Pesquisar No Site

Profissionais de Saúde de Caraguatatuba recebem capacitação contra o novo Coronavírus

Publicado em: 04/03/2020
Destaques
Profissionais de Saúde de Caraguatatuba recebem capacitação contra o novo Coronavírus
Profissionais de Saúde de Caraguatatuba recebem capacitação contra o novo Coronavírus

“O paciente precisa ter febre, mais um sintoma respiratório; ter voltado há 14 dias de algum país com contágio da doença, conforme já declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS); ou ter tido contato com algum paciente suspeito ou confirmado com Covid-19, doença transmitida pelo Coronavírus”.

Este é o perfil do paciente que será enquadrado dentro dos casos suspeitos com coronavírus, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, conforme explicação da médica Érika Tessari Lanzillo, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, responsável pela capacitação de profissionais da Saúde de Caraguatatuba nesta quarta-feira (04).

“O principal é partirmos de suspeitas baseadas nos critérios do protocolo para não desencadearmos uma série de conduta desnecessária. Lembrando que o paciente com suspeitas pode procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ou alguma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – qualquer porta de entrada do município”, alerta a médica.

#PraCegoVer: Profissionais de Saúde passam por capacitação no Auditório da Secretaria de Saúde (Foto: Divulgação/PMC)

Em cima desses critérios, estes profissionais receberam instruções sobre o fluxo de notificação da doença durante a capacitação. O objetivo da ação foi estabelecer, entre os profissionais envolvidos, o fluxo de notificação; de coleta de materiais e esclarecer sobre a doença e seus meios de transmissão, assim como dialogar sobre os meios de prevenção e assistência ao paciente em possíveis casos suspeitos da nova doença.

Preocupada com a confirmação de dois casos positivos para o Covid-19 no Brasil, na cidade de São Paulo, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu esta capacitação sobre a nova doença a profissionais das redes pública e particular de Saúde do município no Auditório da Secretaria de Saúde.

A apresentação foi exclusiva a convidados da pasta. Cerca de 30 profissionais participaram da capacitação, entre eles, coordenadores médicos da Secretaria de Saúde, enfermeiros das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Além disso, foram também convidados profissionais da Casa de Saúde Stella Maris, Hospital Santos Dumont, São Camilo e responsáveis técnicos de laboratórios.

Balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (3) aponta que o Brasil tem 488 casos suspeitos de novo coronavírus. Desde o início do monitoramento, 240 casos foram descartados e dois confirmados.

Prevenção

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que, desde o início do ano, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba, assim como demais unidades de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) do município foram notificadas com instruções preventivas elaboradas pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo contra o novo coronavírus.

As instruções são parte do boletim epidemiológico emitido pelo Governo do Estado de São Paulo, que também prepara equipes médicas para o atendimento de casos suspeitos.

Além de instituições municipais, foram notificadas clínicas particulares, Casa de Saúde Stella Maris, Hospital Santos Dumont, Clínica São Camilo e todos os responsáveis por atendimento em saúde na cidade.

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que todos os cuidados contra o Coronavírus já estão sendo tomados. Este novo vírus trata-se de uma grande família viral, conhecida desde meados dos anos 1960, que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Campanha Contra Gripe

O governador João Doria confirmou na última quinta-feira (27/02) a antecipação da produção de vacinas contra gripe pelo Instituto Butantan, que será ampliada para 75 milhões de doses em 2020. Por isso, a campanha de imunização contra a gripe em São Paulo será antecipada em 23 dias antes do prazo inicialmente planejado, começando em 23 de março.

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba aguarda ainda informações oficiais sobre a antecipação da campanha e divulgará novas datas assim que formalizado o pedido do Estado.

A medida foi decidida em conjunto com o Ministério da Saúde e o Centro de Contingência do Estado de São Paulo para o Novo Coronavírus. O Instituto Butantan vai entregar 13% a mais de vacinas em 2020 do que no ano passado.

 

Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) serão suspensas temporariamente a partir desta sexta-feira (12) para limpeza e tratamento da piscina grande. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (15) após a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Campeonato Paulista de Pesca reúne 100 competidores e arrecada 120 kg de alimentos para instituições sociais
Campeonato Paulista de Pesca reúne 100 competidores e arrecada 120 kg de alimentos para instituições sociais

A praia do Massaguaçu recebeu no último final de semana, cerca de 100 competidores da 1ª Etapa de Pesca do Campeonato Paulista, organizada pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento, com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. Além de promover o esporte, o evento também foi solidário. Foram arrecadados 50 kg

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável Publicado em 23/04/2024
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio

Continuam abertas as inscrições para o Vestibulinho de 2º Semestre 2024 da ETEC de Caraguatatuba. Os interessados podem se inscrever até às 15h do dia 9 de maio pelo site https://www.vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos/escola.asp?c=230 Entre os cursos oferecidos estão Administração (EaD – On-line), Comércio (EaD – On-line), Desenvolvimento de Sistemas (EaD – On-line),

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou esta semana uma atividade em grupo no Centro Comunitário Calixto Leandro, CRAS Massaguaçu, com o tema “O Planeta Precisa da Sua Ajuda. Preserve. Faça Sua Parte”. A atividade contou com o renomado biólogo José Donizeti de Oliveira Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 14 - Vida na água Publicado em 19/04/2024
Finais do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo é neste sábado
Finais do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo é neste sábado

O Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Futsal chegou ao momento decisivo. A grande final das duas modalidades será realizada neste sábado (20/4). No Futsal, a equipe Tuka Bike vai disputar o título jogando contra o time Rio do Ouro. O jogo será no ginásio Morro do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024