Pesquisar No Site

Com foco no Carnaval, Marinha do Brasil e Prefeitura de Caraguatatuba realizam ações preventivas nas praias

Publicado em: 17/02/2020
Com foco no Carnaval, Marinha do Brasil e Prefeitura de Caraguatatuba realizam ações preventivas nas praias
Com foco no Carnaval, Marinha do Brasil e Prefeitura de Caraguatatuba realizam ações preventivas nas praias

Fiscais da Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba e agentes da Marinha do Brasil realizaram, no último sábado (15/02), uma ação preventiva nas praias Martim de Sá (Região Central) e Tabatinga (Região Norte), com o objetivo de orientar sobre as regras de navegação. O foco é que durante o período de Carnaval navegantes e banhistas saibam com o conviver sem risco de acidentes no mar.

#PraCegoVer: Painel de uma embarcação com um adesivo da Marinha colado e ao fundo uma embarcação na água e vários guarda-sóis na areia (Foto: Divulgação / PMC)

O comandante da Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, capitão de fragata Adriano Vieira, explica que são 15 recomendações de Segurança da Navegação que devem ser observadas pelos condutores de embarcações.

Dessa forma, os marinheiros entregaram adesivos para serem colocados nos barcos de esporte/recreio e profissionais e fizeram panfletagem em apoio à navegação segura. Manter distância dos banhistas, uso correto de equipamentos de salvatagens, obrigatoriedade de estar com a documentação correta foram alguns itens reforçados durante a abordagem.

Para o fiscal de Postura da Secretaria de Urbanismo, Alex Catapani, a ação foi importante porque se aproxima mais da população. “Os banhistas veem com bons olhos e agrega valores às praias do município e a população entende que a Prefeitura e Marinha do Brasil estão zelando por sua segurança. Dá maior sensação de segurança para frequentar as praias do município”.

Pela Prefeitura de Caraguatatuba, a orientação foi feita na faixa da areia, lembrando que a navegação deve ser feita depois de de 200 metros da arrebentação.

Confira as regras para uma navegação segura

1) Esteja atento e vigilante durante a navegação. Você é o responsável por tudo que acontece a bordo. O timão está em suas mãos!

2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas. Lembre-se, seu direito termina quando começa o do outro.

3) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios. Confira tudo antes de sair e passe o dia tranquilo.

4) Conduza sua embarcação com velocidade segura. Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.

5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação. Assim como a gente, a embarcação também precisa de cuidados constantes. Cuidem-se!

6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação. Quando existe respeito, a diversão não tem limites.

7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar. Não navegue no ‘escuro’.

8) Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças. Com precaução, não existe mau tempo.

9) Previna incêndios em sua embarcação. Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias.

10) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação. A maioria dos acidentes com vítimas fatais é causada por esse descuido.

11) Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação. Navegar é bom, mas mantenha contato com terra firme.

12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar. Faça o cálculo em três partes: um terço para ir, outro para voltar e um de reserva.

13) Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água. A diversão e a segurança precisam navegar juntas!

14) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo. Mas não se esqueça de que a prevenção é o seu melhor salva-vidas. Lembre-se – o colete salva-vidas deve ser homologado pela Marinha do Brasil.

15) Não polua mares, rios e lagoas. Lugar de lixo é no lixo!

 

Mara Cirino
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Times se classificam para as oitavas de final do Torneio de Futsal de Aniversário
Times se classificam para as oitavas de final do Torneio de Futsal de Aniversário

Desde segunda-feira (9), a Secretaria de Esportes de Caraguatatuba iniciou os jogos da primeira fase do Torneio de Futsal de Aniversário para comemorar os 163 anos do município. Oito times já fizeram a sua estreia no torneio, que é composto por 32 equipes. Na noite de segunda-feira, Barbearia Silva e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 11/03/2020
Fundo Social de Caraguatatuba inicia curso gratuito de Pizzaiolo
Fundo Social de Caraguatatuba inicia curso gratuito de Pizzaiolo

Conhecimento nunca é demais. Assim podem dizer os inscritos no curso de Pizzaiolo ofertado pelo Fundo Social de Caraguatatuba em parceria com o Governo do Estado. Os 12 alunos foram em busca de capacitação e aperfeiçoamento profissional. O instrutor e cheff de cozinha Marcelo Leite destaca o intuito do curso.

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 03/03/2020
Profissionais da rede municipal de Caraguatatuba recebem capacitação sobre prevenção da Covid-19
Profissionais da rede municipal de Caraguatatuba recebem capacitação sobre prevenção da Covid-19

Supervisores e diretores de todas as escolas da rede municipal participaram de uma capacitação, focada na importância e nos métodos de prevenção do coronavírus (Covid-19), da equipe da Vigilância Epidemiológica (VE) da Secretaria de Saúde (Sesau) de Caraguatatuba nesta quinta-feira (12) na Secretaria de Educação (Seduc). A capacitação, que foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 12/03/2020
Prevenção à tuberculose é tema de palestra no Ciapi em Caraguatatuba
Prevenção à tuberculose é tema de palestra no Ciapi em Caraguatatuba

Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente, 70 mil novos casos de tuberculose são notificados todo ano, ocasionando cerca de 5 mil mortes em decorrência da doença. Para esclarecer mais sobre o assunto, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), promoverá uma palestra na

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 10/03/2020
IBGE abre processo seletivo para Agente Censitário e Recenseador
IBGE abre processo seletivo para Agente Censitário e Recenseador

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abriu, nesta quinta-feira (05/03), dois processos seletivos para mais de 200 mil vagas para o Censo Demográfico 2020. As vagas são para Agentes Censitários Municipais / Agentes Censitários Supervisores (ensino médio) e Recenseadores (ensino fundamental). Com oportunidades para todos os municípios do

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 06/03/2020