Pesquisar No Site

Prefeitura continua com trabalho no Perequê-Mirim para melhorar escoamento de águas

Destaques
Prefeitura continua com trabalho no Perequê-Mirim para melhorar escoamento de águas
Prefeitura continua com trabalho no Perequê-Mirim para melhorar escoamento de águas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Serviços Públicos e Obras, continua com o trabalho de limpeza/lavagem das ruas e melhorias nos canais de drenagem no bairro do Perequê-Mirim, na Região Sul da cidade.

#PraCegoVer: Dois homens estão de um lado do rio e outros 11 na outra margem onde avaliam condições da água (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Desde as 7h de hoje (13/01), diversos maquinários e servidores municipais estão no bairro realizando trabalho de melhorias e limpeza nos canais e valas de drenagem.

No domingo (12/01), foi realizada também uma intervenção no Rio Perequê-Mirim. Técnicos da administração receberam vídeos e fotos de populares informando que o rio estava fora do seu curso normal devido a uma barreira encontrada próximo ao bairro do Jaraguá.

Imediatamente, por determinação do prefeito Aguilar Junior, secretários municipais foram até o local com maquinários e identificaram o local após imagens fotográficas e de drone.

Uma vala, que provocou a inundação, foi fechada e a água que estava indo para as ruas do bairro Perequê-Mirim começou, então, a escoar normalmente.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Marcel Giorgeti, foi realizado o fechamento do canal para que as águas do rio não invadissem o bairro. “Além disso, usamos maquinários para melhorar a limpeza dos canais de drenagem”, explica. “Após a intervenção, imediatamente a água começou a escoar, mostrando que as obras de drenagem estão surtindo efeito”.

Monitoramento

#PraCegoVer: Imagem aérea mostra uma parte de um rio barrento e parte de um bairro. Em uma das margens, oito pessoas observam uma retroescavadeira (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A Defesa Civil de Caraguatatuba informa que desde a madrugada de domingo (12/01) monitora as áreas de risco e de alagamentos em toda cidade.

Em 72 horas choveu na cidade cerca de 70 milímetros, o que equivale a 70 litros por metro quadrado e ainda há previsão de chuva ainda hoje (13/01). Não houve necessidades de remoção. De 1º de janeiro até agora choveu 97,08 milímetros.

Mesmo com o volume de chuva, a Prefeitura de Caraguatatuba entende que em todos os outros locais/bairros onde as obras de drenagem estão sendo executadas, os danos causados pela chuva foram menores do que antes das intervenções.

Especificamente sobre o bairro do Perequê-Mirim, uma investigação será feita por conta da abertura da vala próximo ao rio e que inundou ruas do bairro. Identificou-se que se tratava de uma água barrenta e não comum em alagamentos.

A Prefeitura de Caraguatatuba ressalta que as equipes da Defesa Civil estão em prontidão e qualquer ocorrência pode ser relatada pelo telefone de emergências, o 199.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, iniciou os preparativos para a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’, um evento que acontecerá entre os dias 16 e 19 de maio no Parque Natural Municipal Juqueriquerê. Realizado pela primeira vez em Caraguatatuba, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros

Há seis anos, Caraguatatuba implantava o Banco de Leite Humano (BLH), um equipamento que contribui para toda região do Litoral Norte, com objetivo principal de fornecer leite pasteurizado aos bebês prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris que atende as

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba implementa ações traçadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Caraguatatuba implementa ações traçadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A médio prazo, medida pode colocar Caraguá no mapa das cidades com melhores pontuações e chances de investimentos  A Prefeitura de Caraguatatuba tem avançado significativamente na implementação de projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Uma das metas é colocar a cidade em evidência, melhorando

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/04/2024
Dupla de Caraguatatuba é pódio novamente do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
Dupla de Caraguatatuba é pódio novamente do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

No último fim de semana, a dupla do CT Caraguatá, formada por Lucília Rosa Lemos e Mayara Lamin, brilhou mais uma vez no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, conquistando a medalha de bronze na etapa de Saquarema/RJ. Após um vice-campeonato na etapa de Campo Grande, no Mato Grosso do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento

Os moradores e turistas de Caraguatatuba terão mais uma oportunidade para acessar os serviços da Sabesp. Os clientes podem solicitar serviços e informação sem necessidade de agendamento prévio. Para ser atendido, basta levar um documento de identidade com foto (RG/CPF ou CNH) e uma conta da Sabesp. Veja o cronograma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 02/04/2024