Pesquisar No Site

Minha Família sem Dengue: Prefeitura retira dois caminhões de resíduos do Sumaré em Operação Cata-Treco

Publicado em: 03/02/2020
Destaques
Minha Família sem Dengue: Prefeitura retira dois caminhões de resíduos do Sumaré em Operação Cata-Treco
Minha Família sem Dengue: Prefeitura retira dois caminhões de resíduos do Sumaré em Operação Cata-Treco

“Foi maravilhoso ter a visita dos agentes do Programa Minha Família Sem Dengue aqui em casa”. Com essas palavras, a moradora do bairro Sumaré, Maria de Lurdes Gouveia, recebeu a força-tarefa da Prefeitura de Caraguatatuba contra a dengue no último sábado (01/02).

#PraCegoVer: Retroescavadeira despeja os materiais, coletados na ação, em um caminhão trucado. Além da retroescavadeira e do caminhão, é possível observar alguns carros estacionados na rua do bairro Sumaré. Uma caçamba de coleta de lixo da cor verde também está do lado os veículos que realizam a coleta (Foto: Divulgação/PMC)

A preocupação com materiais que acumulam água nos bairros do município mobiliza o poder público e comunidade no Programa “Minha Família Sem Dengue”.

O principal objetivo da ação é fazer com que a população aprenda a contribuir para controle e redução do número de casos de dengue. “Os agentes me ajudaram a identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypit, além de várias dicas excelentes para o dia a dia”, ressaltou Maria de Lurdes.

A próxima ação acontece nesta segunda-feira (03/02), no bairro Praia das Palmeiras, das 8h às 14h. Moradores podem colaborar com a mobilização limpando seus quintais e deixando para fora objetos que acumulam água que não são mais utilizados.

Esta força tarefa conta, em especial, com a Operação Cata-Treco, que passará pelos bairros com maior número de casos positivos de dengue. A ação tem como intuito recolher esses materiais deixados por moradores. O trabalho é sempre realizado, das 8h às 14h, e todos os bairros envolvidos receberão avisos antes das ações por meio de moto e carro de som.

Todo este trabalho conta com 65 agentes do Programa “Minha Família Sem Dengue” que percorrem casas com coletes e crachás de identificação. Durante a ação também ocorre distribuição de panfletos e orientação casa a casa sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.

#PraCegoVer: Agente realiza fiscalização dentro do quintal de uma residência. A agente, que está devidamente uniformizada com um colete de cor azul e laranja e crachá, segura um pneu e faz uma análise. É possível observar outros materiais como plásticos e madeiras (Foto: Divulgação/PMC)

No sábado (25/01), a mesma força tarefa também esteve no bairro Rio do Ouro e retirou três caminhões de resíduos e materiais que acumulavam água, que foram deixados por moradores em frente às residências.

Dando continuidade nas ações do Programa “Minha Família Sem Dengue”, na terça-feira (04/02), será a vez dos bairros Jardim Britânia e Aruan.

Na quarta-feira (05), a ação ainda será no Aruan e também iniciada no bairro do Indaiá. Na quinta e sexta-feira (06 e 07), a operação será finalizada no bairro Indaiá.

Carro e moto de som passarão pelos bairros para lembrar o morador da importância da ação e convocar a limpar o seu quintal e deixar para fora de sua residência objetos que acumulam água e que possam ser vetores para criadouros.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, fala sobre a importância da participação direta de todos no combate à dengue. “Nossos agentes do Programa Minha Família Sem Dengue estão passando diariamente pelos bairros para orientar a cada morador sobre como eliminar corretamente criadouros do mosquito da dengue. Pedimos para que se atentem aos coletes e crachás de identificação e receba-os. Além disso, limpem seus quintais e descartem o que acumula água para retirarmos com nossos caminhões”, alertou.

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou em 2020, 283 notificações de dengue. Destas, 46 casos foram confirmados como positivos e 237 negativos até a última quarta-feira (29).

Confira o cronograma da primeira semana de mutirões:

Segunda-feira (03/02) – Praia das Palmeiras

Terça-feira (04/02) – Jardim Britânia e Aruan

Quarta-feira (05/02) – Aruan e Indaiá

Quinta-feira (06/02) – Indaiá

Sexta-feira (07/02) – Indaiá

Horário: Das 8h às 14h

 

Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Desconto de juros e multas da anistia da Prefeitura de Caraguatatuba termina nesta sexta-feira (15/10)
Desconto de juros e multas da anistia da Prefeitura de Caraguatatuba termina nesta sexta-feira (15/10)

O Programa de Recuperação Fiscal (REFIS – LC 82/2021 – Anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba encerra na próxima sexta-feira (15/10), no Paço Municipal, Centro.  O atendimento à população vai das 9h às 14h, na Área de Dívida Ativa da Secretaria da Fazenda.  Moradores e veranistas puderam aproveitar o benefício da

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 13/10/2021
Começa hoje o 3º Congresso de Tecnologia na Educação – Educatech
Começa hoje o 3º Congresso de Tecnologia na Educação – Educatech

Ainda dá tempo de se inscrever para participar da 3ª edição do Congresso de Tecnologia na Educação (Educatech), que começa nesta segunda-feira (25), totalmente on-line. O evento é realizado pela equipe do setor de Informática Educativa com a colaboração dos Departamentos de Projetos e Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/10/2021
Fundacc e Prefeitura de Caraguatatuba celebram Setembro Azul com evento inclusivo no Teatro Mario Covas
Fundacc e Prefeitura de Caraguatatuba celebram Setembro Azul com evento inclusivo no Teatro Mario Covas

O mês de setembro é marcado por muitas cores e lutas, entre elas, está o azul, que representa o orgulho das pessoas com deficiência auditiva e surdos. Na última quinta-feira (23/09/21) a Fundacc, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, transformou este azul em muita festa e celebração no Sensitive

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 28/09/2021
CCZ de Caraguatatuba agenda 400 animais para castração em apenas um dia
CCZ de Caraguatatuba agenda 400 animais para castração em apenas um dia

As inscrições para o Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos de Caraguatatuba estão encerradas. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), 400 animais foram agendados no mesmo dia da abertura das agendas. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para o mês de novembro

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 27/10/2021
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para atuar na manutenção urbana
Prefeitura de Caraguatatuba divulga lista de convocação de bolsistas do PEAD desta semana

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais oito bolsistas selecionados no Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para trabalhar em serviços de manutenção ao longo do município. Os selecionados devem ir, utilizando máscara, nesta quarta, quinta, sexta-feira (6, 7 e 8/10), das 9h às 14h, no Departamento de RH da Secretaria da Administração,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 05/10/2021