Pesquisar No Site

Equipamento que avisa sobre formação de raios é instalado em Caraguatatuba

Publicado em: 27/11/2019
Destaques
Equipamento que avisa sobre formação de raios é instalado em Caraguatatuba
Equipamento que avisa sobre formação de raios é instalado em Caraguatatuba

O equipamento que vai identificar a formação de raios em Caraguatatuba antes dele cair em um determinado local começou a ser instalado nesta quarta-feira (27) na Martim de Sá.

#PraCegoVer: Equipamento instalado em tripé está sobre três blocos dispostos em cima da grama (Foto: Divulgação/PMC)

O Centro de Ciência do Sistema Terrestre e Grupo de Eletricidade Atmosférica, ligados ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de Cachoeira Paulista, e a Defesa Civil de Caraguatatuba escolheram a base da Polícia Ambiental por ser um local amplo e seguro.

Até a primeira quinzena de dezembro serão realizados todos os testes e depois o aparelho ficará em funcionamento para analisar o comportamento dos raios no período do verão.

Esse experimento é inédito no Litoral Paulista e a importância desse instrumento em área litorânea é porque a densidade de raios no litoral, apesar de ser menor (5 descargas por km2 ao ano) do que no interior (10 ou mais descargas por km2  ao ano) é mais letal porque as pessoas estão mais expostas na praia.

O professor e coordenador da pesquisa, Dr. Flávio de Carvalho Magina, que fez a instalação juntamente com o técnico em eletrônica do Inpe, Antônio Carlos Barbosa, e auxiliado por agente da Defesa Civil de Caraguatatuba, explica que por conta desse ineditismo, todos os dados serão coletados e se houver necessidades o modelo será adequado.

Ainda conforme ele, o instrumento possui sensores que identificam o comportamento da atividade atmosférica que pode virar descarga elétrica e envia as informações, via email, para os órgãos cadastrados.

De posse desses dados, a Defesa Civil do Estado envia o alerta, por SMS, para celulares cadastrados sobre a possibilidade de quedas de raios em uma área de até 20 quilômetros e as orientações.

Todo esse processo, entre a informação da formação de raios, envio dos alertas e saída das pessoas de locais de risco leva em torno de 15 minutos. “É tempo suficiente para se evitar uma tragédia”, diz o vice-prefeito e coordenador municipal da Defesa Civil, capitão Campos Junior.

“Independente disso, ele faz leitura a cada um segundo e envia informações para a base a cada cinco minutos, com destaque caso a atividade atmosférica seja mais intensa”, complementa o coordenador.

O equipamento vai ser usado durante todo o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) decretado pelo município, que vai de 1º de dezembro de 2019 a 31 de março de 2020.

Quem quiser receber mensagens de alerta da Defesa Civil pode se cadastrar no número 40199, lembrando de informar o CEP da sua cidade.

Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

meio ambiente (3)
Estudantes da rede municipal participam de ações de educação ambiental durante gincana “Descarte Certo de Resíduos Recicláveis”

A Semana do Meio Ambiente começa no dia 2 de junho com uma agenda que reúne atividades em escolas, espaços públicos e áreas ambientais de Caraguatatuba. Nos espaços educacionais, a programação conta com a gincana “Descarte Certo de Resíduos Recicláveis”, no Cide Tinga e nos Ciases do Travessão e Sumaré,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 20/05/2026
Fundo Social realiza curso “Mãos que transformam - Edição Bolinho Caipira” e padaria artesanal gratuitos
Fundo Social realiza curso “Mãos que transformam – Edição Bolinho Caipira” e padaria artesanal gratuitos

As festas junina e julina estão próximas e um dos quitutes tradicionais do Vale do Paraíba e Litoral Norte é o famoso bolinho caipira. O Fundo Social de Caraguatatuba, em parceria com a empresa Divino Ranchinho, de São José dos Campos, está com inscrições abertas para o curso “Mãos que

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 12/05/2026
DSC_0553-1536x1025
Caraguatatuba abre inscrições para 21ª edição do tradicional “Caraguá A Gosto”

A gastronomia de Caraguatatuba volta ao centro da programação turística e cultural do município com a 21ª edição do Caraguá a Gosto. O festival deve reunir estabelecimentos da cidade em um circuito gastronômico criado especialmente para abrir o segundo semestre de 2026. Os estabelecimentos interessados podem se inscrever até o

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 26/05/2026
Prefeitura remove estrutura instalada irregularmente na Praia do Camaroeiro em Caraguatatuba
Prefeitura remove estrutura instalada irregularmente na Praia do Camaroeiro em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realizou nesta segunda-feira (11/5), uma ação de limpeza e ordenamento urbano na Praia do Camaroeiro, com a retirada de uma estrutura irregular instalada na faixa de areia. Durante vistoria realizada pelas equipes da secretaria, foi constatada a presença de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 11/05/2026
55252672058_f732a71f1c_o
Centro de Controle de Zoonoses abre 200 vagas para agendar castração de cães e gatos

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba vai disponibilizar 200 vagas para agendar avaliação de cães e gatos para o serviço de controle populacional (castração) na sexta-feira (8), a partir das 8h30. O proprietário deve ser maior de 18 anos e comparecer presencialmente no CCZ, localizado na Rua

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/05/2026