Pesquisar No Site
Idosos do Ciapi de Caraguatatuba mantém rotina de exercícios em casa
Idosos do Ciapi de Caraguatatuba mantém rotina de exercícios em casa
Mesmo com as atividades presenciais suspensas, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), administrado pelo IDGT, tem oferecido à distância diversas formas de acolhimento aos usuários.

#PraCegoVer: Três professores em uma sala (Foto: Divulgação/PMC)
Foi disponibilizado um canal no youtube, com vídeos de atividades físicas para os usuários praticarem em casa, através do link: https://www.youtube.com/channel/UCuGWFo3ozCteXRpSfyoZtEw.
Segundo o coordenador técnico do Ciapi, Mario Vitório, a expectativa é atender, cerca de 2 mil usuários. “Estamos enviando o link do canal e os vídeos por whatsapp e avisando por telefone desse novo método. Como é um espaço aberto, acredito que muito mais pessoas irão visualizar”, destacou.
O coordenador explica que conforme forem aderindo a essa novidade, a ideia é ampliar os serviços e oferecer por meio das videoaulas, sessões de fisioterapia, terapia ocupacional e outros atendimentos remotamente. “O objetivo é que os usuários mesmo em casa, consigam manter os ganhos funcionais”, disse.

#PraCegoVer: Casal de idosos na sala de casa realizando exercícios com acompanhando de vídeo transmitido na tv, eles seguram um pedaço de madeira e levantam na altura do ombro (Foto: Divulgação/PMC)
O casal Sueli Machado, de 70 anos e Antonio Machado, de 75 anos já praticam os exercícios em casa. Ela achou a ideia muito boa, mostrando uma preocupação com os idosos. “Obrigada pela iniciativa”, disse Sueli. Para Antonio, a rotina de exercícios, estava fazendo falta. “Neste momento de confinamento, quanto mais atividades praticar, melhor”, destacou Antonio.
Além do acompanhamento de atividades físicas, a equipe do Ciapi também realiza orientações, dúvidas, reforço da importância do isolamento social, alimentação, entre outras instruções.
Kit refeição – Desde o dia 31 de março, após a suspensão das atividades do Ciapi, 17 usuários recebem em casa, kits refeição, com almoço, café da tarde e jantar. Até o momento, 196 kits já foram entregues.
Foram selecionados idosos e pessoas com deficiência que não recebem outros benefícios, que residem sozinhos e que não tem autonomia para cozinhar, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade alimentar.
Com esse serviço, os usuários continuam sendo assistidos em casa e mantendo o quadro nutricional, com uma alimentação adequada, enquanto as atividades estiverem suspensas. A partir da próxima semana, será entregue também, kits de higiene, contendo máscaras, sabonetes líquidos e álcool em gel.
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Caraguatatuba inicia ação de selagem e cadastramento de famílias no Perequê-Mirim
A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou o levantamento socioassistencial das famílias residentes na Comunidade Nova Esperança, no bairro Perequê-Mirim, por meio da identificação das famílias, cadastramento e selagem dos imóveis. Na terça-feira (29), as equipes deram continuidade às ações na Comunidade Recanto Feliz, também localizada no Perequê-Mirim. Além da identificação das
Caraguatatuba abre inscrições para 32 bolsas de estudo e prazo vai até 31 de outubro
Estão abertas as inscrições do processo seletivo da Prefeitura de Caraguatatuba para concessão e renovação de 32 bolsas de estudos no Colégio Módulo. As oportunidades são destinadas a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica do município, com descontos de 33,33%, 50% e 100%. Quem optar pela inscrição presencial pode entregar a documentação
Fundo Social reúne mulheres em conversa sobre autocuidado, saúde mental e exames preventivos no Outubro Rosa
Mais de 250 mulheres, entre servidoras efetivas da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), trabalhadoras do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e colaboradoras da empresa Molise, participaram de uma conversa sobre saúde feminina com a psicóloga Jaquelina Teixeira e o ginecologista e obstetra Fernando Borges, na manhã de quinta-feira (1º). Realizado
Feira de Economia Criativa e Caiçara reúne cultura, música e gastronomia em Caraguatatuba
A Praça do Caiçara, no Centro de Caraguatatuba, recebe no dia 31 de outubro (sábado), a partir das 11h, mais uma edição da Feira de Economia Criativa e Caiçara. O evento tem entrada gratuita e visa valorizar produtores e artistas da economia criativa da região. A iniciativa busca fortalecer e
Curso de formação dos 36 guarda-vidas temporários do Verão 2026/2027 de Caraguatatuba termina dia 16
O curso de formação do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) para os 36 selecionados no teste de aptidão física (TAF) do Processo Seletivo Simplificado nº 01/2026 da Prefeitura de Caraguatatuba para 24 Guarda-Vidas Temporários (GVTs) segue até o dia 16 de outubro, no Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá.