Pesquisar No Site

Com foco no Carnaval, Marinha do Brasil e Prefeitura de Caraguatatuba realizam ações preventivas nas praias

Publicado em: 17/02/2020
Com foco no Carnaval, Marinha do Brasil e Prefeitura de Caraguatatuba realizam ações preventivas nas praias
Com foco no Carnaval, Marinha do Brasil e Prefeitura de Caraguatatuba realizam ações preventivas nas praias

Fiscais da Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba e agentes da Marinha do Brasil realizaram, no último sábado (15/02), uma ação preventiva nas praias Martim de Sá (Região Central) e Tabatinga (Região Norte), com o objetivo de orientar sobre as regras de navegação. O foco é que durante o período de Carnaval navegantes e banhistas saibam com o conviver sem risco de acidentes no mar.

#PraCegoVer: Painel de uma embarcação com um adesivo da Marinha colado e ao fundo uma embarcação na água e vários guarda-sóis na areia (Foto: Divulgação / PMC)

O comandante da Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, capitão de fragata Adriano Vieira, explica que são 15 recomendações de Segurança da Navegação que devem ser observadas pelos condutores de embarcações.

Dessa forma, os marinheiros entregaram adesivos para serem colocados nos barcos de esporte/recreio e profissionais e fizeram panfletagem em apoio à navegação segura. Manter distância dos banhistas, uso correto de equipamentos de salvatagens, obrigatoriedade de estar com a documentação correta foram alguns itens reforçados durante a abordagem.

Para o fiscal de Postura da Secretaria de Urbanismo, Alex Catapani, a ação foi importante porque se aproxima mais da população. “Os banhistas veem com bons olhos e agrega valores às praias do município e a população entende que a Prefeitura e Marinha do Brasil estão zelando por sua segurança. Dá maior sensação de segurança para frequentar as praias do município”.

Pela Prefeitura de Caraguatatuba, a orientação foi feita na faixa da areia, lembrando que a navegação deve ser feita depois de de 200 metros da arrebentação.

Confira as regras para uma navegação segura

1) Esteja atento e vigilante durante a navegação. Você é o responsável por tudo que acontece a bordo. O timão está em suas mãos!

2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas. Lembre-se, seu direito termina quando começa o do outro.

3) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios. Confira tudo antes de sair e passe o dia tranquilo.

4) Conduza sua embarcação com velocidade segura. Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.

5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação. Assim como a gente, a embarcação também precisa de cuidados constantes. Cuidem-se!

6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação. Quando existe respeito, a diversão não tem limites.

7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar. Não navegue no ‘escuro’.

8) Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças. Com precaução, não existe mau tempo.

9) Previna incêndios em sua embarcação. Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias.

10) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação. A maioria dos acidentes com vítimas fatais é causada por esse descuido.

11) Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação. Navegar é bom, mas mantenha contato com terra firme.

12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar. Faça o cálculo em três partes: um terço para ir, outro para voltar e um de reserva.

13) Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água. A diversão e a segurança precisam navegar juntas!

14) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo. Mas não se esqueça de que a prevenção é o seu melhor salva-vidas. Lembre-se – o colete salva-vidas deve ser homologado pela Marinha do Brasil.

15) Não polua mares, rios e lagoas. Lugar de lixo é no lixo!

 

Mara Cirino
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Espetáculo à luz de velas “Starlight Concert” é destaque no Teatro Mario Covas em julho
Espetáculo à luz de velas “Starlight Concert” é destaque no Teatro Mario Covas em julho

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 24 de julho (quinta-feira), às 21h, o espetáculo “Starlight Concert”. Em sua mais recente edição, o concerto celebra a trajetória de grandes compositores, no qual mistura a beleza da luz de velas à grandiosidade das obras mais icônicas da música clássica.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/07/2025
Manifestum Mostra de Danças é atração no Teatro Mario Covas nesta sexta-feira
Manifestum Mostra de Danças é atração no Teatro Mario Covas nesta sexta-feira

A Manifestum Escola de Dança, de Caraguatatuba, realiza nesta sexta-feira (27/6), às 20h, no Teatro Mario Covas, a primeira edição da Manifestum Mostra de Danças. O evento tem como objetivo proporcionar aos alunos uma vivência artística completa, partindo da concepção coreográfica até a performance no palco. Está prevista a apresentação

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/06/2025
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba captura procurado da justiça e flagra caso de receptação
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba captura procurado da justiça e flagra caso de receptação

Em duas ocorrências conduzidas nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17, a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou a captura de um foragido da Justiça e prendeu um homem por receptação. Na tarde de quarta-feira (16), durante patrulhamento no bairro Jardim Olaria, a equipe da Guarda Civil abordou um

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 18/07/2025
Prazo para divulgação dos selecionados do Curso de Formação de Aquaviários é prorrogado
Prazo para divulgação dos selecionados do Curso de Formação de Aquaviários é prorrogado

A Comissão de Avaliação solicitou ampliação do prazo para análise da documentação enviada pelos inscritos no Chamamento Público nº 022/2025, referente ao Curso de Formação de Aquaviários (MAC 2) em Caraguatatuba. A prorrogação será formalizada por meio de edital de retificação, a ser publicada na edição de quinta-feira (26/6) do

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 25/06/2025
Caraguá a Gosto celebra 20ª edição com 52 estabelecimentos participantes
Caraguá a Gosto celebra 20ª edição com 52 estabelecimentos participantes

Com os 52 estabelecimentos já definidos, a 20ª edição do Caraguá a Gosto começa a ganhar forma. O evento traz o tema “Origens”, em resgate ao vínculo entre a culinária, a identidade local e as experiências afetivas em torno da comida. As receitas participantes foram selecionadas por um comitê técnico

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 25/06/2025