Pesquisar No Site
Prefeitura continua com trabalho no Perequê-Mirim para melhorar escoamento de águas

Prefeitura continua com trabalho no Perequê-Mirim para melhorar escoamento de águas
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Serviços Públicos e Obras, continua com o trabalho de limpeza/lavagem das ruas e melhorias nos canais de drenagem no bairro do Perequê-Mirim, na Região Sul da cidade.

#PraCegoVer: Dois homens estão de um lado do rio e outros 11 na outra margem onde avaliam condições da água (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Desde as 7h de hoje (13/01), diversos maquinários e servidores municipais estão no bairro realizando trabalho de melhorias e limpeza nos canais e valas de drenagem.
No domingo (12/01), foi realizada também uma intervenção no Rio Perequê-Mirim. Técnicos da administração receberam vídeos e fotos de populares informando que o rio estava fora do seu curso normal devido a uma barreira encontrada próximo ao bairro do Jaraguá.
Imediatamente, por determinação do prefeito Aguilar Junior, secretários municipais foram até o local com maquinários e identificaram o local após imagens fotográficas e de drone.
Uma vala, que provocou a inundação, foi fechada e a água que estava indo para as ruas do bairro Perequê-Mirim começou, então, a escoar normalmente.
Segundo o secretário de Serviços Públicos, Marcel Giorgeti, foi realizado o fechamento do canal para que as águas do rio não invadissem o bairro. “Além disso, usamos maquinários para melhorar a limpeza dos canais de drenagem”, explica. “Após a intervenção, imediatamente a água começou a escoar, mostrando que as obras de drenagem estão surtindo efeito”.
Monitoramento

#PraCegoVer: Imagem aérea mostra uma parte de um rio barrento e parte de um bairro. Em uma das margens, oito pessoas observam uma retroescavadeira (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A Defesa Civil de Caraguatatuba informa que desde a madrugada de domingo (12/01) monitora as áreas de risco e de alagamentos em toda cidade.
Em 72 horas choveu na cidade cerca de 70 milímetros, o que equivale a 70 litros por metro quadrado e ainda há previsão de chuva ainda hoje (13/01). Não houve necessidades de remoção. De 1º de janeiro até agora choveu 97,08 milímetros.
Mesmo com o volume de chuva, a Prefeitura de Caraguatatuba entende que em todos os outros locais/bairros onde as obras de drenagem estão sendo executadas, os danos causados pela chuva foram menores do que antes das intervenções.
Especificamente sobre o bairro do Perequê-Mirim, uma investigação será feita por conta da abertura da vala próximo ao rio e que inundou ruas do bairro. Identificou-se que se tratava de uma água barrenta e não comum em alagamentos.
A Prefeitura de Caraguatatuba ressalta que as equipes da Defesa Civil estão em prontidão e qualquer ocorrência pode ser relatada pelo telefone de emergências, o 199.
Veja Também Recentes

Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade
A equipe do Perequê Mirim foi campeã da primeira edição do Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. As finais ocorreram no domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com sete jogos. Na primeira partida, o Força Jovem venceu o Riza por 1 a 0.

Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe entre os dias 8 e 26 de maio, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP com as modalidades vôlei, futsal e basquete. Os Jogos Escolares do Estado têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das