de perturbação de sossego no fim de semana
Fiscalização de Caraguatatuba atende 27 denúncias de perturbação de sossego no fim de semana

A equipe de fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba atendeu no último final de semana 27denúncias de perturbação de sossego que resultaram em duas notificações. As reclamações chegam durante a semana pelo aplicativo 156 e os fiscais saem às ruas para fazer as medições e atendimentos. Para casos de flagrante, também

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 11/01/2022
Sebrae realiza evento on-line com renomado palestrante Roberto Shinyashiki nesta quarta (19); inscrições abertas
Sebrae realiza evento on-line com renomado palestrante Roberto Shinyashiki nesta quarta (19); inscrições abertas

O Sebrae ainda está com inscrições abertas para o ‘Acelera 2022’. O evento, que será realizado nesta quarta-feira (19), contará com a participação do renomado escritor e palestrante Roberto Shinyashiki. O evento será on-line, via Youtube, das 19h às 21h. Os assuntos abordados pelo palestrante estão relacionados aos desafios deste

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 19/01/2022