Pesquisar No Site

Idosos do Ciapi de Caraguatatuba mantém rotina de exercícios em casa

Covid-19: Prefeitura Caraguatatuba alerta para cuidados com idosos acima de 60 anos
Idosos do Ciapi de Caraguatatuba mantém rotina de exercícios em casa

Mesmo com as atividades presenciais suspensas, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), administrado pelo IDGT, tem oferecido à distância diversas formas de acolhimento aos usuários.

#PraCegoVer: Três professores em uma sala (Foto: Divulgação/PMC)

Foi disponibilizado um canal no youtube, com vídeos de atividades físicas para os usuários praticarem em casa, através do link: https://www.youtube.com/channel/UCuGWFo3ozCteXRpSfyoZtEw.

Segundo o coordenador técnico do Ciapi, Mario Vitório, a expectativa é atender, cerca de 2 mil usuários. “Estamos enviando o link do canal e os vídeos por whatsapp e avisando por telefone desse novo método. Como é um espaço aberto, acredito que muito mais pessoas irão visualizar”, destacou.

O coordenador explica que conforme forem aderindo a essa novidade, a ideia é ampliar os serviços e oferecer por meio das videoaulas, sessões de fisioterapia, terapia ocupacional e outros atendimentos remotamente. “O objetivo é que os usuários mesmo em casa, consigam manter os ganhos funcionais”, disse.

#PraCegoVer: Casal de idosos na sala de casa realizando exercícios com acompanhando de vídeo transmitido na tv, eles seguram um pedaço de madeira e levantam na altura do ombro (Foto: Divulgação/PMC)

O casal Sueli Machado, de 70 anos e Antonio Machado, de 75 anos já praticam os exercícios em casa. Ela achou a ideia muito boa, mostrando uma preocupação com os idosos. “Obrigada pela iniciativa”, disse Sueli. Para Antonio, a rotina de exercícios, estava fazendo falta. “Neste momento de confinamento, quanto mais atividades praticar, melhor”, destacou Antonio.

Além do acompanhamento de atividades físicas, a equipe do Ciapi também realiza orientações, dúvidas, reforço da importância do isolamento social, alimentação, entre outras instruções.

Kit refeição – Desde o dia 31 de março, após a suspensão das atividades do Ciapi, 17 usuários recebem em casa, kits refeição, com almoço, café da tarde e jantar. Até o momento, 196 kits já foram entregues.

Foram selecionados idosos e pessoas com deficiência que não recebem outros benefícios, que residem sozinhos e que não tem autonomia para cozinhar, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade alimentar.

Com esse serviço, os usuários continuam sendo assistidos em casa e mantendo o quadro nutricional, com uma alimentação adequada, enquanto as atividades estiverem suspensas.  A partir da próxima semana, será entregue também, kits de higiene, contendo máscaras, sabonetes líquidos e álcool em gel.

 

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

O Ginásio Morro do Algodão, em Caraguatatuba, recebeu nesta quarta-feira (3/4) as partidas das oitavas e quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. No primeiro jogo da noite, pela fase de oitavas, Lion FC e Chelsea/Irmandade se enfrentaram. Após um empate em 2 a 2 no tempo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/04/2024
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 188 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência e sete de soldador. O PAT

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 15/04/2024
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul

Caraguatatuba conta com mais uma facilidade para fazer o pagamento do estacionamento rotativo de vagas na região central da cidade, a zona azul. Com acesso pelo WhatsApp, o interessado pode enviar uma mensagem para o número 81-4003-1476. Em seguida, irá selecionar a opção desejada: 1- Cadastrar placa para notificação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo

Após o fim das audiências públicas da Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em reunião ordinária na última quinta-feira (4), para fazer uma avaliação dos encontros e finalizar o Plano. O PDTur é um documento que

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 08/04/2024